O charme do tempo – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

O charme do tempo

Published

on

Para já o futuro do automóvel parece ser elétrico, mas certamente que continuarão a haver apaixonados pelos motores a combustão e pelas velhas glórias do passado.



Nesse campo há vários tipos de apaixonados: Os coleccionadores rigorosos em que cada parafuso de origem conta, os saudosistas que em idade adulta compram o modelo dos seus sonhos de criança, os transformadores e dentro destes aqueles que amam a ferrugem e que preservam imaculada a chamada “pintura do tempo”, a patine, o desgaste, as ferrugens, criando autênticas obras de arte automóvel.

É o caso desta Ford pick-up V8 “Moonshine” de Shep Sheppherd, um preparador do Mississipi e que aqui serve bem para ilustrar a cultura rat rod, uma ramificação do conhecido movimento hot rod que troca o brilho e os cromados pelo tom mate e pelos laranjas e castanhos da ferrugem.

Curiosidades

GM planeou um Corvette Sting Ray com 4 lugares

Published

on

Na sua página de design no Instagram, a General Motors mostrou o desenho feito em 1962 daquele que seria o protótipo de um Chevrolet Corvette com quatro lugares, que, no entanto, nunca chegou a ver a luz do dia.



Este projeto de 1962 antecede a segunda geração do Corvette que só foi lançada em 1963. Esta geração do Corvette, também apelidado de Sting Ray, viria a tornar-se uma das mais icónicas, entre outras razões, pelo desenho da sua traseira onde se destacava o famoso vidro traseiro “split window” (dividido em dois), que viria a ser um dos elementos de design emblemáticos deste coupé de dois lugares.

A versão com uma lotação para quatro ocupantes mostrada agora pela GM nunca viria a ser produzida, nem na forma de um protótipo, o que torna ainda mais curiosa a sua divulgação, passados quase sessenta anos.

Continuar a ler

Curiosidades

Bosozuku a expressão extrema da customização no Japão

Published

on

Inicialmente ligado ao lado errado da lei, o movimento Bosozoku ganhou raízes na cultura de customização de motos e carros no Japão. Irreverente, provocador, louco e barulhento são apenas alguns adjetivos que servem como uma luva neste estilo.



Neste pequeno vídeo documentário ficamos a conhecer um pouco mais deste universo de Nissans, Datsuns, Toyotas, aileron, escapes e saias exagerados, pinturas loucas e até “Lamborghinis Pokémons”. Mas há mais, muito mais e muito mais radical.

Continuar a ler

Curiosidades

Os 10 mais rápidos em Goodwood

Published

on

O Goodwood Festival Of Speed é sempre um dos eventos emblemáticos do ano automobilístico e após um interregno causado pela pandemia do vírus Covid-19 ele regressou este ano e, como sempre, repleto de grandes máquinas a transbordar potência e história.



O vídeo que aqui lhe deixamos mostra a prestação dos dez modelos e pilotos mais rápidos que fizeram a pista de Goodwood. Imperdível!

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração