Ligue-se connosco

Notícias

Tesla quase caiu nas mãos da Apple

Published

on

Segundo declarações de um especialista de um mercado de capitais à CNBC, a Tesla poderia estar, nos dias de hoje, nas mãos da Apple.

Segundo ele, é garantido que, em 2013, a empresa da maça tentou comprar a empresa de automóveis de Elon Musk. Não há informações sobre a formalidade de tal proposta, mas é certo que a Apple propos-se a pagar 240 dólares americanos por cada ação, um valor acima do atual.
Se esta intenção tivesse sido concretizado, a Tesla poderia estar numa situação bem mais confortável.

Tal como aqui noticiámos, a Tesla corre o risco de ficar sem dinheiro em menos de um ano. Elon Musk anda a cortar custos, mas isso não será o suficiente para garantir a sobrevivência da marca americana.

Notícias

Volvo e Uber apresentam o seu primeiro automóvel autónomo

Published

on

Foi em 2016 que a Uber e a Volvo iniciaram uma parceria com vista ao desenvolvimento de um automóvel de condução totalmente autónoma. O resultado chega agora, três anos depois, sob a forma de um Volvo XC90.

Segundo a marca sueca, este SUV integra uma série de funcionalidades essenciais em termos de segurança, incluindo diversos sistemas redundantes para a direção e travagem, assim como baterias de recurso. Se algum dos sistemas primários falhar, os sistemas redundantes garantem que o XC90 para imediatamente.

Tudo isto resulta dos objetivos de ambas as empresas no campo da condução autónoma, pois a Volva pretende ser o fabricante líder na oferta de automóveis capazes de se conduzirem sozinhos, ao mesmo tempo que a Uber, apesar dos sinais indicarem que passa um mau momento, pretende ser pioneira no serviço de transporte de passageiros em automóveis sem condutor.

Resta saber a que resposta dará a Tesla, que já prometeu que vai ter táxis autónomos em breve.

Continuar a ler

Notícias

Apple CarPlay surge renovado

Published

on

Já aqui abordámos, por diversas vezes, temas relacionados com as tecnologias que não devemos prescindir quando procuramos um automóvel novo, estando entre elas a possibilidade de integrarmos o nosso smartphone com o sistema multimédia do nosso automóvel, através do Apple CarPlay ou do Android Auto.

Os referidos sistemas oferecem já diversas possibilidades, mas continua sempre a haver espaço para melhorar, como aconteceu no ano passado com o Apple CarPlay, quando a marca da maçã decidiu abri-lo a aplicações de terceiros, o que permitiu que pudéssemos passar a ter no Apple CarPlay aplicações de navegação como o Google Maps ou o Waze.

Como parar é morrer, a Apple prepara-se para apresentar uma série de novidades para a referida interface, juntamente com o lançamento do novo sistema operativo para os seus smartphones e tabelas, o iOS 13.

Anunciado como a maior evolução do sistema, vamos conhecer um design totalmente e novas funcionalidades, como a presença do calendário, o que permitirá, por exemplo, iniciar a navegação para o destino diretamente para o endereço registado no evento presente no calendário. Ao mesmo tempo, a controversa Siri vai ser capaz de comandar aplicações de terceiros, como as de navegação ou música, como é o caso do Spotify.

O novo design traz consigo toda uma nova apresentação, desde o botão, até à forma como a informação é visualizada, passando a possibilidade de dividir o ecrã a meio, o que permite que tenhamos um mapa de um lado e a aplicação de música, ou calendário, na outra metade.

O iOS 13 vai também permitir que o Apple CarPlay se adapte a diferentes tamanhos de ecrã, ao contrário do que acontece atualmente quando utilizado em ecrã de medidas maiores do que o habitual, onde parte do ecrã fica inutilizada. Em alguns modelos e marcas automóveis, vai também passar a ser possível visualizar as informações do Apple CarPlay no ecrã do painel de instrumentos ou no Head-Up display.

Esta atualização deverá estar disponível a partir de setembro.

Continuar a ler

Notícias

Michelin lança pneu sem ar

Published

on

Na conferência dedicada à mobilidade sustentável Movin’On que decorre em Montreal, no Canadá, a Michelin acaba de apresentar o UPTIS, um conceito de pneu sem ar para o mercado automóvel.

O UPTIS, que é a abreviatura de Unique Puncture-proof Tire System, ou, traduzindo, sistema único de pneu à prova de furo, é uma nova geração de pneus que dispensa o ar para o seu funcionamento.

Segundo a marca gaulesa, trata-se de um conceito de pneu mais resistente aos danos mais comuns que afetam este componente do automóvel, como golpes. Em simultâneo os pneus UPTIS não estão sujeito a furos, são mais ecológicos e dispensam manutenção, podendo revelar-se uma autêntica revolução na forma como no futuro veremos os pneus e a mobilidade em si.

Para já o construtor francês já tem um acordo de parceria com a General Motors para que a partir do ano de 2024 os modelos de passageiros produzidos por este grupo possam já sair de fábrica equipados com este tipo de pneus.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Para ler

Newsletter

Em aceleração