Rotundas para totós avançam – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

Rotundas para totós avançam

Published

on

Chamam-se Turbo Rotundas e permitem distribuir o trânsito rapidamente com um número reduzido de acidentes.

Foram apresentadas em 2015 na Holanda e desde então vão ganhando cada vez mais adesões em municípios e cidades europeias. A Polónia e a República Checa já aderiram a este tipo de rotundas que tem nos ciclistas os seus principais opositores.

O primeiro projeto de turbo rotunda surgiu em 2001, mas a sua evolução mais recente remonta a 2013 cujo desenho poderá visualizar no vídeo. A Comissão Europeia aprovou em 2015 vários projetos com este desenho de funcionamento para rotundas de grande intensidade de tráfego e que não necessitem de mais de duas filas centrais.

Para os muitos condutores que ainda não entenderam como se deve circular numa rotunda, este sistema não deixa dúvidas e é muito mais seguro, evitando engarrafamentos e acidentes nas rotundas, um cenário que se verifica todos os dias em Portugal.

Na Europa pode-se encontrar este tipo de rotundas na Áustria, Alemanha, França, Macedónia, Holanda, Eslovénia, República Checa, e Croácia.

Veja o vídeo e tire as suas conclusões.

 

3 Comentarios

3 Comments

  1. PeterJust

    21/02/2019 at 15:50

    Isto era dispensável se as pessoas conduzissem segundo as regras, principalmente os taxistas, carrinhas transportasdoras, etc (os profissionais portanto), e que os policias fossem mais intervinientes (não é preciso multar, muitas vezes um aviso é mais didático). Próxima invenção, piscas automáticos, 80% dos condutores não sabe usar ou para que servem.

  2. eu

    21/02/2019 at 16:43

    podem fazer as rotudnas novas que quiserem, com turbo, naturalmente aspiradas, o que quiserem, mas o princípio da rotunda, tal como todo o código da estrada, baseia-se no presuposto de que as pessoas cumprem as regras de circulação, o que em Portugal não acontece e nunca vai acontecer porque o português é um condutor ignorante, burro e que não respeita os outros na estrada, e por essa razão isto nunca vai funcionar cá.
    nos outros países funciona porque as pessoas não são tão imbecis como nºos somos na estrada.

  3. Alexandre

    07/03/2019 at 15:51

    Pergunta para os senhores que projectaram esta rotunda, se eu pretender contornar a rotunda e sair no mesmo local onde entrei (tendo em consideração que perante a demonstração, existe uma entrada a esquerda no mesmo local), como o poderei fazer? ou é proibido tal movimento?

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias

BMW 327 Cabriolet aumenta a coleção do Museu do Caramulo

Published

on

O Museu do Caramulo tem mais uma pérola na sua bela coleção automóvel, um BMW 327 Cabriolet de 1938 que é ao mesmo tempo o primeiro modelo da marca bávara a integrar o acervo do museu.



Doado por Ricardo Sáragga este descapotável foi nos seus anos dourados um sucesso de vendas e foram fabricadas 1396 unidades entre 1937 e 1941, tendo a produção sido retomada após 1945.

Com um motor de deis cilindros em linha de 2.0 litros de capacidade, capaz de debitar 60 cv de potência, o BMW 327 Cabriolet tinha a vantagem de possuir quatro lugares reais o que era uma mais valia.

O BMW 327 Cabriolet que está agora na coleção permanente do Museu do Caramulo pode ser visitado de terça-feira a domingo e para aguçar o apetite por essa visita aqui fica o vídeo deste descapotável na sua nova “casa”:

Continuar a ler

Notícias

Porsche Taycan bate recorde de drift

Published

on

A Porsche bateu o recorde mundial de drift para veículos elétricos com o seu Taycan ao fazer 42,171 quilómetros sempre em drift. O feito teve lugar nas suas instalações de Hockenheimring, no Porsche Experience Center.



Aos comandos do Taycan esteve Dennis Retera, o instrutor chefe da marca alemã, que conseguiu fazer 210 voltas à pista circular, levando um tempo de 55 minutos. O Taycan utilizado foi uma versão de tração traseira, um modelo ainda de pré-produção e apesar de ser fácil fazer drift com este modelo, o desafio foi gerir a potência para que esta pudesse durar o máximo de tempo possível. Ou seja, o segredo foi fazer drift com a menor potência possível.

Este recorde foi homologado pelos representantes do Guiness World Records e pode ver neste vídeo como tudo aconteceu:

Continuar a ler

Notícias

Toyota ganha prémio com o novo airbag central no Yaris

Published

on

A Toyota apostou forte na segurança passiva no novo Yaris e inclui de série os inovadores airbags centrais que colocados entre o banco do passageiro e condutor protegem a zona da cabeça de ambos em caso de impacto lateral.



Esta solução valeu ao construtor nipónico o prémio Safetybest 2020 instituído pela Autobest. Os 31 jurados consideraram a inclusão deste sistema de airbags como equipamento de série no segmento B onde o Yaris se insere como sendo uma importante medida tendo em vista o aumento da segurança dos ocupantes.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração