Rotundas para totós avançam – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

Rotundas para totós avançam

Published

on

Chamam-se Turbo Rotundas e permitem distribuir o trânsito rapidamente com um número reduzido de acidentes.

Foram apresentadas em 2015 na Holanda e desde então vão ganhando cada vez mais adesões em municípios e cidades europeias. A Polónia e a República Checa já aderiram a este tipo de rotundas que tem nos ciclistas os seus principais opositores.

O primeiro projeto de turbo rotunda surgiu em 2001, mas a sua evolução mais recente remonta a 2013 cujo desenho poderá visualizar no vídeo. A Comissão Europeia aprovou em 2015 vários projetos com este desenho de funcionamento para rotundas de grande intensidade de tráfego e que não necessitem de mais de duas filas centrais.

Para os muitos condutores que ainda não entenderam como se deve circular numa rotunda, este sistema não deixa dúvidas e é muito mais seguro, evitando engarrafamentos e acidentes nas rotundas, um cenário que se verifica todos os dias em Portugal.

Na Europa pode-se encontrar este tipo de rotundas na Áustria, Alemanha, França, Macedónia, Holanda, Eslovénia, República Checa, e Croácia.

Veja o vídeo e tire as suas conclusões.

 

3 Comentarios

3 Comments

  1. PeterJust

    21/02/2019 at 15:50

    Isto era dispensável se as pessoas conduzissem segundo as regras, principalmente os taxistas, carrinhas transportasdoras, etc (os profissionais portanto), e que os policias fossem mais intervinientes (não é preciso multar, muitas vezes um aviso é mais didático). Próxima invenção, piscas automáticos, 80% dos condutores não sabe usar ou para que servem.

  2. eu

    21/02/2019 at 16:43

    podem fazer as rotudnas novas que quiserem, com turbo, naturalmente aspiradas, o que quiserem, mas o princípio da rotunda, tal como todo o código da estrada, baseia-se no presuposto de que as pessoas cumprem as regras de circulação, o que em Portugal não acontece e nunca vai acontecer porque o português é um condutor ignorante, burro e que não respeita os outros na estrada, e por essa razão isto nunca vai funcionar cá.
    nos outros países funciona porque as pessoas não são tão imbecis como nºos somos na estrada.

  3. Alexandre

    07/03/2019 at 15:51

    Pergunta para os senhores que projectaram esta rotunda, se eu pretender contornar a rotunda e sair no mesmo local onde entrei (tendo em consideração que perante a demonstração, existe uma entrada a esquerda no mesmo local), como o poderei fazer? ou é proibido tal movimento?

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias

BMW M comemora 50 anos em 2022 e vai mimar os clientes

Published

on

A divisão responsável pelos modelos mais desportivos da BMW vai fazer 50 anos em 2022 e esse marco será assinalado com várias novidades e propostas exclusivas para os clientes.



Para começar será lançado um modelo que promete, uma BMW M3 Touring que assinala a estreia desta sigla desportiva numa carrinha Série 3. A juntar a esta aposta serão lançados também o BMW M2 Coupé e o BMW M4 CS.

Além destes lançamentos, os clientes poderão optar por substituir o habitual símbolo da marca bávara pelo simbolo original “M”, que surgiu em 1973 no BMW 3.0 CSL e também terão um leque de 50 novas cores à sua escolha onde poderão encontrar algumas emblemáticas da história da divisão “M” como Dakar Yellow, Fire Orange, Daytona Violet, ou Macao Blue entre outras.

A somar a estes “mimos” em termos de produto, a BMW M vai estar presente ao longo do ano em vários eventos marcantes do mundo automóvel como o Goodwood Festival of Speed, nas 24 Horas de Nürburgring, no Concours d’Elegance de Villa d’Este e no Pebble Beach Concours d’Elegance.

Será um ano bem animado para a divisão “M”, especialmente no dia 24 de Maio, data em que foi fundada em 1972 e em que começou a desenvolver modelos de exceção com apenas 35 funcionários.

Continuar a ler

Notícias

Passado inspira novo Ferrari

Published

on

A Ferrari tem vindo a criar um conjunto de modelos em edição limitada inspirados em alguns dos nomes mais icónicos do passado da marca numa série muito apropriadamente denominada “Icona”.



Depois dos Monza SP1 e Monza SP2 a Ferrari apresentou agora o Daytona SP3, um superdesportivo equipado com o motor V12 mais potente da marca, com 6,6 litros de cilindrada e 840 cv de potência máxima. Esta unidade permite-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,85 segundos e ter uma velocidade máxima de 340 km/h.

Com umas linhas inspiradas nos modelos do construtor italiano que correram nos anos 60 nas categorias de sport protótipos, o Daytona SP3 é uma edição limitada a 599 unidades e neste momento todas elas já estão vendidas. Nem o seu valor, sensivelmente superior a 2 milhões de euros, foi entrave para que toda a produção já esteja vendida. A entrega das primeiras unidades começará no final de 2022.

Continuar a ler

Notícias

Estúdio holandês reinterpreta o Ferrari F50

Published

on

O Ugur Sahin Design, um estúdio holandês dedicado ao design automóvel celebrou os seus 15 anos de existência com uma reinterpretação do Ferrari F50 de 1995.



Denominado Project Fenix este concept integra vários elementos icónicos do Ferrari F50 como a linha preta a meio da carroçaria ou a enorme asa traseira.

Não foram revelados mais detalhes sobre se este concept alguma vez verá a luz do dia ou qual a ideia dos seus criadores em termos de motorização ou transmissão, mas é um bom exercício para celebrar um aniversário.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração