Ligue-se connosco

Notícias

Rotundas para totós avançam

Published

on

Chamam-se Turbo Rotundas e permitem distribuir o trânsito rapidamente com um número reduzido de acidentes.

Foram apresentadas em 2015 na Holanda e desde então vão ganhando cada vez mais adesões em municípios e cidades europeias. A Polónia e a República Checa já aderiram a este tipo de rotundas que tem nos ciclistas os seus principais opositores.

O primeiro projeto de turbo rotunda surgiu em 2001, mas a sua evolução mais recente remonta a 2013 cujo desenho poderá visualizar no vídeo. A Comissão Europeia aprovou em 2015 vários projetos com este desenho de funcionamento para rotundas de grande intensidade de tráfego e que não necessitem de mais de duas filas centrais.

Para os muitos condutores que ainda não entenderam como se deve circular numa rotunda, este sistema não deixa dúvidas e é muito mais seguro, evitando engarrafamentos e acidentes nas rotundas, um cenário que se verifica todos os dias em Portugal.

Na Europa pode-se encontrar este tipo de rotundas na Áustria, Alemanha, França, Macedónia, Holanda, Eslovénia, República Checa, e Croácia.

Veja o vídeo e tire as suas conclusões.

 

3 Comentarios

3 Comments

  1. PeterJust

    21/02/2019 at 15:50

    Isto era dispensável se as pessoas conduzissem segundo as regras, principalmente os taxistas, carrinhas transportasdoras, etc (os profissionais portanto), e que os policias fossem mais intervinientes (não é preciso multar, muitas vezes um aviso é mais didático). Próxima invenção, piscas automáticos, 80% dos condutores não sabe usar ou para que servem.

  2. eu

    21/02/2019 at 16:43

    podem fazer as rotudnas novas que quiserem, com turbo, naturalmente aspiradas, o que quiserem, mas o princípio da rotunda, tal como todo o código da estrada, baseia-se no presuposto de que as pessoas cumprem as regras de circulação, o que em Portugal não acontece e nunca vai acontecer porque o português é um condutor ignorante, burro e que não respeita os outros na estrada, e por essa razão isto nunca vai funcionar cá.
    nos outros países funciona porque as pessoas não são tão imbecis como nºos somos na estrada.

  3. Alexandre

    07/03/2019 at 15:51

    Pergunta para os senhores que projectaram esta rotunda, se eu pretender contornar a rotunda e sair no mesmo local onde entrei (tendo em consideração que perante a demonstração, existe uma entrada a esquerda no mesmo local), como o poderei fazer? ou é proibido tal movimento?

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias

Ford ajuda Cruz Vemelha

Published

on

A Ford Lusitana acaba de estabelecer um acordo com a Cruz Vermelha Portuguesa através do qual cede de imediato dez viaturas da sua frota para auxiliar esta instituição humanitária num momento tão complexo como o que vivemos por causa do novo Coronavírus.



Este acordo já está em vigor e manter-se-á durante o período em que Portugal estiver em estado de emergência e neste conjunto de modelos a Ford cede três Puma Hybrid, um Kuga, três Focus, um Mondeo, uma Galaxy de sete lugares e uma Ranger Raptor. Estes modelos irão circular com identificação da Cruz Vermelha e que se destinam ao transporte de doentes, ao apoio domiciliário e a outras funções que sejam necessárias no quadro da prevenção e controlo da pandemia do vírus Covid-19.

Continuar a ler

Notícias

Seat vai fabricar ventiladores

Published

on

Em resposta aos problemas causados pela pandemia do vírus Covid-19 que assola todo o mundo e Espanha de forma particularmente forte, a Seat converteu uma parte da sua fábrica de Martorell para produzir ventiladores.



A linha de montagem do Seat Leon, especialmente aquela em que até agora era produzido o eixo dianteiro deste modelo passou a produzir ventiladores numa tarefa que envolve 150 trabalhadores de várias áreas da empresa.

As novas unidades de ventiladores utilizam os motores dos limpa pára-brisas e foram feitos 13 protótipos em apenas uma semana para chegar ao modelo final que que deverá entrar em produção. Neste momento estão ainda a ser feitos testes necessários para a homologação deste aparelho, tão importante para salvar vidas nesta luta contra o novo Coronavírus.

Veja como decorreu este processo neste vídeo da Seat:

Continuar a ler

Notícias

Audi criou fundos para embelezar o teletrabalho

Published

on

As alterações laborais causadas pela pandemia do vírus Covid-19 levaram muitos a trabalhar a partir de casa em teletrabalho e as videoconferências passaram a ser para muitos a sua rotina diária.



A Audi criou um conjunto de fundos que poderão ser utilizados nas aplicações de videoconferência que permitem alterar o fundo, como a Zoom, por exemplo, personalizando assim o que está por trás do interlocutor. Certamente serão uma boa alternativa a um escritório desarrumado ou a uma estante recheada de livros, como tem sido muito visto ultimamente no nosso país.

Os fundos criados pela Audi podem ser descarregados na dropbox e na próxima videoconferência já poderá estar à frente de um Audi R8 RS ou de um A8L nestes dias difíceis dominados pelas rotinas impostas pelo novo Coronavírus.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração