Volvo propõe um “médico” permanente no seu carro – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

Volvo propõe um “médico” permanente no seu carro

Published

on

Durante este ano de 2019 a Volvo estará em condições de oferecer aos seus clientes um sistema de leitura do rosto e reações do condutor que poderá ser polémica, mas também muito útil para salvar vidas.

Uma câmara de vídeo instalada em frente ao condutor será capaz de determinar o estado de sua saúde ao fazer a leitura do seu rosto e olhos. Por exemplo, um programa baseado na monitorização da retina do olho determinará o nível de glicose no sangue, assim como outros parâmetros que afetam a condução.

Se o sistema detetar que o estado de saúde do condutor está a ficar deteriorado, enviará de imediato a informação aos seus familiares ou para o hospital.

Além disso, a câmara de vídeo está ligada a um software especial de reconhecimento de sinais faciais do condutor permitindo que os sistemas de bordo do veículo se ajustem ao condutor, tais como a posição do assento e a temperatura preferida do ar no habitáculo.

Apesar de existirem poucos detalhes sobre as câmaras de vídeo para os condutores, sabemos que a Volvo as utilizou anteriormente no programa Drive Me, com o objetivo de desenvolver veículos de condução autónoma e para acionar o sistema de “piloto automático” quando o condutor adormece.

Face a este tipo de vigilância do condutor através de software levou a que muitas vozes e opiniões contrárias a esta prática se insurgissem contra a sua utilização, apelidando o sistema de “spyware” ou de falta de privacidade.

Ficamos a aguardar os próximos desenvolvimentos deste sistema que promete inovação e polémica.

Notícias

Comércio automóvel fecha, inspeções só por marcação

Published

on

Após terem mantido a atividade aberta durante o confinamento que estava em vigor até ontem, parece que os stands e concessionários de motos e automóveis vão ter mesmo de fechar neste novo confinamento mais restrito que agora foi decretado.



Será já a partir de amanhã que o comércio automóvel terá de fechar portas, seguindo as novas regras de confinamento que visam conter a propagação da pandemia do vírus Covid-19.

As inspeções periódicas também sofrem alterações sendo agora feitas apenas por marcação prévia. Estas medidas entra em vigor a partir de amanhã, dia 23 de janeiro, e mantêm-se durante os próximos 15 dias. No final deste período elas serão novamente avaliadas em função da evolução dos números da pandemia e poderão manter-se ou regressar a um funcionamento mais “normal”.

Continuar a ler

Notícias

Futuros Peugeot 208 e 2008 serão só elétricos

Published

on

A próxima geração do bem sucedido Peugeot 208 e do crossover 2008 deverão ser modelos totalmente elétricos. Com o lançamento previsto apenas para 2025 ou 2026, estes dois modelos deverão deixar de lado os motores a combustão.



Esta informação foi divulgada pela AutoExpress, baseando-se no documento interno da própria marca francesa. Esta opção pelas soluções elétricas surge, não apenas no facto da marca continuar a aumentar a sua oferta elétrica, cumprindo com as exigências de emissões impostas ao sector automóvel, como também acompanhando uma tendência de vendas no seio da própria marca do leão em que os modelos com alternativas elétricas ou híbridas têm estado a ter uma procura superior ao que era esperado.

Continuar a ler

Notícias

Sector automóvel não fecha neste confinamento

Published

on

Neste segundo confinamento, decretado desde dia 15 de janeiro, as empresas do sector automóvel e das motos, fazem parte das exceções à obrigação de fechar portas ao público enquanto durar este período restritivo.



Assim, tanto para as quatro como para as duas rodas, continuarão abertas as oficinas, concessionários, lojas de peças e acessórios, centros de inspeção, empresas de aluguer de automóveis, ou serviços de reboque, por exemplo.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração