Google Maps chega ao Apple CarPlay – Motorguia
Connect with us

Notícias

Google Maps chega ao Apple CarPlay

Published

on

Depois de Apple ter anunciado a abertura do seu sistema Apple CarPlay a aplicações de terceiros quando fosse lançado o iOS 12 para iPhone e Ipad, o que aconteceu no dia 17 de setembro, a Google atualização a sua app Maps e, agora, todos os utilizadores de iPhone, e cujo o sistema multimedia do automóvel permita a ligação ao Apple CarPlay, já podem utilizar o Google Maps como sistema de navegação e ver todas as suas indicações no sistema de infontainment do seu automóvel.

Assim, deixa de haver problemas com a atualização dos mapas do sistema instalado no automóvel, há informação de trânsito em tempo real e pesquisa de locais através do próprio motor de busca do Google. É verdade que isto já era possível com a app Mapas da Apple, mas não tem a eficácia do Google Maps, nem perto disso.

Em breve, espera-se também a chegada da app Waze ao Apple CarPlay o que, tendo em conta o elevado número de utilizadores em todo o Mundo, elevará ainda mais o interesse pelo Apple CarPlay, que era, até então, relativamente reduzido.


Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias

Lancia Delta fica para segundas núpcias

Published

on

A Lancia parece ter desistido de lançar o novo Delta em 2028, como já havia sido avançado. Apesar de não ter feito nenhuma declaração sobre o assunto, na calendarização de modelos do Grupo Stellantis até 2030 o Delta não está contemplado.


Luca Napolitano, quando era CEO da Lancia, chegou a falar do alinhamento de três modelos da marca italiana com o Ypsilon, o Gamma e o Delta. Contudo este último não surge na apresentação da calendarização dos novos modelos previstos pelo Grupo Stellantis até 2030. Não quer dizer que o Lancia Delta esteja totalmente fora das cogitações, pois num plano a quatro anos muitas coisas mudam no mundo automóvel e também não houve uma declaração oficial sobre este modelo. No entanto, para já, não será tão cedo que o novo Delta verá a luz do dia e consequentemente não será fácil voltar a ver uma sigla “HF Integrale” a circular na estrada.

Continue Reading

Notícias

O Google Maps dos romanos

Published

on

O Império Romano foi o grande responsável pela criação de uma importante rede viária que ligava grande parte da Europa a Roma e agora essa rede pode ser consultada ao estilo do Google Maps.


O engenheiro e historiador holandês René Voorburg criou o Omnesviae, uma espécie de Google Maps que permite saber como era a rede viária no tempo dos romanos e até saber qual o melhor trajeto e distância para ir de uma cidade a outra.

Este “navegador” é baseado no trabalho do historiador Richard Talbert sobre a Tabula Peutingeriana, que era uma cópia dos tempos medievais do mapa que mostrava a rede viária oficial do Império Romano, complementado pelo Itinerário Antonino que é outro documento representativo das vias romanas.

No Omnesviae é possível definir o ponto de partida e o destino que tal como no Google Maps ele define o trajeto mais curto considerando as vias existentes na época. Curioso verificar que colocando o nome atual das localidades o Omnesviae quando define o trajeto “traduz” o nome das mesmas para o nome romano (quando possível). Assim de Lisboa a Madrid, segundo o Omnesviae, vamos de Olisipona a Miaccum.

É sabido que todos os caminhos vão dar a Roma, mas se calhar o Omnesviae, que pode consultar aqui, teria dado muito jeito aos habitantes do Império Romano naquele tempo.

Continue Reading

Ultimas do Fórum

Erro RSS: DOMDocument not found, unable to use locator

Em aceleração