Ligue-se connosco

Notícias

Renault EZ-PRO – O fim dos veículos comerciais ligeiros

Published

on

A Renault quer mudar o paradigma da distribuição nas cidades com um novo protótipo de veículo comercial.

No Salão Automóvel de Hanover de 2018, a Renault apresentou a estreia mundial do Renault EZ-PRO, um conceito futurista, autónomo, elétrico, conectado e compartilhado, para o futuro de soluções de entrega ágeis e de deslocação curta para cada tipo de profissional.

Os serviços de entrega urbana são uma das maiores oportunidades de interrupção nos serviços de entrega profissional, pois o comércio electrónico continua a subir exponencialmente, os consumidores querem entregas imediata, os retalhistas precisam gerir os custos de entrega e as cidades continuam à procura de soluções para travar o tráfego intenso.

“O Renault EZ-PRO mostra nossa visão de entrega de última hora integrada no ecossistema de cidades inteligentes do futuro e das necessidades dos profissionais. Esse protótipo é uma solução que traria inúmeras oportunidades aos a nossos clientes,”, disse Ashwani Gupta, vice-presidente senior do Grupo Renault. O Renault EZ-PRO é um conceito que consiste num veículo autónomo sem motorista.

No EZ-PRO, o pod líder hospeda um supervisor humano que administra a entrega de bens e serviços com a sua frota.



Curiosidades

Já pode procurar estações de carregamento para elétricos no Google Maps

Published

on

A partir de agora, os utilizadores da aplicação Google Maps já podem recorrer à mesma para encontrarem estações de carregamento para veículos elétricos, podendo ainda consultar o número de pontos de carga, o seu estado e a sua velocidade. Podem ainda adicionar fotografias, comentários e pedir opiniões. Tudo sempre atualizado em tempo real, podendo ser consultado diretamente no ecrã do seu automóvel através do Apple CarPlay ou do Android Auto.

Esta atualização do Google Maps inclui agora, no caso do sistema operativo iOS, uma funcionalidade já muito conhecida dos utilizadores do Waze, a qual permite a partilha do tempo estimado para a chegada ao destino com os seus amigos. Algo que poderá ser bastante útil em diversos compromissos agendados com terceiros. Recordamos que o Google Maps suporta esta função no sistema operativo Android há cerca de um ano.

Continuar a ler

Notícias

Cuidado com o piso molhado

Published

on

O outono chegou há quase um mês, mas a chuva só agora começou a dar um ar da sua graça. Na estrada, as primeiras chuvas são as mais perigosas. Os condutores já não estão habituados ao piso molhado, mas o principal perigo surge da mistura da água com a sujidade acumulada no asfalto, o que o torna especialmente escorregadio. Como tal, todos os cuidados são poucos, em diversas vertentes.

Pneus
O seu automóvel tem de ter sempre os pneus em condições de segurança, seja qual for a época do ano. No entanto, fruto do exposto acima, a ineficácia de um pneu que esteja a precisar de substituição torna-se muito mais evidente quando as condições de aderência do asfalto se degradam. Por isso, é muito importante que tenha atenção ao estado dos  pneus. Se tiverem sido fabricados há mais de cinco anos, é aconselhável trocá-los, pois a borracha tende a ficar ressequida com o tempo e, consequentemente, a perder as propriedades que a fazem ter aderência ao asfalto. Em piso molhado, nota-se mais. Pode ver a data de fabrico dos seus pneus no perfil dos mesmos, através da indicação DOT, que terá quatro algarismos. Os dois primeiros são referentes à semanas e os dois últimos referem-se ao ano. Ou seja, 1213 quer dizer que foram fabricados na semana 12 de 2013. Nunca deverá esquecer que a altura mínima do rasgo do pneu é de 1,6 mm, valor mínimo para passar na inspecção e valor mínimo ainda para garantir a segurança do veículo. Se for inferior a isto, o pneu não conseguirá escoar a água e, estando “afogado”, não há aderência.

Escovas
Uma boa visibilidade é sempre essencial para se conduzir. Quando chove, é necessário que as escovas consigam limpar o vidro dianteiro e o traseiro – nos casos em que existe escova neste vidro. Para tal, é necessário que as escovas estejam em condições. Ou seja, que a borracha não esteja degradada. Não há propriamente um prazo de validade para as escovas. Depende da qualidade das mesmas e também do tempo que a viatura passa exposta ao Sol. O que importa é que verifique o estado das escovas da sua viatura. Pode fazê-lo a olho, vendo se estão muito secas ou gretadas. Mas o mais fácil será utilizá-las. Se fizerem barulho ou arrastarem a água nas passagens, terão de ser substituídas. É também importante ter os vidros sempre bem limpos, principalmente por dentro. Um vidro sujo estará sempre mais sujeito ao embaciamento.

Climatização
Uma boa utilização da climatização é essencial para evitar o embaciamento dos vidros, que surge pelas diferenças de temperatura e pela humidade no habitáculo. O segredo passa por haver circulação de ar, mas não através da abertura das janelas. Em algumas situações, basta ter a climatização a funcionar a baixa velocidade numa temperatura de conforto. Noutros casos, principalmente se houver passageiros, será mesmo necessário ligar o ar condicionado. Lembre-se que é muito melhor e mais confortável ter o ar condicionado sempre ligado a baixa velocidade do que ter de estar a ativar frequentemente a potência máxima do mesmo para desembaciar o para-brisas. Usar panos não é solução!

Condução
O piso molhado implica uma condução ainda mais defensiva do que quando circulamos com piso seco. Lembre-se que o piso molhado aumenta consideravelmente as distâncias de travagem, por isso terá de aumentar a distância de segurança para o veículo que está à sua frente e adaptar a velocidade, pois pode ter de travar de forma repentina por causa de um peão, por exemplo. Há alguma tendência para os condutores se assustarem com a chuva, por isso redobre também a sua atenção a este capítulo.
Com a má construção de algumas estradas, surgem os lençóis de água. Se puder, evite-os, mas sem manobras bruscas. Se passar por mim, mantenha o volante direito e não trave.
Tenha cuidado com as juntas de dilatação e evite travar em cimas das mesmas, já que isso baralha a atuação do ABS – sistema anti-bloqueio das rodas durante a travagem.
Ligue sempre as luzes. A chuva traz céu nublado e piores condições de visibilidade. Por isso, é essencial ver e ser visto, seja a que hora do dia for. Não utilize apenas os mínimos, nem os combine com as luzes de nevoeiro. Use os médios.

Continuar a ler

Notícias

“Mamã poderia levar-me ao colégio?”

Published

on

Já não há razão para os seus filhos chegarem atrasados ao colégio. A Porsche dispõe agora de uma carrinha Panamera V8 biturbo com 460 cv.

Chama-se Panamera GTS Sport Turismo e vai chegar no início de 2019 para reforçar a gama Porsche.  Ao mesmo tempo a marca germânica também apresentou o GTS (para o marido) ambos com o pack Sport Design com detalhes em preto (grelha frontal, vidros escurecidos, entre outros), jantes de 20 polegadas e um interior com revestimentos em alcântara, componentes em alumínio anodizado, etc.

O mais interessante é mesmo o motor de 460 cv retirados de um bloco V8 de 4,0 litros biturbo que disponibiliza um simpático binário de 620 Nm.

Diz a Porsche que os consumos do GTS Sport Turismo são de 10,6 l/100 km e que a velocidade máxima é de 289 km/h.

A gestão de tudo isto está a cargo da caixa automática PDK de oito velocidades ajudada por uma dupla embraiagem e sistema de tração Porsche Traction Management o que permite fazer um autêntico download de cavalagem capaz de levar o GTS dos 0-100 km/h em apenas 4,1 segundos.

Ir para a escola nunca foi tão divertido.

previous arrow
next arrow
ArrowArrow
Slider

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Em aceleração