Países europeus começam a exigir testes PCR aos transportadores – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Países europeus começam a exigir testes PCR aos transportadores

Published

on

Portugal posiciona-se no topo do ranking de contágios e esta circunstância vai afetar negativamente a atividade dos transportadores portugueses que se dedicam ao transporte internacional e é precisamente a esses que se exigirá a realização de diferentes medidas sanitárias de controlo.


De nada serviu a carta que a Comissária Europeia de Transportes, Adina Valean, dirigiu na semana passada aos Ministros de Transportes dos Estados Membros opondo-se a que esses mesmos Estados Membros imponham aos transportadores medidas de controlo sanitário, já que isso iria contra a necessária fluidez do transporte de mercadorias pelo seu caráter essencial.

Na missiva, coloca como exemplo a experiência vivida no Natal passado no Reino Unido pela exigência das autoridades francesas em que cada transportador ou motorista que cruzasse o Canal da Mancha teria de apresentar um teste negativo PCR. “Os testes negativos aos condutores de camiões antes de cruzar o Canal mostram que o pessoal do transporte de mercadorias é um grupo bastante seguro porque não precisa de se misturar com os cidadão locais quando transitam por um determinado país.”

Na mesma carta, Valean adverte do risco que “estas novas medidas sejam tomadas de forma unilateral, sem coordenação, confrontando a indústria do transporte com um mosaico de regras em constante mutação, com o risco de que com o transporte de mercadorias, enfrentem diferentes regimes de testes enquanto viajam Europa fora, arriscando-se a serem sancionados, e em última instância, medidas de quarentena, se não seguirem o mosaico das regras.” Assim, assinalam que os “Estados membros deveriam reconhecer sempre os trabalhadores do transporte como pessoal essencial e evitar que tenham de se submeter a testes e medidas de quarentena. É preciso manter os carris verdes operacionais, sendo agora ainda mais importante porque começam a ser implementados novos controlos fronteiriços e os bens essenciais devem ser distribuídos rapidamente.”

PCR negativo para entrar na Alemanha

Fazendo caso omisso a estas recomendações, a Alemanha já aprovou novas medidas de controlo aplicáveis a todas as pessoas que entram no país depois de terem estado num outro país membro com alta incidência de covid nos 10 dias anteriores à entrada, entre os quais se encontra Portugal, ao qual se somarão outros países europeus nas próximas semanas.

Assim, o condutores profissionais devem completar um registo digital antes de entrar no país, disponível em www.einreiseanmeldung.de e fazer uma cópia do mesmo para entrarem na Alemanha,um teste negativo PCR e apresentar a dita prova às autoridades competentes, isto se a sua permanência exceder as 72 horas.

Em todo o caso, estarão isentos desta obrigação os condutores profissionais procedentes de Portugal no caso de terem estado em Portugal menos de 72 horas ou permaneçam na Alemanha menos de 72 horas.

Da mesma forma, a Bélgica estabeleceu a restrição para viajar para o país, permitindo que só se realizem viagens essenciais de e para o território belga, nos quais se encontra o transporte de mercadorias por via terreste, mas será preciso acreditá-lo, devendo levar a bordo do veículo uma declaração responsável (declaração de honra) que pode ser obtida no seguinte link: https://d34j62pglfm3rr.cloudfront.net/downloads/20210126_BU_Verklaring_op_eer_Finaal_EN_Goedgekeurd_Blanco.pdf

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Skywell vai lançar grande furgão elétrico

Published

on

A Skywell vai entrar no mercado dos veículos comerciais já em 2025 com a introdução de um novo furgão elétrico de grandes dimensões. O veículo, com o nome de código “233”, deverá ser lançado no Salão de Birmingham em abril do próximo ano.

A Skywell, parte da marca chinesa de eletrónica de consumo Skyworth, é nova na Europa. O seu modelo de estreia é o BE11 SUV, que estará à venda em novembro. As importações para o Reino Unido, por exemplo, estão a cargo da Innovation Automotive, a empresa por detrás da DFSK.

O 233 estará inicialmente disponível em dois comprimentos de carroçaria (5.490 mm e 5.990 mm) e duas alturas de tejadilho (2.200 mm e 2.700 mm), correspondendo a uma gama de volume de carga de aproximadamente 9,5 a 13 metros cúbicos.

Haverá a opção de um veículo com peso bruto de 3,5t ou 4,25t; este último oferece uma carga útil de até 1.755Kg. O Skywell 233 conta com um motor elétrico de 204 CV e pode ser equipado com uma bateria de 88 kWh ou 105 kWh. Os pormenores sobre a autonomia ainda não foram divulgados.

Continuar a ler

Comerciais

Ford Trucks converte quilómetros em doação à Corações Com Coroa

Published

on

Já arrancou a 3ª edição da “Corações ao Volante”, iniciativa lançada pela Ford Trucks Portugal com o objetivo de apoiar a Corações Com Coroa.



A Corações Com Coroa atua em situações de vulnerabilidade social ou pessoal, e trabalha pela inclusão e dignidade de todas as pessoas, pela igualdade de género e o empoderamento de mulheres e raparigas. O sucesso das edições anteriores não deixou margem para dúvidas.

Este ano, a Ford Trucks Portugal aliou-se novamente à Corações Com Coroa e vai desafiar mulheres motoristas de pesados a participar numa ação em que, com as suas viagens, contribuem para atingir uma doação de 10.000€ para a Associação. “Podermos contar com o apoio da Ford Trucks e das mulheres motoristas de pesados que diariamente viajam e enfrentam desafios é um privilégio e contribui muito para fazer crescer a nossa missão”, reforça Ana Magalhães, da direção da Associação.

A forte adesão registada no primeiro ano de lançamento permitiu que o objetivo traçado para a primeira edição e que compreendia um donativo de 5.000€ fosse atingido em apenas três semanas, fazendo a doação em nome de todas as mulheres que se juntaram à causa. O sucesso ditou o aumento do valor do donativo para 2023, sendo que a forte adesão de mulheres motoristas de pesados tem permitido manter esta aliança em prol de uma causa que continua ativa, com a certeza que as mulheres motoristas continuarão a participar nesta iniciativa.

Daniela Oliveira, motorista da JMF com larga experiência nesta atividade, é a embaixadora da Corações ao Volante e realça a importância desta ação. A este respeito é perentória em afirmar “não podia estar mais satisfeita por poder associar-me novamente a esta iniciativa. Já lá vão três anos de muito sucesso e de objetivos cumpridos. Associo-me como mulher motorista que sou e pelas mulheres. Obrigada a todas as que no passado se juntaram a nós. É para mim um orgulho enorme poder fazer parte deste projeto, poder sentir que ano após ano a adesão de mulheres motoristas é maior. Por isso apelo a que todas as minhas colegas se juntem a mim, por um futuro melhor para todas as mulheres que necessitam do nosso apoio e ajuda. Juntas somos mais fortes”.

Bruno Oliveira, CEO da Ford Trucks Portugal refere: “Em 2022, envolvemo-nos na ajuda à Corações Com Coroa, mas as expectativas eram mais contidas, era tudo novo. No final, só posso dizer que foi uma aposta memorável. A adesão mostrou-nos que estávamos no caminho certo e só posso agradecer a confiança que depositaram em nós. A prova disso é que 2 anos passaram e o nosso apoio mantém-se. Para mais mulheres motoristas que se unam a este projeto, precisamos do vosso apoio na luta por uma causa tão nobre. É muito gratificante poder fazer mais por quem mais precisa”.

A participação está aberta a motoristas de todas as marcas. Basta aceder a www.fordtrucks.pt e preencher o formulário que é disponibilizado, inserir o trajeto de cada viagem, e os quilómetros percorridos e por fim partilhar as fotos e a iniciativa nas redes sociais, com #coraçõesaovolante e #fordtrucksportugal.
No site, o contador do donativo com o valor atingido é atualizado mediante as participações, sendo possível acompanhar em tempo real.
Em janeiro o valor angariado será entregue à Associação Corações com Coroa, que a ajudará a cumprir a sua missão.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração