Notícias
Novos BMW M3 e M4 já estão aí

A BMW apresentou oficialmente o novos BMW M3 sedan e M4 coupé e eles aí estão com comercialização prevista para Março de 2021 e exibindo a nova grelha frontal que tão discutida tem sido pelos fãs da marca bávara.
Independentemente das opções estéticas, o M3 e M4 não perderam pitada da agressividade e presença que caracterizam os modelos com a assinatura “M”. O M3, um sedan desportivo com uma lotação de cinco lugares e o M4, um coupé com uma lotação para quatro lugares, seguem as novas linhas da BMW, mas com aquele caráter desportivo de um “M”.
Equipados com um motor de seis cilindros M Twin Power Turbo com 3.0 litros de cilindrada e 480 cv de potência estes M contam com uma caixa manual de seis velocidade, mas podem ficar ainda mais apimentados se o cliente optar pela versão Competition em que a potência então ascende aos 510 cv e o condutor passa a contar com uma caixa automática de oito velocidades.
Em termos de prestações estes dois modelos aceleram dos 0 aos 100 km/h em 4,2 segundos ao passo que na versão Competition esse tempo desce para os 3,7 segundos.
A eficácia dinâmica e o prazer de condução são assegurados por um sistema de travagem M, uma suspensão M adaptativa com amortecedores geridos de forma eletrónica e uma direção assistida M Servotronic variável.
O interior de linhas desportivas foi desenhado para envolver quem vai ao volante e usufruir de todas as potencialidades que estes M têm, não faltando o botão de comando M onde podem ser personalizados vários parâmetros da condução. Para que o condutor não tire os olhos da estrada um Head-Up Display facilita a leitura da informação.
De momento ainda não estão disponíveis preços desta nova geração do M3 e M4.
Notícias
II Guerra Mundial no Museu do Caramulo

O Museu do Caramulo não pára de surpreender e inaugurou uma exposição única sobre a Segunda Guerra Mundial que comemora os 80 anos do final deste histórico conflito.
Apelidada de “Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores” esta exposição conta com cerca de trinta e seis veículos de diferentes origens, mas todos eles com um enorme significado em termos históricos, representando os vários participantes naquele que foi o maior conflito da historia da humanidade.
A exposição está patente em dois pavilhões, totalizando cerca de 1.500 m2 e conta com veículos blindados, transportes de tropas, camiões, ligeiros, motos, artilharia auto-propulsada e até um carro de combate Sherman norte americano. Além da importância histórica, alguns destes modelos são autênticas raridades com elevado interesse no universo das coleções de veículos militares a nível mundial.
Além dos veículos, o visitante poderá também encontrar vários objetos sobre a Segunda Guerra Mundial e até uma experiência imersiva de realidade virtual onde poderá saber mais sobre momentos marcantes do conflito.
Esta exposição está patente no Museu do Caramulo até ao dia 19 de outubro de 2025 e para ficar a saber um pouco mais aqui lhe deixamos um vídeo do próprio museu que conta como a exposição foi montada:
Notícias
Um Renault 4 E-Tech para os bombeiros

A Renault tem uma longa ligação de décadas com os serviços de proteção civil, nomeadamente os bombeiros e agora em conjunto com a Software République desenvolveu o concept Vision 4Rescue.
Destinado a auxiliar os serviços de proteção civil, nomeadamente os bombeiros, nas mais diversas situações de emergência e onde a principal preocupação é salvar vidas, a Renault e a Software République criaram o Vision 4Rescue. Trata-se de uma plataforma que visa dar uma resposta mais rápida e uniformizar as várias tecnologias utilizadas pelos diversos serviços de emergência de maneira a aumentar a rapidez e eficácia da resposta.
Incluindo mais de 20 soluções interconectadas, o Vision 4Rescue conta com drones com sensores de infra-vermelhos, que podem ser lançados do tejadilho do veículo e também interligar a informação recolhida com a informação oriunda de outros drones de longo alcance ligados via satélite. Conta com várias soluções de Inteligência Artificial que aumentam a rapidez no processamento da informação e na elaboração da melhor estratégia para resolver a situação. Além disto o Vision 4Rescue pode auxiliar na manutenção das comunicações quando as redes móveis “tradicionais” vão abaixo.
O Renault 4 E-Tech que lhe serve de base tem uma altura ao solo 15mm maior do que o modelo de produção e conta com uma pintura vermelha contrastada típica das viaturas de emergência. O interior foi todo desenvolvido em parceria com os bombeiros e conta com algumas soluções específicas e funcionais como suportes para walkie-talkies e até alguns materiais utilizados no habitáculo são feitos com base em fatos de combate a incêndio reciclados, aproveitando a sua resistência ao fogo.
-
Notícias2 semanas ago
Radares em agosto
-
Comerciais1 semana ago
Stellantis põe travão ao hidrogénio
-
Notícias2 semanas ago
Lego lança mais um “maquinão”
-
Notícias2 semanas ago
Skoda mostra silhueta do Vision 0
-
Comerciais2 semanas ago
O mítico furgão da Mercedes-Benz comemora 30 anos
-
Avaliações Usados2 semanas ago
BMW Série 1 (2019-…)
-
Notícias1 semana ago
Mazda poderá fazer renascer o RX-7
-
Comerciais1 semana ago
Camionista: uma profissão em declínio. O que nos guarda o futuro?