Notícias
Papa-Reformas de luxo
Com o concept Ami One da Citroën não precisa de carta de condução para conduzir este carro elétrico.
A marca francesa já percebeu que a mobilidade urbana está em evolução e a adaptação às necessidades do cliente são essenciais para ganhar espaço no negócio. Por esse motivo, vai surgir no próximo Salão de Genebra, um protótipo de veículo urbano cuja habilitação para o conduzir é igual ao de uma trotineta, com a vantagem de não precisar de capacete.
O Ami One está apontado aos serviços de Car Sharing e permitirá que os condutores a partir dos 15 anos os possam utilizar. A velocidade máxima está limitada aos 45 km/h e não será necessária carta de condução. Tem 2,5 metros de comprimento por 1,50 metros de largura e um peso de 450 kg. Obviamente, é elétrico e utiliza duas baterias de iões lítio que lhe permite uma autonomia de 100 km, com carga rápida a completar os 100% em apenas duas horas.
Notícias
Mais radares de velocidade média
O governo tem a intenção de colocar mais 12 radares de velocidade média nas estradas portuguesas com o objetivo de reduzir a sinistralidade e o número de vítimas mortais e de feridos graves.
Até ao final de 2026 o governo pretende instalar mais 12 radares de velocidade média em várias estradas e essa iniciativa foi anunciada por Rui Rocha, o Secretário de Estado da Proteção Civil, após uma cerimónia de assinatura de um protocolo entre a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e a Lusoponte, empresa que faz a gestão das duas pontes sobre o rio Tejo. Esse protocolo insere-se na iniciativa “Visão Zero – Mais Cidadania para as Estradas de Portugal” que se integra na estratégia europeia para a redução da sinistralidade e do número de mortos e feridos graves em 50% até 2030.
A localização dos novos radares ainda não foi definida e segundo o Secretário de Estado, “estamos a fazer esta avaliação através da ANSR para garantir que estes pontos de controlo sejam encarados como instrumentos de prevenção e que levem os condutores a cumprir as regras estabelecidas”.
Rui Rocha também referiu que em conjunto com a área do governo responsável pela digitalização está a ser analisada uma maior aposta na utilização da inteligência artificial para gerir o tráfego, auxiliar na prevenção de acidentes e também melhorar a resposta das autoridades aos mesmos.
Notícias
Peugeot tem novo motor para o 208 e 2008
A Peugeot apresentou o seu novo motor “Turbo 100” que irá equipar os seus dois modelos mais bem sucedidos no mercado, o 208 e o 2008, substituindo a geração de motores PureTech.
Este novo motor “Turbo 100” da Peugeot é uma unidade a gasolina com três cilindros, 1.199 cc de cilindrada capaz de debitar 101 cv de potência e 205 Nm de binário. Segundo o construtor francês, estamos perante um motor de terceira geração que inclui 70% de componentes novos. Tratam-se de elementos tão importantes como o bloco, novos pistões, um novo turbocompressor de geometria variável que melhora o rendimento do motor a baixas rotações, novo sistema de injeção e ainda uma nova corrente de distribuição que garante uma maior durabilidade, o que vem ajudar a melhorar a fiabilidade.
Este motor começará a equipar o 208 ainda neste mês de março e o 2008 a partir de abril. Haverá também mudanças nos períodos de manutenção que passam de um ano ou 20 mil quilómetros para 2 anos ou 25 mil quilómetros, sendo necessária apenas uma verificação a meio desse período.
-
Comerciais1 semana agoPortagens para camiões na UE passam a depender das emissões de CO₂ já este ano
-
Notícias1 semana agoLand Rover Defender elétrico está a caminho
-
Notícias2 semanas agoEm 2030 Renault quer vender apenas elétricos na Europa
-
Notícias2 semanas agoLuxo, charme e muito mais no novo Ferrari Amalfi Spider
-
Notícias2 semanas agoRevelada a silhueta do novo Golf elétrico
-
Comerciais6 dias agoForça Aérea Portuguesa reforça frota com novos MAN Lion’s Coach
-
Notícias1 semana agoBMW M3 Touring 24H, um sonho tornado realidade
-
Motos2 semanas agoProdutivos mas curtos, assim foram os testes do “Falcão”



