França vai ter primeiro centro de manutenção de camiões a hidrogénio – Motorguia
Connect with us

Comerciais

França vai ter primeiro centro de manutenção de camiões a hidrogénio

Published

on

França é o primeiro país a acolher um centro dedicado aos camiões a hidrogénio. Num desenvolvimento sem precedentes, o mercado europeu vai ter, a partir de setembro, um local para a manutenção especializada destes veículos, bem como um posto de abastecimento de hidrogénio.



Para alguns especialistas, esta iniciativa promete incentivar ainda mais a compra de veículos com esta tecnologia.
Em todo o caso, trata-se de uma estação de serviço pública para camiões. Assim, cada veículo pode abastecer de hidrogénio em cerca de 20 minutos. O combustível é fornecido pela Lhyfe, o principal fornecedor francês.

A Lhyfe produz hidrogénio através da eletrólise da água e da utilização de energias renováveis. Desde o seu lançamento em 2017, abriu o seu primeiro centro em 2021. Tem atualmente quatro centros de reabastecimento de hidrogénio na Europa.

Matthieu Guesné, fundador e CEO da Lhyfe, comentou: “A mobilidade pesada e o transporte rodoviário são sectores-chave para a descarbonização. A cadeia de combustível para veículos pesados, que está a ser desenvolvida há vários meses, está agora pronta e completa”, acrescentou.

Desta forma, Guesné antecipa que o hidrogénio representa o combustível do futuro. Isto não significa necessariamente que as tecnologias elétricas e híbridas deixarão de existir. Mas reúne todas as condições para satisfazer todo o tipo de necessidades.
“Os transportadores exigem-no, tal como as estações de serviço e os centros de manutenção que os servem. Esta estação, que está prestes a abrir, representa um grande passo em frente”, afirmou.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

MAN inicia produção da mais recente geração de motores Diesel

Published

on

Na fábrica de Nuremberga, a empresa alemã iniciou a produção do novo MAN D30, um motor diesel de 13 litros de alta eficiência que, após mais de um século de fabrico de motores diesel nesta fábrica, será o último do seu género.



Para que tal seja possível, a empresa investiu cerca de 220 milhões de euros neste local, bem como outros 30 milhões de euros para a produção de cambotas na fábrica de Salzgitter. O motor, desenvolvido em conjunto com as marcas que compõem o Grupo TRATON, estabelece novos padrões em termos de consumo de combustível e emissões de CO2. O D30 é o maior motor de produção em série do portfólio e será utilizado nos camiões TGS e TGX de 40 toneladas.

Por ocasião do arranque da produção, o Presidente da Câmara de Nuremberga, Marcus König, o CEO da TRATON, Christian Levin, o Diretor de I&D do Grupo TRATON, Niklas Klingenberg, o CEO da MAN, Alexander Vlaskamp, o membro do Conselho Executivo responsável pela Produção e Logística, Michael Kobriger, o diretor da fábrica, Matthias Meindl, e outros convidados reuniram-se nas instalações de última geração para celebrar o início da produção.

Após o início da produção, cerca de 160 funcionários altamente qualificados trabalharão no D30 em três turnos. A capacidade técnica permitirá a produção de cerca de 50.000 motores por ano. O D30 será o último motor diesel para veículos comerciais a ser desenvolvido inteiramente pela MAN, pois não está prevista uma nova geração. Este motor diesel servirá, portanto, como uma ponte na transição dos motores de combustão para os motores elétricos.

O início da produção na fábrica coincidirá quase em paralelo com o início da produção em série das baterias, que está previsto para a primavera. Isto significa também que os principais componentes dos sistemas de acionamento para veículos de combustão e eléctricos serão produzidos em Nürnberg durante muitos anos.
O D30 substitui as gamas de motores D26 e D15 anteriormente disponíveis. Está disponível em seis níveis de potência, variando de 380 a 560 hp (2100 a 2800 Nm).

O novo motor incorpora a experiência combinada das marcas do Grupo TRATON. Com uma eficiência máxima de mais de 50 % e um dos melhores consumos de combustível da sua classe, o D30 está entre os motores de veículos comerciais mais avançados do mundo.

Continue Reading

Comerciais

Kuwait Petroleum International reafirma o compromisso com o mercado português

Published

on

A Kuwait Petroleum International, uma das principais empresas internacionais de energia sob a marca Q8, anunciou um ambicioso plano de expansão em Portugal, reafirmando a sua forte aposta no mercado local.



A empresa conta atualmente com mais de 200 estações de serviço na Península Ibérica, incluindo estações de Retalho (próprias e de bandeira) e IDS.
No último período fiscal, que decorre de abril de 2023 a março de 2024, o volume de negócios líquido da Kuwait Petroleum Espanha e Portugal atingiu cerca de 1,5 mil milhões de dólares, com um total de 300 colaboradores diretos na região.

No âmbito da sua estratégia de consolidação e crescimento, a Kuwait Petroleum International alcançou um marco importante ao obter a licença de Operador Nacional de Petróleo em Portugal, o que irá impulsionar significativamente os investimentos da empresa através da sua subsidiária Kuwait Petroleum Portugal.

Desde a sua chegada ao mercado português há uma década, a empresa tem centrado a sua atividade na comercialização de produtos energéticos a operadores locais, contribuindo para o desenvolvimento do sector energético português. Para reforçar ainda mais a sua presença, a empresa estabeleceu como objetivo a curto prazo o alargamento da sua rede de estações de serviço e a diversificação da sua oferta em diferentes linhas de negócio, consolidando a sua presença no fornecimento de combustíveis e produtos Q8.

Nos próximos anos, a Kuwait Petroleum International continuará com os seus planos de expansão em Portugal, abrangendo tanto o sector das estações de serviço como outras atividades de fornecimento direto de combustíveis, lubrificantes, Q8 Cards e aviação. Estes planos refletem o seu forte empenho na diversificação e no reforço da sua posição no mercado da energia.

Em linha com os seus objetivos de expansão, a Kuwait Petroleum Portugal assinou um acordo estratégico com uma rede de estações de serviço premium, em regime de “flagging”. Esta aliança apresenta-se como um pilar fundamental para reforçar a sua atividade no mercado português, permitindo à empresa oferecer soluções energéticas competitivas e de elevada qualidade.

“Este marco acelera a nossa estratégia de crescimento em Portugal e sublinha o nosso forte compromisso com o país e com os nossos clientes. Continuaremos a investir no desenvolvimento da nossa rede de postos, na qualidade dos nossos produtos e em soluções inovadoras que reforcem o posicionamento da marca Q8”, acrescenta Stefano La Camera.

Continue Reading
Advertisement

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Dgoncalves
    Boa noite, Coloquei o meu carro (Leon 5F 2014 1.6tdi) a reparar 2 coisas numa oficia recentemente. O termostato (dificilmente o carro marcava...
  • por marques37
    Se um rececionista de um concessionário oficial de uma marca vos dissesse que um filtro de ar dura 90.000 km o que vocês diriam do rececionista?
  • por Titus
    Existe alguma entidade que disponibilize este tipo de formação de forma gratuita ou actualmente é tudo cursos pagos?
  • por PEDROM
    Estou com um problema no vidro elétrico do meu velhinho Mercedes, já foi à oficina várias vezes, vem de lá a funcionar e passados uns dias volta...

Em aceleração

[plista widgetname=plista_widget_belowArticle]