Comerciais
MAN lança Lion’s City E em Portugal

Num esforço contínuo e permanente para promover a sustentabilidade e a mobilidade zero emissões, a MAN Truck & Bus Portugal anuncia com entusiasmo a chegada a Portugal do MAN Lion’s City E, o seu autocarro urbano 100% elétrico.
Este autocarro, impulsionado por tecnologia de vanguarda, é parte integrante dos esforços da MAN Truck & Bus para reduzir a pegada de carbono e promover um transporte ecológico e eficiente.
Chegado a Portugal, o eBus irá ser o protagonista de uma tour única em Portugal, a Electrifying Portugal, para uma apresentação personalizada. Este evento exclusivo proporcionará aos clientes a oportunidade de conhecerem em primeira mão as características inovadoras e o compromisso com a sustentabilidade, deste veículo revolucionário.

Electrifying Portugal oferecerá uma experiência imersiva, permitindo aos clientes explorarem o MAN Lion’s City E, conhecer as suas funcionalidades e experimentarem o conforto ímpar que proporciona.
Especialistas estarão disponíveis para fornecer apresentações técnicas detalhadas sobre a tecnologia da mobilidade elétrica, a infraestrutura de carregamento e outros detalhes inovadores do autocarro totalmente elétrico.
O MAN Lion’s City E estará disponível também para demonstrações práticas e exibir a sua eficiência e desempenho ao vivo, destacando os benefícios de um autocarro alimentado por uma fonte de energia totalmente elétrica e que contribui para a redução das emissões de carbono e para a transição para um sistema de transporte mais sustentável.
O autocarro percorrerá rotas estratégicas, conetando diversas cidades e localidades em todo o país, facilitando a mobilidade e incentivando o uso do transporte público. Os passageiros desfrutarão de um ambiente confortável e inovador, com comodidades modernas e conectividade para tornar a experiência da viagem ainda mais agradável.
A MAN completou a sua nova geração de autocarros urbanos com o MAN Lion’s City E totalmente elétrico. A produção em série da versão solo de 12 metros começou em outubro de 2020 na fábrica polaca da MAN em Starachowice. O autocarro 100% elétrico Lion’s City 18 E entrou em produção em série em abril de 2021. Este último oferece espaço para até 130 passageiros, o autocarro solo para até 88 passageiros. Em termos de unidade, a MAN conta com um motor central no eixo traseiro no seu eBus, ou dois motores centrais no segundo e terceiro eixos no autocarro articulado, o que beneficia o desempenho de condução. A energia para a cadeia cinemática totalmente elétrica vem das baterias no teto do veículo. Os autocarros elétricos oferecem um alcance de até 350 quilómetros em condições favoráveis durante toda a vida útil das baterias.
Comerciais
Stellantis põe travão ao hidrogénio

O hidrogénio continua a ser para muita gente o futuro da indústria automóvel. Contudo, todas as marcas que apostam nesta tecnologia têm tido dificuldades em fazê-la crescer, torná-la sustentável.
A Stellantis era precisamente um desses construtores e estava determinada em investir no hidrogénio. Convém lembrar que a Renault abandonou recentemente a mesma tecnologia, sendo que o foco dos dois construtores era nos veículos comerciais.
O conglomerado francês acabou por assumir que o investimento era grande, numa primeira fase, para colocar veículos à venda. Depois era necessário contornar a falta de infraestruturas de abastecimento que estão em falta um pouco por todo o mundo, por isso a tarefa seria hercúlea.

Assim, a Stellantis vai encerrar o programa de desenvolvimento e abandonar os planos de lançar veículos comerciais movidos a hidrogénio este ano. A produção deveria arrancar em 2025, mas tal não vai acontecer. O grupo queria ter oito furgões movidos a hidrogénio e tudo avançava no bom sentido, mas em 2025 concluiu que o melhor seria ficar por aqui.
bento4d bento4dComerciais
O mítico furgão da Mercedes-Benz comemora 30 anos

O Mercedes-Benz Vito está de parabéns. Completa 30 anos, foi lançado em 1995 e tem sido sinónimo de utilização perfeita, flexibilidade e novas tecnologias no segmento dos veículos comerciais.
Em 2018 passou a fazer parte da lista de veículos de trabalho que propõe uma alternativa elétrica na sua gama. O eVito utiliza a plataforma do Vito E-CELL de 2010.
Para quem não sabe, a primeira geração do Vito é a sucessora do MB 100, modelo de tração dianteira com motores Diesel e gasolina montados transversalmente.

Com uma altura da carroçaria de 1,89 metros, também é adequado para aceder a parques de estacionamento subterrâneos. A carga útil é de até uma tonelada e o volume de carga é de cerca de cinco metros cúbicos.
Em 1996, venceu o prémio de “Furgão do Ano” na Europa, seguido de uma renovação em 1999. Em 2003, foram vendidas cerca de 473 000 unidades, confirmando-se um sucesso de vendas. A segunda geração surgiu em 2003. O Vito oferecia então tração traseira ou tração integral, uma carga útil maior de até 1.295 kg e, pela primeira vez, uma versão com motor V6.

Com três comprimentos, duas alturas de teto e cinco opções de motor, a gama de variantes aumentou consideravelmente. Esta geração também recebeu o prémio «Furgão do Ano» em 2005 e, até 2014, foram produzidos quase 750 000 veículos. Em 2010, foi lançado o Vito E-CELL com um motor elétrico de 70 kW e uma autonomia de 130 quilómetros, fabricado em pequenas séries.
Em 2014, foi lançada a terceira geração com um novo design, equipamento mais abrangente e três tipos de tração: dianteira, traseira e total. O comprimento aumentou para um máximo de 5,37 metros e a carga útil para 1.369 quilogramas.

Em 2024, foi lançado o último restyling. As novidades incluem o sistema multimédia MBUX com funções de conectividade ampliadas, extras digitais e funções de segurança adicionais, como o assistente de travagem com função de cruzamento e o assistente ativo de manutenção da faixa. O interior incorpora uma nova consola central e a porta traseira elétrica EASY-PACK, enquanto no exterior foram adicionados faróis LED multihaz.
O equipamento de série foi ampliado e um motor híbrido a gasolina leve foi adicionado às opções de propulsão. Com preços a partir de 32.284,52 euros (IVA incluído) na Alemanha, o eVito custava a partir de 43.055,51 euros e oferecia uma autonomia de até 480 quilómetros de acordo com o ciclo WLTP.

Desde o seu lançamento, o Vito é produzido na fábrica da Mercedes-Benz em Vitoria-Gasteiz (Espanha). Com cerca de 4.800 funcionários e 373.000 m2 de área de produção, a fábrica é uma das mais importantes da Mercedes-Benz Vans em todo o mundo.
Além do Vito e do eVito, os modelos Classe V e EQV também saem da mesma linha de produção. A partir de 2026, a fábrica produzirá furgões sobre a nova plataforma VAN.EA.
bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d toto slot toto slot bento4d bento4d-
Notícias3 dias ago
Radares em agosto
-
Motos1 semana ago
Harley-Davidson vai apostar num modelo mais acessível
-
Comerciais2 semanas ago
Iveco Daily tem versões especiais há 50 anos
-
Comerciais2 semanas ago
Grupo Iveco foi comprado pela Tata Motors
-
Notícias2 semanas ago
Audi A6 está prestes a chegar e já tem preços
-
Notícias7 dias ago
BMW M3 Touring bate recorde de Nürburgring… outra vez
-
Notícias2 semanas ago
Chevrolet mostra como imagina o futuro Corvette
-
Notícias6 dias ago
Mercedes mostra grelha do novo GLC Electric