Carros novos também vão ter uma “caixa negra” – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

Carros novos também vão ter uma “caixa negra”

Published

on

A partir de julho deste ano os automóveis novos vendidos na União Europeia são obrigados a estar equipados com o sistema EDR (Event Data recorder), ou seja, uma “caixa negra”, semelhante ao que já existe na aeronáutica, que tem por objetivo recolher e armazenar dados do automóvel para auxiliar as autoridades a determinar as causas de um acidente e averiguar as responsabilidades do mesmo.



O sistema EDR deverá estar associado ao sistema de airbags, entrando em funcionamento sempre que estes são ativados em conjunto com os tensores dos cintos de segurança, começando a gravar 5 segundos antes do eventual impacto continuando a gravar quase até meio segundo depois. O EDR grava dados como a velocidade do veículo, a sua posição na estrada, a travagem efetuada, entre outros e garante que os mesmo sobrevivem ao acidente para posterior análise. Naturalmente que o sistema não pode ser desligado.

A informação recolhida só poderá ser acedida pelas autoridades competentes.

1 Comentário

1 Comentário

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Notícias

O adeus ao Ford Focus

Published

on

O Ford Focus irá deixar de ser produzido em 2025 e quem o diz é o diretor geral da Ford Europa, Martin Sander.



De certa forma era já uma notícia esperada, mas agora é oficial, com o diretor geral a afirmar numa entrevista à Autocar que “não há qualquer plano para prolongar a produção do Focus”. Depois de já ter colocado um ponto final no decano Fiesta a Ford vai agora deixar de produzir o Focus e manter a sua aposta na transformação da sua oferta para modelos totalmente elétricos.

Continuar a ler

Notícias

Bentley Batur Convertible só para clientes exclusivos

Published

on

Serão construídas apenas 16 unidades deste Bentley Batur Convertible e terão a assinatura da Mulliner o que eleva de imediato a sua exclusividade.



Este Batur Convertible é o terceiro modelo com uma carroçaria especificamente manufaturada e surge depois do Bacalar barchetta e do Batur Coupé que lhe serve de base.

Conta com o poderoso motor W12 biturbo com seis litros de capacidade e 750 cv de potência e cada modelo será produzido seguindo os desejos de personalização do seu proprietário. As opções são mais que muitas, mas destaca-se a possibilidade de utilização de ouro e diamantes no interior do habitáculo.

O preço deste descapotável de dois lugares não foi revelado, mas estima-se que o seu valor deverá ser superior a dois milhões de euros e que seja vendido a clientes já com um relevante historial na marca.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração