Novo financiamento permite arranque das vendas de camiões a hidrogénio – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Novo financiamento permite arranque das vendas de camiões a hidrogénio

Published

on

A Associação pelo Hidrogénio Limpo (Clean Hydrogen Partnership) anunciou que vai financiar o início das vendas de camiões a hidrogénio de emissões zero.


A ideia é financiar o arranque de 150 camiões fuel cell em toda a Europa de agora até final da década de 2020.
O apoio será concedido a duas das principais iniciativas da H2Accelerate Trucks: a abertura de oito posto de abastecimento de hidrogénio para veículos pesados no âmbito do projeto “Ligar a Europa” e o desafio colocar a andar 150 camiões a pilha de combustível. Os dois projetos vão permitir testar camiões e equipamentos de abastecimento em condições reais e espera-se que constituam um passo crucial na direção da comercialização massiva deste tecnologia.

O projeto H2Accelerate Trucks é uma colaboração inovadora entre três dos principais construtores mundiais de equipamentos originais (Daimler Truck, Volvo Group e Iveco Group), a instituição finlandesa de investigação VTT, a União Internacional do Transporte Rodoviário (IRU), a União Nacional Romena de Transportadores Rodoviários (UNTRR), as associações italiana (Federazione Italiana Autotrasportatori Professionali – FIAP) e austríaca (WKÖ) e a Element Energy France (uma empresa do Grupo ERM). O projeto será coordenado pelo SINTEF, um dos principais institutos de investigação da Noruega. A H2Accelerate Trucks também conta com o apoio de fornecedores de infraestruturas energéticas, como a Shell, TotalEnergies, Linde e Everfuel.
Este projeto vai financiar o arranque de 150 camiões a hidrogénio em toda a Europa até fina ldeste década, o que permitirá o desenvolvimento de tecnologia com vista à produção em série dos veículos por parte dos três fabricante. Os camiões da primeira fase serão 4×2 ou 6×2, com uma capacidade até 44 toneladas e uma autonomia de pelo menos 600 km.
O financiamento de 30 milhões de euros concedido pela Clean Hydrogen Partnership, permitirá o avanço coordenado de veículos pesados de emissões zero alimentado por hidrogénio verde. Os camiões serão entregues a clientesde confiança dos construtores e serão testados em condições reais durante alfguns anos para demonstrar e avaliar o seu rendimento técnico e económico. Os resultados do projeto vão servir para preparar a comercialização em grande escala deste tipo de veículos.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Volvo Trucks alcança cinco estrelas nos testes Euro NCAP com dois modelos

Published

on

A organização europeia independente de testes de consumo Euro NCAP avaliou pela primeira vez a segurança de camiões pesados. Os modelos mais vendidos da Volvo, o Volvo FH e o Volvo FM, receberam a classificação máxima de cinco estrelas.




“Este excelente resultado deixa-me muito orgulhoso, pois confirma a posição de liderança da Volvo Trucks em segurança”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, para quem “a segurança é um valor fundamental para nós e uma pedra angular em nossa herança. A segurança tem-nos guiado desde o início de nossa empresa – e a cada lançamento de novo produto, estamos tornando nossos camiões ainda mais seguros.

A classificação de cinco estrelas do Euro NCAP significa que a Volvo demonstrou excelente desempenho em critérios como suporte ao motorista e prevenção de colisões, proporcionando segurança no trânsito para o motorista e os usuários da estrada ao redor. Além disso, ambos os modelos Volvo cumprem os chamados critérios City Safe, graças à boa visão e ao bom desempenho dos sistemas de segurança ativa da Volvo, concebidos para proteger os utentes vulneráveis da estrada em situações de trânsito urbano.
“Esta é a prova de nossos esforços consistentes em desenvolvimentos de segurança para ir além do que é exigido pela legislação, em direção à nossa visão de zero acidentes envolvendo os nossos camiões”, diz Anna Wrige Berling, diretora de Segurança de Tráfego e Produto da Volvo Trucks.

Continuar a ler

Comerciais

Skywell vai lançar grande furgão elétrico

Published

on

A Skywell vai entrar no mercado dos veículos comerciais já em 2025 com a introdução de um novo furgão elétrico de grandes dimensões. O veículo, com o nome de código “233”, deverá ser lançado no Salão de Birmingham em abril do próximo ano.

A Skywell, parte da marca chinesa de eletrónica de consumo Skyworth, é nova na Europa. O seu modelo de estreia é o BE11 SUV, que estará à venda em novembro. As importações para o Reino Unido, por exemplo, estão a cargo da Innovation Automotive, a empresa por detrás da DFSK.

O 233 estará inicialmente disponível em dois comprimentos de carroçaria (5.490 mm e 5.990 mm) e duas alturas de tejadilho (2.200 mm e 2.700 mm), correspondendo a uma gama de volume de carga de aproximadamente 9,5 a 13 metros cúbicos.

Haverá a opção de um veículo com peso bruto de 3,5t ou 4,25t; este último oferece uma carga útil de até 1.755Kg. O Skywell 233 conta com um motor elétrico de 204 CV e pode ser equipado com uma bateria de 88 kWh ou 105 kWh. Os pormenores sobre a autonomia ainda não foram divulgados.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Paiyuca
    Muito boa tarde, não sei se estou no sítio certo mas aqui vai. Tenho uma citroen C5 1.6 hdi e de uns tempos para cá a carrinha tem se desligado...
  • por Paiyuca
    Muito boa tarde, não sei se estou no sítio certo mas aqui vai. Tenho uma citroen C5 1.6 hdi e de uns tempos para cá a carrinha tem se desligado...
  • por Paiyuca
    Muito boa tarde, não sei se estou no sítio certo mas aqui vai. Tenho uma citroen C5 1.6 hdi e de uns tempos para cá a carrinha tem se desligado...
  • por Ayres
    Boa tarde a todos. Precisava da vosso opinião sober dois modelos em específico. Se são fiáveis ou nem por nisso, que problema podem surgir em...

Em aceleração