A HVS, empresa fundada em 2017 e sediada em Glasgow, na Escócia, foca-se no design e desenvolvimento de veículos comerciais alimentados a hidrogénio. Conta com vários especialistas com vasta experiência na indústria automotiva, tecnologia de hidrogénio, motores elétricos e sustentabilidade.

A empresa revelou os seus planos para revolucionar a indústria dos pesados e mostrou um primeiro veículo comercial a hidrogénio. Para já é apenas um trator com 5,5 toneladas que será capaz de se transformar num pesado de longo curso de 40 toneladas com o semirreboque, transformando a empresa na primeira companhia britânica a lançar um veículo com estas caraterísticas no mercado.
O trator HVS vai ser produzido sobre um chassis inteiramente novo, desenhado pela HVS ao redor de uma cadeia cinemática alimentada a hidrogénio, que consiste em cilindros pressurizados, fuel cells, um sistema de armazenamento de energia e um eixo elétrico.

Utiliza um sistema de célula de combustível e um sistema de armazenamento de energia para enviar eletricidade para um motro elétrico que transmite potência às rodas. Conta depois com um sistema KERS (Kinetic Energy Recovering System) para recapturar a energia proveniente da travagem e dos momentos em que o veículo abranda.
A cadeia cinemática é controlada pelo o avançado sistema da HVS SEMAS que ajuda na obtenção de eficiência em consumo de combustível. A célula de combustível permite autonomias longas, elevada capacidade de carga, abastecimentos rápidos, ao contrário do que sucede com um elétrico a bateria. O tempo de abastecimento é comparável com um Diesel.
Dependendo do tipo de percurso , da estrada e das condições da mesma, é possível percorrer até 500 km.



