Notícias
Os automóveis em Portugal estão cada vez mais velhos

De acordo com dados da ACAP, a idade média dos automóveis ligeiros no nosso país tem vindo a aumentar e em 2024 chegou aos 14,1 anos.
A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) revelou os dados de 2024 do mercado automóvel nacional e em cerca de 6 milhões de automóveis que andam nas nossas estradas, 1,6 milhões tem mais de 20 anos de idade, o que representa 27% de todos os carros que circulam nas nossas estradas. A título de comparação, em 2000 essa percentagem era de apenas 1% e a idade média do parque automóvel estava nos 7 anos.
Portugal continua assim a ver o seu parque automóvel a envelhecer e dessa forma a atrasar-se na caminhada para uma realidade com automóveis menos poluentes. O aumento da importação de modelos usados, maioritariamente com mais de 10 anos, ajuda em parte a explicar este número, mas o envelhecimento do nosso parque automóvel é essencialmente um reflexo da redução da capacidade financeira dos portugueses.
Notícias
Citroën Type Ami, um tributo ao passado

Todos se lembram das icónicas formas do furgão Type H da Citroën e agora, numa espécie de tributo vintage, o pequeno Ami elétrico pode ser transformado num “mini Type H”.
A Caselani é uma empresa italiana que se dedica à criação de carroçarias e que se tem dedicado em especial ao modelos da Citroën. Agora lançou um kit que permite transformar um Ami no Type Ami, com a carroçaria inspirada no furgão Type H, um “faz tudo” lançado no final dos anos quarenta e cuja chapa corrugada ainda hoje é lembrada.
Não é a primeira vez que a Caselani se inspira no Type H para transformar um Citroën, já o fez com um kit para o Berlingo, Jumpy e o Space Tourer e agora cria esta espécie de “miniatura” Type H com base no pequeno Ami. Este kit custa cerca de 5000 euros, no mercado italiano, e o proprietário do Ami faz a sua montagem em casa, ou então por mais 900 euros pode deixar essa tarefa a cargo da Caselani.



Notícias
Mercedes W 196 R é o Fórmula 1 mais caro de sempre

O Mercedes-Benz W 196 R Stromlinienwagen de 1954 foi a leilão e foi arrebatado por 51,155 milhões de euros o que fez dele o Fórmula 1 mais caro de sempre e o segundo automóvel mais caro de sempre.
O leilão teve lugar em Estugarda e foi promovido pela bem conhecida leiloeira RM Sotheby’s e este Mercedes W 196 R foi uma das estrelas mais brilhantes, primeiro pelo seu historial e valor e depois pela confirmação desse mesmo valor com uma licitação recorde.
No mundo do colecionismo automóvel esta era uma máquina plena de razões para ser cobiçada, afinal passou pelas mãos dos míticos campeões Juan Manuel Fangio e Stirling Moss. Depois esteve conservado no Indianapolis Motor Speedway Museum em condições irrepreensíveis desde 1965, ano em que foi doado a esta entidade pela própria Mercedes-Benz.



-
Notícias1 semana ago
Radares em fevereiro
-
Notícias2 semanas ago
Estes são os novos furgões elétricos da Flexis Mobility
-
Manutenção1 semana ago
Danos no para-brisas. O que fazer?
-
Notícias2 semanas ago
Hyundai Inster já tem preço e já pode ser encomendado
-
Notícias2 semanas ago
Alfa Romeo já não vai ser só 100% elétrica
-
Notícias2 semanas ago
Porsche bate mais um recorde do Guinness
-
Notícias2 semanas ago
BMW M3 CS Touring chega em março
-
Notícias1 semana ago
Ford vai voltar a Le Mans em 2027