Notícias
Hyundai apresentou o IONIQ 9
Depois de alguns teasers o construtor coreano apresentou o seu novo SUV totalmente elétrico com 7 lugares, o IONIQ 9.
Aquele que é o maior SUV elétrico da Hyundai foi apresentado em Los Angeles, nos Estados Unidos, mais concretamente na Goldstein House, um espaço que por si só é emblemático no campo da arquitetura e que de certa forma foi o ambiente certo para o IONIQ 9 mostrar as suas linhas aerodinâmicas e modernas, ou se preferirem, até futuristas.
Este SUV de sete lugares foi desenvolvido com base na plataforma E-GMP e conta com uma bateria de 110.3 kWh que alimenta a versão Long Range de duas rodas motrizes equipada com um motor elétrico com 214 cv de potência e que tem uma autonomia de 620 quilómetros. Estarão ainda disponíveis mais duas versões em termos de motorizações, a versão Long Range AWD com tração integral que conta com dois motores elétricos que em conjunto debitam uma potência de 313 cv e que anuncia uma autonomia de quilómetros e a versão Performance que conta também tração integral e dois motores que em conjunto apresentam cv de potência 435 cv. Esta proposta mais potente consegue fazer uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos.
Este IONIQ 9 só chegará aos mercados europeus no final do próximo ano de 2025 e para já ainda não foram divulgados preços para qualquer uma das suas versões.




Notícias
Lancia Delta fica para segundas núpcias
A Lancia parece ter desistido de lançar o novo Delta em 2028, como já havia sido avançado. Apesar de não ter feito nenhuma declaração sobre o assunto, na calendarização de modelos do Grupo Stellantis até 2030 o Delta não está contemplado.
Luca Napolitano, quando era CEO da Lancia, chegou a falar do alinhamento de três modelos da marca italiana com o Ypsilon, o Gamma e o Delta. Contudo este último não surge na apresentação da calendarização dos novos modelos previstos pelo Grupo Stellantis até 2030. Não quer dizer que o Lancia Delta esteja totalmente fora das cogitações, pois num plano a quatro anos muitas coisas mudam no mundo automóvel e também não houve uma declaração oficial sobre este modelo. No entanto, para já, não será tão cedo que o novo Delta verá a luz do dia e consequentemente não será fácil voltar a ver uma sigla “HF Integrale” a circular na estrada.
Notícias
O Google Maps dos romanos
O Império Romano foi o grande responsável pela criação de uma importante rede viária que ligava grande parte da Europa a Roma e agora essa rede pode ser consultada ao estilo do Google Maps.
O engenheiro e historiador holandês René Voorburg criou o Omnesviae, uma espécie de Google Maps que permite saber como era a rede viária no tempo dos romanos e até saber qual o melhor trajeto e distância para ir de uma cidade a outra.
Este “navegador” é baseado no trabalho do historiador Richard Talbert sobre a Tabula Peutingeriana, que era uma cópia dos tempos medievais do mapa que mostrava a rede viária oficial do Império Romano, complementado pelo Itinerário Antonino que é outro documento representativo das vias romanas.
No Omnesviae é possível definir o ponto de partida e o destino que tal como no Google Maps ele define o trajeto mais curto considerando as vias existentes na época. Curioso verificar que colocando o nome atual das localidades o Omnesviae quando define o trajeto “traduz” o nome das mesmas para o nome romano (quando possível). Assim de Lisboa a Madrid, segundo o Omnesviae, vamos de Olisipona a Miaccum.
É sabido que todos os caminhos vão dar a Roma, mas se calhar o Omnesviae, que pode consultar aqui, teria dado muito jeito aos habitantes do Império Romano naquele tempo.
-
Notícias2 semanas agoDacia Striker chega abaixo dos 25.000 euros
-
Motos2 semanas agoConcentração de Faro já aquece
-
Notícias2 semanas agoIan Callum reinterpreta o Jaguar XJ220
-
Notícias2 semanas agoPrimeiro modelo com bateria de sódio é da Changan
-
Notícias2 semanas agoTorcal é o nome do primeiro Bentley 100% elétrico
-
Notícias1 semana agoMclaren recupera o seu primeiro modelo de estrada
-
Notícias7 dias agoVolkswagen vai repensar ligação ao futebol
-
Notícias6 dias agoRenault já fabricou um milhão de elétricos


