Chama-se Maxus eTERRON 9 e é a segunda pick-up elétrica da marca chinesa – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Chama-se Maxus eTERRON 9 e é a segunda pick-up elétrica da marca chinesa

Published

on

No Salão Automóvel de Hanover, a Maxus apresentou o eTERRON 9, uma enorme pick-up 100% elétrica. Será lançada no mercado europeu até ao final do ano. Uma boa homenagem à Tesla, que não pode vender o seu Cybertruck na Europa…



A ofensiva já está em curso com veículos comerciais e agora tem um novo nome e um rosto: eTERRON 9. Por detrás desta designação tosca, esconde-se uma imponente pick-up de tamanho XXL, com 5,50 m de comprimento e com um visual americano. As linhas são quadradas, o capô enorme e a frente abrupta.

A assinatura luminosa LED enquadra uma grelha de radiador completa com o monograma da marca chinesa. A caixa de carga oferece uma carga útil de 620 kg, enquanto a bagageira (porta-bagagens dianteiro) oferece um volume de carga de 236 litros.

O interior é surpreendentemente requintado para um veículo deste calibre. O painel de instrumentos e ospainéis das portas são revestidos a pele, tal como os bancos. Um grande ecrã aloja a instrumentação digital e o sistema de infoentretenimento. O eTERRON 9 é também muito acolhedor, graças, nomeadamente, à sua modularidade bem pensada. Os bancos dianteiros (equipados com uma função de massagem) podem ser rebatidos para criar uma área de dormir de 170 cm!

Escondidos nas entranhas deste monstro estão 2 motores elétricos, um em cada eixo, para uma potência total de 442 CV. Esta potência é transmitida às 4 rodas, permitindo que o veículo acelere dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos.


O eTERRON 9 dispõe ainda de um arsenal de caraterísticas técnicas que o ajudam a lidar com terrenos difíceis. Um total de 6 modos de condução tem um efeito direto na suspensão, direção, gestão da potência e do binário e recuperação de energia. O automóvel está equipado com uma enorme bateria de 102 kWh, o que lhe confere uma autonomia de 430 quilómetros no ciclo combinado WLTP.
A Maxus já confirmou que o eTERRON 9 chegará à Europa no final do ano, sem especificar se chegará a Portugal. Para já, a marca anunciou um preço base de 72.900 euros.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

MAN e FC Bayern inauguram novo parque de carregamento em Munique

Published

on

A inauguração de um inovador parque de carregamento elétrico para camiões e autocarros teve lugar em Munique, na Allianz Arena.



Este ambicioso projeto tem como objetivo impulsionar a eletrificação dos transportes pesados, oferecendo pontos de carregamento de alto desempenho. Entre os presentes na inauguração encontravam-se o Dr. Markus Söder, Ministro Presidente da Baviera; Christian Bernreiter, Ministro dos Transportes da Baviera; e altos funcionários do FC Bayern München e da MAN Truck & Bus, incluindo o seu CEO, Alexander Vlaskamp.

O parque de estacionamento sul do Allianz Arena acolherá a instalação de até 30 estações de carregamento de megawatts em três fases. Isto permitirá recarregar até 500 veículos elétricos por dia, apoiando assim a crescente procura de infra-estruturas de mobilidade elétrica. A Allianz Arena, graças à sua localização estratégica no norte de Munique e à sua ligação à rede europeia de transportes, torna-se um local-chave para uma instalação deste tipo.

O projeto do parque de carga foi concebido em cooperação com a MAN Truck & Bus, um patrocinador de longa data do FC Bayern. A utilização de eletricidade 100% verde significa que esta iniciativa não só promove a eletrificação dos transportes, como também a sustentabilidade ambiental. A infraestrutura também estará disponível para a futura frota elétrica do clube bávaro, que receberá o seu primeiro autocarro elétrico na época de 2025-2026.

Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus, sublinhou a importância desta frota de carregamento na descarbonização dos transportes: “Para atingir os objetivos climáticos de Paris, metade dos camiões fabricados em 2030 têm de ser elétricos. A infraestrutura de carregamento será fundamental para alcançar este objetivo”. A MAN, em colaboração com a E.ON, tem vindo a construir uma rede pública de carregamento na Europa, e este projeto em Munique será uma referência para iniciativas semelhantes no futuro.

A rede de carregamento na Allianz Arena faz parte de um esforço mais alargado para alcançar os 50.000 postos de carregamento de alto desempenho necessários na Europa até 2030, de acordo com as estimativas da ACEA. O novo MAN eTruck já registou 2.000 pedidos de compra e irá para a estrada em outubro de 2023, oferecendo até 800 km de autonomia. Este modelo inclui tecnologias de carregamento rápido, permitindo recuperar 300 a 400 km de autonomia durante as pausas dos condutores, uma caraterística que se destaca pela sua flexibilidade.


Para além disso, o MAN eTruck está equipado com a tecnologia MCS (Megawatt Charging System) e CCS (Combined Charging System), facilitando o carregamento tanto em postos de carregamento públicos como em garagens privadas.

Continuar a ler

Comerciais

Maxus revela eDeliver 5 elétrico que chegará em breve a Portugal

Published

on

A Maxus anunciou a chegada à Europa e a Portugal de um novo furgão elétrico. O Maxus eDeliver 5 estará disponível nos primeiros meses de 2025. Um veículo comercial com uma autonomia de mais de 330 quilómetros que, como o seu nome indica, estará a meio caminho entre o eDeliver 3 e o eDeliver 9.



A Maxus é, desde há vários anos, um dos principais intervenientes no mercado espanhol de furgões eléctricos, muito competitivo. Os veículos comerciais elétricos da marca britânica estabeleceram-se no topo do ranking dos furgões elétricos mais vendidos em Espanha. O modelo estrela da empresa que agora pertence ao colosso chinês SAIC é o Maxus eDeliver 3, um veículo que em breve receberá o seu novo “irmão mais velho”.


Tem dimensões médias. Tem 4,80 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 3,10 metros. É proposto em duas alturas e está disponível com dois ou três lugares à frente. A capacidade de carga útil é de 1.200 quilogramas. A área de carga tem 2,65 m de comprimento e 1,7 m de largura.
O equipamento tecnológico é outra das principais caraterísticas do novo eDeliver 5. Dispõe de uma extensa lista de sistemas de assistência ao condutor, como o aviso de colisão frontal com deteção de peões, ciclistas e veículos, assistente de manutenção na faixa de rodagem, aviso de ângulo morto e aviso de saída da faixa de rodagem.

No que diz respeito ao sistema de propulsão elétrica, não existem opções. O novo eDeliver 5 estará disponível apenas com um grupo motopropulsor. Um sistema de propulsão composto por uma bateria LFP de 64 kWh e um motor de 118 kW (161 CV) e 240 Nm de binário máximo . A autonomia do eDeliver 5 é de 335 quilómetros. Este valor aumenta para 489 km se nos concentrarmos exclusivamente na condução urbana.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração