Comerciais
França vai ter primeiro centro de manutenção de camiões a hidrogénio
França é o primeiro país a acolher um centro dedicado aos camiões a hidrogénio. Num desenvolvimento sem precedentes, o mercado europeu vai ter, a partir de setembro, um local para a manutenção especializada destes veículos, bem como um posto de abastecimento de hidrogénio.

Para alguns especialistas, esta iniciativa promete incentivar ainda mais a compra de veículos com esta tecnologia.
Em todo o caso, trata-se de uma estação de serviço pública para camiões. Assim, cada veículo pode abastecer de hidrogénio em cerca de 20 minutos. O combustível é fornecido pela Lhyfe, o principal fornecedor francês.
A Lhyfe produz hidrogénio através da eletrólise da água e da utilização de energias renováveis. Desde o seu lançamento em 2017, abriu o seu primeiro centro em 2021. Tem atualmente quatro centros de reabastecimento de hidrogénio na Europa.
Matthieu Guesné, fundador e CEO da Lhyfe, comentou: “A mobilidade pesada e o transporte rodoviário são sectores-chave para a descarbonização. A cadeia de combustível para veículos pesados, que está a ser desenvolvida há vários meses, está agora pronta e completa”, acrescentou.

Desta forma, Guesné antecipa que o hidrogénio representa o combustível do futuro. Isto não significa necessariamente que as tecnologias elétricas e híbridas deixarão de existir. Mas reúne todas as condições para satisfazer todo o tipo de necessidades.
“Os transportadores exigem-no, tal como as estações de serviço e os centros de manutenção que os servem. Esta estação, que está prestes a abrir, representa um grande passo em frente”, afirmou.
Comerciais
Kia revela PV5 chassis-cabina elétrico na SOLUTRANS 2025
A Kia apresentou em Lyon, na feira SOLUTRANS 2025, o novo PV5 Chassis Cab, o primeiro chassis-cabina totalmente elétrico da marca e um passo central na estratégia Platform Beyond Vehicle (PBV).
Construído sobre a plataforma E-GMP.S, o modelo destaca-se pela eficiência, modularidade e foco nas necessidades dos profissionais europeus.

Com menos de cinco metros de comprimento, o PV5 oferece até 1005 kg de carga útil e até 8 m³ de capacidade com a configuração High Box, igualando furgões de segmento superior, mas mantendo dimensões compactas e um raio de viragem de 5,5 metros.
Desenvolvido em colaboração com transformadores europeus, permite várias conversões profissionais, como versões Dropside, Tipper, Box Van e Refrigerated Van. Na SOLUTRANS, a Kia demonstra uma versão adaptada à distribuição alimentar.
O PV5 estará disponível com bateria de 51,5 kWh no lançamento e uma opção de maior autonomia, de 71,2 kWh, em 2026. Consoante a configuração, a autonomia pode atingir valores equivalentes aos do L2H1 Cargo: até 297 km com a bateria padrão e 416 km com a bateria maior. O carregamento rápido a 150 kW permite repor 10% a 80% em cerca de 30 minutos.

O modelo integra ainda um conjunto completo de sistemas de assistência à condução e a garantia Kia de sete anos/150 000 km (extensível).
Além da estreia do PV5 Chassis Cab, a Kia apresentou o novo Ecossistema Business Solutions, que reúne serviços de condução, carregamento, conectividade e gestão de frotas. A plataforma inclui soluções como Kia Charge Business — com acesso a mais de um milhão de postos na Europa —, a ferramenta de gestão Kia | PLEOS Fleet e o Business Mode da app Kia para supervisão de até cinco veículos.
O objetivo é simplificar operações, reduzir custos e acelerar a adoção de frotas elétricas no setor empresarial.
situs toto situs gacor toto slot slot resmi bento4d slot resmi toto slot toto slot situs togel bento4d bento4d bento4d bento4d toto togelComerciais
DAF XD e XF Electric vencem prémio do International Truck of the Year 2026
Os novos DAF XD e XF Electric foram eleitos International Truck of the Year do Ano 2026 por um júri idóneo composto por 24 jornalistas especializados, representantes de 24 países.
É a terceira vez que a DAF conquista o título com a sua gama New Generation, após o sucesso dos modelos XF, XG e XG+ em 2022, e do XD em 2023, trazendo o prémio mais uma vez
para a casa de Eindhoven.
O troféu foi entregue a Harald Seidel, presidente da DAF Trucks, durante o Jantar de Gala Internacional de atribuição destes prémios que decorreu na feira Solutrans em Lyon, França, com a presença de mais de 1300 convidados.
Com 92 pontos alcançados, a gama elétrica pesada do construtor holandês terminou à frente dos seus concorrentes na contagem final. O MAN D30 PowerLion a gasóleo foi um forte concorrente, enquanto o SANY e435 totalmente elétrico, marcou a primeira vez que um camião chinês chegou à lista de finalistas do prémio de camião mais prestigiado da Europa.
De acordo com as regras do “International Truck of the Year (IToY)”, o título é concedido anualmente ao veículo lançado nos 12 meses anteriores e que tenha dado a maior contribuição para a eficiência do transporte rodoviário. A avaliação abrange uma série de critérios, incluindo inovação tecnológica, conforto, segurança, dirigibilidade, eficiência energética, desempenho ambiental e custo total de propriedade (TCO).
Este é o terceiro ano consecutivo em que um camião elétrico conquista o título. Dos cinco veículos selecionados para 2026, três eram modelos elétricos a bateria, destacando que a transição energética continua na vanguarda da indústria dos pesados de mercadorias, mesmo com a evolução contínua do motor de combustão interna.
Durante extensos testes de condução, os membros do júri elogiaram os modelos XD e XF Electric pela perfeição das suas transmissões, com passagens de caixa quase impercetíveis. A sua autonomia também beneficia da melhoria aerodinâmica de 9% alcançada em toda a última geração de produtos DAF.
O conceito de veículo modular, que oferece uma ampla escolha de configurações de bateria e eixos, também foi elogiado por proporcionar aos operadores uma flexibilidade excecional.
Florian Engel, presidente do júri do “International Truck of the Year”, resumiu esta vitória: “Com os novos XD e XF Electric, a DAF Trucks demonstra que a combinação de um motor elétrico central e um eixo traseiro tradicional pode ser tão eficiente em termos energéticos quanto uma transmissão com um eixo elétrico (e-axle). Além disso, esta configuração da DAF proporciona uma distribuição de pesos perfeita, permitindo que praticamente todos os casos de utilização sejam abrangidos por uma única plataforma técnica.”
Os nomeados 2026 (por ordem alfabética):
DAF XD / XF
MAN D30 PowerLion
MAN eTGS
SANY e435
SCANIA Super 11
-
Motos2 semanas agoMiguel Oliveira despediu-se do Algarve com um 14º lugar
-
Novos2 semanas agoTruques para conduzir à noite
-
Notícias2 semanas agoNovo Clio já tem preços e já pode ser encomendado
-
Comerciais2 semanas agoNors e Renault Trucks iniciam comercialização da Master e da Trafic em Portugal
-
Notícias1 semana agoAutoeuropa já fabricou o primeiro lote do novo T-Roc
-
Notícias1 semana agoCastrol lança gama própria de baterias
-
Curiosidades1 semana agoBugatti Tourbillon, o mestre do ar
-
Motos5 dias agoMiguel Oliveira despede-se do MotoGP com um 11º lugar
