A TJA, Transportes J. Amaral, S.A. é uma empresa portuguesa de referência no mercado nacional, com mais de 75 anos de história e experiência comprovada na prestação de serviços de transporte e logística em todos os setores de atividade.
A empresa conta com aproximadamente 2000 colaboradores e com uma vasta frota de veículos de carga geral, veículos de granéis sólidos e líquidos, veículos de frio controlado e soluções tecnologicamente avançadas no domínio do transporte de mercadorias perigosas e com a forte aposta no setor do tráfego internacional, pretende reforçar a imagem da marca no espaço europeu. Mais de 1200 viaturas motoras que permitem executar os seus serviços, praticamente com recurso a meios próprios, sinal de qualidade e distinção.
Em 2022, a TJA fez história ao adquirir o seu primeiro camião elétrico, o MAN eTGM em Portugal, demonstrando um compromisso pioneiro com a redução da pegada de carbono e a adoção de tecnologias inovadoras. Este ano, dando continuidade a esse compromisso, a empresa reforça a frota com a aquisição de dois novos MAN eTGX, o camião elétrico ideal para o transporte de longo curso. O MAN eTGX tem uma autonomia de até 600 quilómetros e graças ao novo sistema de carregamento de megawatts, o camião 100% elétrico tem uma capacidade de carga de até 750 kW/h e pode recarregar até 350 quilómetros de autonomia durante pausas de cerca de 45 minutos, o que o torna ideal para percorrer longas distâncias.
Além de reduzir as emissões de carbono, o MAN eTGX também proporciona benefícios significativos em termos de economia de custos operacionais e manutenção.
A peça fulcral num conjunto propulsor do camião isento de emissões: a bateria. Por isso, o novo MAN eTGX contém baterias que foram especialmente concebidas para a utilização no novo camião elétrico – nas instalações da MAN em Nuremberga. Graças ao novo carregamento de megawatts com até 750 kW, são necessários aproximadamente 45 minutos para que as baterias descarregadas fiquem novamente carregadas. Aliás: no futuro, serão possíveis autonomias diárias de até 1000 quilómetros, uma grande vantagem para a utilização em tráfego de longa distância.
O Grupo Primafrio continua a sua estratégia de renovação da frota e reafirma assim o seu compromisso com a segurança e a eficiência com a incorporação de 300 camiões Actros 1851 LS com cabina BigSpace da Mercedes-Benz Trucks.
Estes novos camiões Mercedes-Benz Actros 1851 LS destacam-se pela sua avançada tecnologia de segurança, eficiência e conforto. Incorporam sistemas de assistência à condução que optimizam a segurança rodoviária, como o Active Brake Assist 5, o controlo da pressão dos pneus e a gestão preditiva do grupo motopropulsor, que permite uma condução mais eficiente, adaptando-se ao terreno. Primafrio
Em termos de conforto, a cabina BigSpace oferece um espaço ergonómico concebido para maximizar o conforto do condutor em longas distâncias, com uma distribuição inteligente dos espaços de arrumação e tecnologias avançadas para uma experiência de condução otimizada.
Graças à incorporação datecnologia MirrorCam, o modelo Actros 1851 LS permite uma poupança adicional de combustível até 2% e, com a última geração do motor OM471, consegue-se uma redução até 4% do consumo de combustível e, consequentemente, das emissões de CO₂, contribuindo assim para os objectivos de sustentabilidade da Primafrio.
Os camiões Mercedes-Benz representam 30% da frota do Grupo Primafrio. A Primafrio continua a avançar na sua estratégia de descarbonização com a incorporação deste modelo que permite uma redução de até 4% no consumo de combustível e, portanto, nas emissões de CO₂.
A marca sueca está a finalizar a renovação das instalações da Rede de Concessionários e Oficinas Autorizadas na Península Ibérica para que os seus clientes tenham uma excelente experiência Colocar o cliente em primeiro lugar.
Sob esta premissa, a Scania transformou as instalações dos concessionários em Espanha e Portugal. Com um orçamento superior a um milhão de euros e dentro dos seus padrões de qualidade, os espaços foram otimizados e as salas renovados para melhorar a interação e o conforto dos clientes e equipas da Scania, bem como expandir os serviços em alguns locais da sua rede de concessionários. Com o mesmo estilo e sob a identidade da Scania, cada espaço foi redesenhado e padronizado em mais de 60 oficinas na Península Ibérica para torná-los mais funcionais e confortáveis. O objetivo final desta mudança é que, quando um cliente Scania entra num dos seus concessionários, sinta que chegou a sua casa.
E também pensando no conforto das equipas das oficinas, os balneários e refeitórios foram modernizados e reformados. As receções e áreas de espera são agora mais funcionais, confortáveis, modernas e acessíveis, e todas têm o mesmo estilo e aspeto , para que os clientes tenham uma excelente experiência quando visitam uma concessionária Scania.
“Há 5 anos, iniciámos a uniformização das nossas instalações seguindo os elevados padrões de qualidade da Scania e com um objetivo principal; Colocar o cliente no centro de toda a operação. Aidentidade da nossa marca é claramente visível em todas as áreas de receção para a conveniência dos nossos clientes, facilitar o acesso a qualquer funcionário da Scania”, explicou Ángel Vázquez, Diretor de Desenvolvimento de Retalho da Scania Ibérica.
Aproveitando a renovação das instalações, foram incorporados novos serviços em algumas oficinas, como cabines de pintura, carregadores para veículos elétricos, serviço de tacógrafo e sistemas mais avançados de armazenamento e distribuição de lubrificantes, entre outros.
A sustentabilidade também tem estado muito presente na renovação da rede de concessionários. Algumas delas incorporaram painéis solares e estações ambientais para uma gestão de resíduos mais eficiente.