Veículos comerciais assumem 30% das receitas da Stellantis em 2023 – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Veículos comerciais assumem 30% das receitas da Stellantis em 2023

Published

on

A Stellantis comunicou as seus números de vendas de 2023 e concluiu que os veículos comerciais, ou a Stellantis Pro, representaram 30% das receitas da empresa. O fabricante foi líder de mercado em países como França, Itália, Espanha e Portugal.



O construtor automóvel que, entre outras, detém as marcas Citroën, Fiat Professional, Opel / Vauxhall e Peugeot reivindica ter alcançado a liderança de mercado de mercado na Europa 30, na América do Sul e uma quota recorde no Médio Oriente e África.
Na Europa 30, a Stellantis Pro registou uma taxa de penetração superior a 30% e um crescimento de vendas de 15% relativamente a 2022.
No subsegmento dos comerciais elétricos, a Stellantis Pro também se impõs em 2023, sendo líder em Itália, com 47,5%, na Alemanha, com 28,8%, no Reino Unido, com 47,9%, em Espanha, com 48,9%, em França, com 44,5% e em Portugal, com uns impressionantes 61,8%.

Registou igualmente um forte crescimento nas vendas de pick-up de uma tonelada no chamado “terceiro motor”, isto é, a combinação das regiões América do Sul, Médio Oriente e África, e Índia e Ásia-Pacífico. Estes mercados constituem um centro de receitas privilegiado da Stellantis.
Na América do Norte, onde está presente com a marca Ram, a Stellantis Pro One ascendeu à segunda posição no segmento dos furgões, com uma quota de mercado de 20%, e para a terceira posição em termos gerais na região.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

DAF reforça nova geração de camiões com melhorias em toda a gama

Published

on

Em 2021, a DAF surpreendeu com a sua nova geração de camiões, com a qual conquistou vários prémios, cada um mais importante que o anterior e que veio demonstrar o grande trabalho que os engenheiros da marca realizaram. Em 2024 todos os seus modelos incluem importantes inovações, que os tornam uma referência no transporte profissional.



As melhorias dizem respeito aos grupos motopropulsores, à aerodinâmica e às especificações otimizadas, tudo com o objetivo de alcançar um elevado nível de eficiência. O sucesso do cliente é a máxima da DAF com esta nova geração.
Em suma, três dos principais pilares de toda a gama estão a ser trabalhados: eficiência, segurança e conforto. Em primeiro lugar, todos os camiões DAF beneficiam da melhor aerodinâmica possível, de motores PACCAR MX-11 e MX-13 altamente eficientes (de 270 kW/370 cv a 390 kW/530 cv) e de uma gama de sistemas de assistência ao condutor de última geração, o que resulta numa poupança de combustível até 10%.

Além disso, são agora possíveis outras poupanças de 3 % graças a melhorias no grupo motopropulsor e na aerodinâmica.
Do ponto de vista técnico, a eficiência otimizada do grupo motopropulsor dos DAF XD, XF, XG e XG+ é conseguida através de um novo diagrama de abertura e fecho das válvulas do motor de acordo com o princípio Miller. Além disso, o sistema utiliza uma bomba de refrigeração de acionamento duplo com funcionamento elétrico em condições de baixa procura e acionamento por correia quando é necessário um elevado desempenho de refrigeração.

Para maximizar a eficiência, está instalado um compressor de ar de dois cilindros com embraiagem. Os sistemas turbo e EGR foram melhorados para se integrarem perfeitamente no novo diagrama de abertura e fecho das válvulas e os novos injetores de combustível garantem uma excelente eficiência, fiabilidade e durabilidade.
Além disso, a marca introduziu alterações no programa do eixo traseiro SR1344. Um novo design do pinhão oferece maior resistência e durabilidade e permite também aplicar a potência mais elevada do PACCAR MX-13 (390 kW/530 cv). Desta forma, todos os motores PACCAR MX podem beneficiar otimamente da filosofia de redução de velocidade do motor da DAF.

A estrutura extremamente robusta da cabina, o sistema patenteado de compensação da cabina e o sistema de direção com compensação controlada asseguram que os modelos XD, XF, XG e XG+ estabelecem a referência em termos de segurança passiva. Além disso, uma gama abrangente de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) de fábrica garante uma segurança ativa de classe mundial.
O Sistema Avançado de Travagem de Emergência (AEBS) de nova geração está equipado com sensores de radar (dois de longo alcance e um de curto alcance) e uma câmara, proporcionando uma travagem de emergência totalmente autónoma para ajudar a evitar colisões com utentes vulneráveis da estrada à frente do veículo. Um radar adicional assegura que a nova função Drive-off Assist detecta e avisa o condutor de quaisquer utentes da estrada vulneráveis nas proximidades quando o veículo está parado ou a arrancar.

Além disso, o sistema Event Data Recorder grava imagens e dados quando o aviso de travagem AEBS é ativado, e o DAF Side & Turn Assist avisa se houver peões, ciclistas ou veículos nos ângulos mortos do veículo, incluindo até a traseira do reboque/semirreboque.
Outro grande desenvolvimento da nova geração de camiões DAF diz respeito ao conforto de que os condutores podem desfrutar. Por um lado, as atualizações do grupo motopropulsor resultam em níveis de ruído ainda mais baixos à velocidade de cruzeiro, uma vez que funciona a rotações por minuto (rpm) ainda mais baixas.

As otimizações do motor, em combinação com a nova estratégia de mudanças da transmissão, melhoram a dirigibilidade, suavizando ainda mais o movimento do veículo.
De salientar ainda que a nova plataforma de gestão de frotas online PACCAR Connect inclui o Connected Truck Navigation, que permite à base enviar o planeamento completo do itinerário diretamente para o ecrã secundário do camião, para conveniência do condutor. As caraterísticas incluem opções de rota para os percursos inicial e final, optimizando a eficiência do veículo e o conforto do condutor.

Continuar a ler

Comerciais

Lusocargo comemora 40 anos de transporte internacional

Published

on

Como um dos três maiores transitários a operar em Portugal, a Lusocargo celebra 40 anos de presença no setor do transporte e logística internacional. Para assinalar este marco, a empresa está a realizar um conjunto de iniciativas internas, até ao final do ano, envolvendo todos os seus colaboradores.



Fundada a 8 de outubro de 1984 na cidade do Porto, a Lusocargo iniciou atividade num contexto em que as atividades de serviços aduaneiros e de transporte internacional eram frequentemente geridas por empresas distintas. Com uma visão pioneira, introduziu no mercado português um serviço integrado, oferecendo a importadores e exportadores uma solução global para as suas operações de comércio internacional.

Num momento histórico para a organização, o diretor geral da Lusocargo, João Silva, reflete sobre este percurso: “Superar os 40 anos de história é um marco assinalável que apenas algumas empresas podem orgulhar-se de transmitir. Este aniversário é o significado de um esforço conjunto e incansável de um conjunto de colaboradores unidos, que enfrentam diariamente os desafios de um setor dinâmico e exigente. São o reflexo da nossa capacidade de adaptação às rápidas transformações tecnológicas, geopolíticas e ambientais que o mundo atual apresenta, continuando focados em apoiar a internacionalização e as trocas comerciais das empresas, desde Portugal para o mundo”.

Ao longo das últimas quatro décadas, a Lusocargo consolidou a sua posição no mercado, e está a reforçar a sua equipa e serviços, com vista a melhorar a oferta para todos os clientes e parceiros. Com parcerias reforçadas recentemente para os Países Baixos, Marrocos e Suíça, a empresa alcança mais de 20 mercados em redor da Europa.

Dada a sua ligação com o Grupo BBL desde 2021, a Lusocargo tem aumentado a rede de agentes estratégicos no serviço expresso de grupagem para transporte rodoviário de mercadorias. Entre 2017 e 2022, o Grupo BBL cresceu de 440 para 2000 colaboradores e o seu volume de negócios anual aumentou de 121M de euros para cerca de 720M de euros em 2023, uma dimensão que reforça a capacidade e eficácia do serviço prestado pela Lusocargo como um dos líderes do mercado português na organização do transporte internacional, nacional, logística e despachos aduaneiros.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Angelmike
    Ora boa noite pessoal impecável, tenho aqui uma questão muito curiosa sobre os rolamentos da frente dos carros, tenho um corsa c que uso para o...
  • por paraquedista1
    Boa tarde, gostava de uma informação, queria colocar óleo no Motor Opel Corsa D costumo ir ao mecânico mas para poupar uns € fazia eu isso,...
  • por insyspower
    Os 4 piscas quando acionados desligam todos totalmente durante 10 segundos e voltam a ligar passando 10 segundos (intermitente), quando digo 10s pode...
  • por Nightwisher
    O que pensam disto? Acho que 15m no youtube kids é pior que 2h no canal panda.

Em aceleração