Carros novos também vão ter uma “caixa negra” – Motorguia
Connect with us

Notícias

Carros novos também vão ter uma “caixa negra”

Published

on

A partir de julho deste ano os automóveis novos vendidos na União Europeia são obrigados a estar equipados com o sistema EDR (Event Data recorder), ou seja, uma “caixa negra”, semelhante ao que já existe na aeronáutica, que tem por objetivo recolher e armazenar dados do automóvel para auxiliar as autoridades a determinar as causas de um acidente e averiguar as responsabilidades do mesmo.



O sistema EDR deverá estar associado ao sistema de airbags, entrando em funcionamento sempre que estes são ativados em conjunto com os tensores dos cintos de segurança, começando a gravar 5 segundos antes do eventual impacto continuando a gravar quase até meio segundo depois. O EDR grava dados como a velocidade do veículo, a sua posição na estrada, a travagem efetuada, entre outros e garante que os mesmo sobrevivem ao acidente para posterior análise. Naturalmente que o sistema não pode ser desligado.

A informação recolhida só poderá ser acedida pelas autoridades competentes.

1 Comment

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias

BYD quer bater barreira dos 500 km/h com o Yangwang U9 Xtreme

Published

on

O Yangwang U9 Xtreme já tem o título de modelo de produção mais rápido do mundo depois de ter atingido a marca dos 496 km/h, mas a marca chinesa não vai ficar pro aqui e quer bater a fasquia dos 500 km/h.


Foi durante o recente Goodwood Festival of Speed que a vice presidente da BYD, Stella Li, afirmou que o Yangwang U9 Xtreme vai voltar a tentar bater o seu recorde de velocidade e se possível superar os 500 km/h. Essa decisão teve como base a informação dos técnicos e engenheiros da Yangwang que referiram que ainda havia margem de progressão para o U9 Xtreme e que a meta dos 500 km/h era possível de atingir.

Essa nova tentativa de recorde deverá ter lugar mais uma vez na pista oval de Papenburgh, na Alemanha, onde o atual recorde de velocidade foi estabelecido.

Continue Reading

Notícias

Lancia Delta fica para segundas núpcias

Published

on

A Lancia parece ter desistido de lançar o novo Delta em 2028, como já havia sido avançado. Apesar de não ter feito nenhuma declaração sobre o assunto, na calendarização de modelos do Grupo Stellantis até 2030 o Delta não está contemplado.


Luca Napolitano, quando era CEO da Lancia, chegou a falar do alinhamento de três modelos da marca italiana com o Ypsilon, o Gamma e o Delta. Contudo este último não surge na apresentação da calendarização dos novos modelos previstos pelo Grupo Stellantis até 2030. Não quer dizer que o Lancia Delta esteja totalmente fora das cogitações, pois num plano a quatro anos muitas coisas mudam no mundo automóvel e também não houve uma declaração oficial sobre este modelo. No entanto, para já, não será tão cedo que o novo Delta verá a luz do dia e consequentemente não será fácil voltar a ver uma sigla “HF Integrale” a circular na estrada.

Continue Reading

Ultimas do Fórum

Em aceleração