Notícias
Carros novos também vão ter uma “caixa negra”
A partir de julho deste ano os automóveis novos vendidos na União Europeia são obrigados a estar equipados com o sistema EDR (Event Data recorder), ou seja, uma “caixa negra”, semelhante ao que já existe na aeronáutica, que tem por objetivo recolher e armazenar dados do automóvel para auxiliar as autoridades a determinar as causas de um acidente e averiguar as responsabilidades do mesmo.
O sistema EDR deverá estar associado ao sistema de airbags, entrando em funcionamento sempre que estes são ativados em conjunto com os tensores dos cintos de segurança, começando a gravar 5 segundos antes do eventual impacto continuando a gravar quase até meio segundo depois. O EDR grava dados como a velocidade do veículo, a sua posição na estrada, a travagem efetuada, entre outros e garante que os mesmo sobrevivem ao acidente para posterior análise. Naturalmente que o sistema não pode ser desligado.
A informação recolhida só poderá ser acedida pelas autoridades competentes.
Notícias
Alfa Romeo e Maserati “armam” Carabinieri
A ligação do Grupo Stellantis ao Corpo de Carabinieri não é de agora e desta vez foram fornecidos dois modelos de altas prestações destinados ao transporte de órgãos por parte da polícia italiana.
Ver um Alfa Romeo com as cores da polícia italiana é uma imagem que até remonta a memórias televisivas dos tempos de juventude ou infância, e essa ligação entre a marca italiana e os Carabinieri sempre se manteve. Agora os polícias italianos contam com um novo Giulia Quadrifoglio com 520 cv de potência destinado à missão de transporte de órgãos. Mas este não é o único desportivo a entrar ao serviço nesta função. Pela primeira vez na história da polícia italiana um Maserati também vai fazer parte da sua frota. Trata-se de um Maserati MCPURA com um motor V6 Nettuno biturbo capaz de debitar 630 cv de potência. Estes dois veículos foram devidamente equipados com os sistemas necessários para o transporte de órgãos e de sangue e também receberam novas pinturas de acordo com as cores do Corpo de Carabinieri.
Na cerimónia de entrega destes dois desportivos, o Comandante-Geral do Corpo de Carabinieri, o Gen. C.A. Salvatore Luongo, fez questão de referir que a parceria com a Stellantis representa “não apenas uma aliança entre a excelência automóvel italiana e a eficiência operacional institucional, mas um verdadeiro alinhamento de propósitos ao serviço da comunidade. A fiabilidade operacional destes veículos é uma ferramenta vital para salvar vidas. E quando falamos em salvar vidas, referimo-nos à missão mais elevada que uma instituição pode perseguir e ao serviço mais nobre que se pode oferecer à sua comunidade”.
Notícias
Toyota vai lançar um Land Cruiser mais acessível
É mais pequeno, terá um preço mais acessível, mas irá manter o ADN de um Land Cruiser e a Toyota decidiu apelidá-lo de FJ, mas, para já, não virá para o mercado europeu.
A Toyota apresentou o Land Cruiser FJ uma “versão” mais pequena do Land Cruiser e que foi desenvolvida com base na plataforma da Toyota Hylux Champ que é uma versão mais acessível da Hylux destinada a mercados asiáticos e africanos, por exemplo.
Ainda sem avançar com todas as características técnicas, o construtor nipónico garante que este FJ tem o ADN Land Cruiser no que diz respeito às suas aptidões fora de estrada, assegurando toda a polivalência e versatilidade que é suposto num modelo desta natureza. Com 4,575 m de comprimento e uma altura ao solo de 215 mm este Toyota vai buscar alguns traços estéticos ao seu “irmão” de maiores dimensões, destacando-se os guarda-lamas e pára-choques muito pronunciados dando-lhe uma imagem de robustez.
Equipado com um motor a gasolina com 2.7 litros de capacidade e 163 cv de potência, mas que não cumpre com as normas europeias de emissões e essa é a razão pela qual este novo Land Cruiser FJ não chegará, para já, ao mercado europeu.




-
Comerciais2 semanas agoNovo centro industrial global da Scania na China
-
Notícias2 semanas agoToyota prepara drones para todo o terreno
-
Notícias2 semanas agoNovo Porsche Macan GTS elétrico já tem preço
-
Comerciais1 semana agoVolvo FH Aero promete reduções de consumo em torno dos 7%
-
Motos7 dias agoMiguel Oliveira fora dos pontos na Malásia
-
Notícias1 semana agoJá são mais de 5 mil contra o fim do Autódromo do Estoril
-
Notícias6 dias agoOperação “Viajar Sem Pressa” regista mais de 23.000 infrações
-
Motos2 semanas agoMiguel Oliveira foi 12º na Austrália




1 Comment