Volvo Trucks lança novo VNL em plataforma multienergias – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Volvo Trucks lança novo VNL em plataforma multienergias

Published

on

A Volvo Trucks apresentou o novo Volvo VNL na América do Norte, que é um “primo” próximo do Volvo FH europeu, que vai entrar numa nova geração já no final do mês de janeiro.



Quanto ao Volvo VNL, apresenta uma aerodinâmica otimizada, o que em combinação com nova tecnologias permite melhorar o consumo de combustível até 10%.
O modelo assenta numa nova plataforma preparada para acomodar diferentes sistemas de propulsão, incluindo elétrico a bateria, pilha de combustível e motores de combustão que usam combustíveis renováveis como o hidrogénio. Esta nova plataforma também deverá ser adotada pelo novo Volvo FH.
À semelhança de muitos camiões norte-americanos de gama alta, designados como Classe 8, o Volvo VNL possui cabina normal, isto é, o compartimento do motor à frente do habitáculo. Os engenheiros da marca sueca procuram otimizar a eficiência aerodinâmica, tendo introduzido formas angulares e arredondadas na cabina.

Vai ser lançado com um motor Diesel D13 que está disponível em quatro níveis de potência, dos 405 CV aos 500 CV, três níveis de binário máximo dos 2370 Nm aos 2640 Nm.
As vendas do novo Volvo VNL começam daqui a alguns meses e a sua produção está a cargo da fábrica de New River Valley, localizada em Dublin, no estado norte-americano da Vírgina.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Freightliner mostra quinta geração do Cascadia

Published

on

A Freightliner, marca do universo Daimler Truck, apresentou a quinta geração do seu modelo Cascadia. A nova geração do camião da Classe 8 mais vendido no mercado norte-americano estabelece novos padrões de segurança, eficiência e rentabilidade. Está programada para começar a ser produzida nas fábricas dos EUA e do México em meados de 2025.



Esta geração apresenta novas capacidades alargadas para o Detroit Assurance Suite of Safety Systems, que inclui uma potência de computação melhorada e uma câmara melhorada, bem como quatro novos sensores de radar de curto alcance e um sensor de radar de longo alcance dinamizado. Com estas atualizações e extensões, o novo Cascadia vem equipado com Active Brake Assist 6 (ABA6), Active Lane Assist 2 (ALA2), Attentive Driver Protection, Side Guard Assist 2 (SGA2), que aumentam a segurança dos condutores e dos outros utentes da estrada.

Um novo Sistema Inteligente de Controlo da Travagem (IBCS) para o Freightliner Cascadia introduz o Comfort Braking, que proporciona distribuição da força de travagem, controlo do desgaste dos revestimentos e monitorização do desempenho. Estas caraterísticas asseguram uma travagem mais suave e confiante – especialmente em paragens bruscas – e ajudam a prolongar a vida útil das pastilhas de travão através de um desgaste uniforme. O IBCS também inclui o Endurance Braking, uma caraterística que combina na perfeição o retardador do motor e os travões de serviço quando o pedal é acionado, ajudando a prolongar ainda mais a vida útil dos travões. Um travão de estacionamento eletrónico totalmente novo permite a Mitigação de Rollaway.


Também novos são os Faróis LED Inteligentes de Dupla Fase, que oferecem maior durabilidade e resistência ao impacto. Foram também concebidos para derreter o gelo e eliminar a condensação em minutos. Com um padrão de feixe aumentado, função de máximos automáticos e capacidades de ajuste de feixe mais fáceis, melhoram a visibilidade, a segurança e o conforto do condutor.


A quinta geração do Freightliner Cascadia oferece o sistema MirrorCam instalado de fábrica – um sistema de câmaras de última geração que melhora a visibilidade do condutor. As câmaras montadas na parte superior das portas proporcionam um amplo campo de visão e estão equipadas com tecnologia de infravermelhos e revestimentos hidrofóbicos para repelir a água e outros contaminantes. O MirrorCam ajuda a melhorar a visibilidade, especialmente à noite e durante condições climatéricas adversas, e melhora o conforto do condutor ao minimizar o movimento da cabeça e do pescoço.


Os motores Detroit DD13 e DD15 estarão disponíveis no lançamento, com potências até 505 CV. Os Cummins X15 e X15N, o primeiro motor a gás natural concebido especificamente para aplicações em camiões pesados ​​e rodoviários, serão introduzidos nos Cascadia construídos em 2026. Estão disponíveis com 400 a 605 CV.

Continuar a ler

Comerciais

Exército português adquire 108 viaturas táticas à MAN Truck & Bus

Published

on

O Exército português deu um grande passo em direção à modernização e fortalecimento das suas capacidades operacionais, com a recente aquisição de uma frota de 108 viaturas táticas médias MAN, adquiridas através de um concurso internacional da NATO. Esta aquisição, parte de um esforço contínuo para atualizar os recursos e equipamentos das Forças Armadas e representa um marco significativo para o Exército e para a segurança nacional.



A MAN Truck & Bus Portugal, acompanhou a entrega das primeiras seis viaturas 4X4 Porta Shelter, que visam dotar as unidades de transmissões com um grau superior de mobilidade e proteção, no âmbito do desenvolvimento da Capacidade “Comando e Controlo Terrestre”.
Na cerimónia de entrega destas primeiras unidades estiveram presentes também representantes da TSD e da NATO, havendo oportunidade de abordar diversos temas de interesse geral, nomeadamente formação, manutenção futura das viaturas, entre outros.

Nesses dias, foram efetuadas ações de formação da parte dos chassis MAN e também dos equipamentos da TSD, empresa fornecedora das viaturas e que é especializada na conceção, desenvolvimento e fabrico de veículos especiais personalizados e na carroçaria de veículos para forças armadas, forças policiais e empresas de segurança. No decurso dos anos 2024 a 2026, serão entregues os cento e oito veículos 4×4 e 6×6, com diferentes aplicações no chassis (transporte de carga, transporte de tropas, grua, veículos blindados, camiões-cisterna).

As viaturas a fornecer são produzidas pela RMMV, Rheinmettal MAN Military Vehicles, uma joint venture, na qual a Rheinmettal detém 51% e a MAN AG 49%.
Estas viaturas constituem a Plataforma de Mobilidade do Projeto Sistema de Informação e Comunicações Tático (SIC-T), um sistema desenhado, concebido e desenvolvido pelo Exército português com o objetivo de dotar as suas unidades operacionais com a capacidade de Comunicações e Sistema de Informação (CSI) que garanta a interoperabilidade e adaptabilidade ao teatro de operações, habilitando-as a trabalhar em ambientes operacionais exigentes e em constante transformação.

Este investimento traduz o compromisso do Exército com a manutenção de uma força de defesa altamente capaz e pronta para enfrentar os desafios do presente e do futuro.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por sethy
    Boas, Basicamente, apareceram-me duas cartas com coimas de estacionamento indevido, contra-ordenação leve. O que me causa espanto é serem...
  • por Roleta
    Com o objetivo de partilhar e obter ajuda para melhorar o sistema de navegação que utilizo em todo-o-terreno, crio este tópico. Atualmente...
  • por pbs06
    Boa tarde a todos. Estou com um grave problema no meu opel corsa, queimou a junta da cabeça do motor (pela segunda ve,) e segundo o mecânico, os...
  • por fmlbotelho
    Boa noite, Depois de uma intensa prospeção de mercado a minha escolha para um novo automóvel será esta: Mazda 2 Skyactiv G 90 cv 6MT...

Em aceleração