MAN renova furgão TGE com tablier totalmente digital – Motorguia
Connect with us

Comerciais

MAN renova furgão TGE com tablier totalmente digital

Published

on

O furgão da MAN Truck & Bus, o TGE, feito em parceria com a VW, está a ser alvo de uma atualização completa do modelo. Assim, pretende estabelece padrões de segurança e de conforto do condutor no segmento dos furgões.



Por este motivo, recebe o nome apropriado de “Next Level”. O modelo receberá, de longe, o maior pacote de inovações técnicas da sua ainda jovem história, com os primeiros modelos MAN TGE Next Level a saírem da linha de produção em maio de 2024, dando-lhe um impulso em termos de conforto.

O principal foco em termos de conforto será o novo painel de instrumentos com ecrã digital. Um dos destaques do novo interior é o grande ecrã para controlar as funções do veículo e o sistema de infotainment MAN Media Van. O MAN Media Van é composto por um ecrã de 10,4 polegadas com as funções de série DAB+, MAN Connect, App Connect e MAN SmartLink para integração de smartphones. Outras atualizações incluirão o MAN Media Van Navigation e o MAN Media Van Navigation Business, ambos com funcionalidades adicionais, como controlo por voz, rádio web, streaming de multimédia e integração Alexa, para além da função de navegação. A versão Business também recebe um ecrã de 12,9 polegadas na diagonal.


Outros destaques do painel de instrumentos incluem o volante multifunções ergonómico redesenhado com alavanca de mudanças integrada na coluna de direção (para transmissões automáticas), o travão de estacionamento eletrónico e a função Keyless Go. Estes novos elementos têm tudo para tornar a vida quotidiana mais eficaz e mais agradável para o condutor da TGE. Os suportes para copos, os compartimentos de arrumação e o compartimento para telemóvel com função de carregamento indutivo também contribuem para isso.


Além disso, o renovado furgão irá receber uma nova geração de unidades de controlo, sensores e câmaras no lado do hardware com esta mudança.
No mesmo passo, a arquitetura E/E foi fundamentalmente renovada. Isto permitirá um desenvolvimento brilhante na área dos sistemas de assistência e segurança: sistemas de assistência completamente novos, bem como sistemas mais desenvolvidos, estarão disponíveis no MAN TGE Next Level.
Com estas inovações, o furgão MAN aumenta a segurança dos seus ocupantes e dos outros utentes da estrada, uma vez que alguns sistemas de assistência fazem parte do equipamento de série pela primeira vez, incluindo informações sobre sinais de trânsito, sistema ativo de manutenção na faixa de rodagem, deteção de fadiga e assistência ao estacionamento.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

V8 da Scania mostra economias de combustível superiores a 20% nos duo trailer

Published

on

A Scania Ibérica apresentou os resultados de um estudo, baseado em dados operacionais reais, que compara os consumos de combustível e AdBlue na motorização Scania V8 utilizada em conjuntos duo trailer (70 toneladas) e, a mesma motorização, utilizada no transporte de 40 toneladas.

A rota escolhida para o estudo foi a que liga as cidades de Madrid e Barcelona pela A-2, um trajeto muito habitual para o transporte de mercadorias em geral e para os conjuntos duo trailer em particular. Um total de 625 quilómetros com zonas muito exigentes como o Puerto de Somosierra, o troço entre Medinaceli e Alcolea del Pinar ou os quilómetros entre Fraga e Lérida.

Os resultados do estudo demonstram as vantagens significativas de utilizar a motorização Scania V8 para aplicações duo trailer, destacando a sua eficiência e capacidade para reduzir custos operacionais. O consumo médio de combustível para um camião com uma carga de 40 toneladas foi de 28,9 litros por cada 100 quilómetros, enquanto o consumo médio de AdBlue situou-se em 3,50 litros por cada 100 quilómetros.

Em contraste, o duo trailer com uma carga total de 70 toneladas apresentou um consumo médio de combustível de 43,6 litros por cada 100 quilómetros e um consumo médio de AdBlue de 5,32 litros por cada 100 quilómetros.

Se extrapolarmos estes resultados, a percentagem de economia de combustível ao utilizar um duo trailer de 70 toneladas em comparação com dois camiões de 40 toneladas é de 24,57%. Na parte de AdBlue, a economia ascende até 24,12%.

O motor V8 da Scania, com uma potência de até 770 CV e um binário de motor de até 3.700 Nm, está desenhado para oferecer uma eficiência superior em aplicações de transporte de cargas pesadas. Esta tecnologia avançada, que inclui a caixa de mudanças Opticruise e um novo grupo cónico traseiro adaptado para velocidade de cruzeiro em marcha direta, contribui para uma redução significativa nos custos operacionais e de manutenção.

Continue Reading

Comerciais

eActros 600 desafia recorde mundial do Guiness em marcha-atrás

Published

on

A Mercedes-Benz Trucks está a preparar uma ação ousada para voltar a entrar no Guinness World Records. Desta vez, o desafio consiste em unir inovação, destreza e sustentabilidade: percorrer a maior distância em marcha-atrás com um camião articulado.

O veículo selecionado para a tentativa de estabelecimento de um novo recorde mundial é o mais recente modelo da Mercedes-Benz, o eActros 600, um camião elétrico de longo curso que apresenta o potencial para revolucionar o setor de transportes.

A tentativa de estabelecer um novo recorde ocorrerá no dia 4 de junho, no circuito Motorsport Arena Oschersleben, localizado na Saxónia-Anhalt, na Alemanha. A missão da Mercedes-Benz Trucks é inequívoca: superar os 89 quilómetros percorridos em 2020 por um camião a gasóleo nos Estados Unidos, com o objetivo de conduzir mais de 100 quilómetros em marcha-atrás, colocando o eActros 600 na história.

A jornada não se esgota no circuito de pista fechada. Após estabelecer um novo recorde, o Mercedes-Benz eActros 600 será submetido a uma demonstração de habilidades excecionais e a uma visibilidade sem precedentes para a mobilidade elétrica. Nesse sentido, o veículo será desafiado a percorrer 30 quilómetros em marcha-atrás por estradas públicas. O destino final será o Daimler Truck Global Parts Center, em Halberstadt, na Alemanha, cuja inauguração oficial está agendada para 10 de julho do corrente ano. A partir de então, este centro será responsável pelas entregas globais de peças para os camiões da marca Mercedes-Benz.

Ao comando do eActros 600 estará Marco Hellgrewe, um veterano das Forças Armadas Alemãs e entusiasta pelos camiões. Hellgrewe é detentor de um lugar de destaque neste tipo de feitos pois foi ele quem estabeleceu o recorde anterior, em 2008, quando percorreu 64 quilómetros em marcha-atrás com um camião a gasóleo. Atualmente, o mesmo volta a desafiar os limites, desta vez com a tecnologia elétrica e o inovador Mercedes-Benz eActros 600.

Continue Reading
Advertisement

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração

[plista widgetname=plista_widget_belowArticle]