Comerciais
Mercedes-Benz eCitan já tem preços para Portugal

O novo Mercedes-Benz eCitan já está disponível em Portugal nas versões Standard e Longo e os preços já se sabem. Além do furgão também está em comercialização da variante de passageiros, mas apenas na versão Standard. As primeiras unidades vão chegar aos clientes já no verão.

Está equipado com um motor elétrico de 90 kW (122 CV), uma caixa de uma relação e uma bateria de iões de lítio com 45 kW de capacidade, que permite percorrer, dependendo da versão, entre 280 km a 284 km em ciclo WLTP. O consumo médio de energia anunciado é de aproximadamente 19 kWh/100 km.
O Mercedes-Benz eCitan pode recuperar entre 10% e 80% do nível de carga da bateria num posto de corrente contínua de 80 kW em cerca de 38 minutos. O furgão elétrico compacto da marca alemã também pode ser carregado em corrente alterna, estando equipado, de série, com um carregador de bordo de 11 kW e, em opção, de 22 kW.

Como a bateria está instalada por baixo do piso do compartimento de carga à frente do eixo traseiro, isto significa que o volume útil é idêntico ao Citan de combustão, de 2,9 m3 na versão curta e 3,7 m3 na longa. A capacidade de carga é de 544 kg e de 722 kg, respetivamente.
Os novos eCitan Furgão e Tourer estão são propostos nas linhas de equipamentos Base e Pro. Esta última recebeu algumas atualizações visuais e oferece ainda mais funcionalidades. Por exemplo, os puxadores das portas e a tampa do trilho da porta deslizante são pintados na cor da carroçaria. O interior e o compartimento de carga têm iluminação LED.

O equipamento de série do Mercedes-Benz eCitan Pro inclui iluminação LED no habitáculo e compartimento de carga, sistema de áudio Mercedes-Benz, banco do condutor com regulação em altura, ar condicionado, vidros dianteiros elétricos com função de conforto e revestimento plástico no compartimento de carga.
Em termos de preços, o eCitan Furgão Base é proposto a partir de 35.030 euros na versão Standard e 36.470 euros no Longo. O eCitan Tourer Standard Base tem um preço indicativo de 37.630 euros e o Longo de 39.130 euros. Estes valores não incluem IVA.
Comerciais
LASO conclui transportes para o Parque Eólico de Aldeavieja

A LASO concluiu, o transporte das componentes destinadas à construção do Parque Eólico de Aldeavieja, numa operação exigente ao nível técnico e logístico.
Os trabalhos tiveram início a 5 de maio e consistiram no transporte de quatro torres eólicas, cujas componentes foram expedidas a partir de três localizações distintas. Esta dispersão geográfica exigiu mais coordenação logística, exigindo um reforço de recursos, a mobilização de mais equipas e um planeamento detalhado, de forma a garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos.
Dada a elevada inclinação da estrada de acesso ao local de instalação, a operação exigiu a implementação de outro tipo de soluções. Para o transporte das componentes de maior peso e dimensão, tornou-se necessário o reforço do conjunto com dois carros de tração adicionais.
“Esta operação veio mostrar a capacidade da LASO em encontrar soluções adequadas aos nossos clientes”, refere o responsável pela operação.
O sucesso destes transportes deve-se ao profissionalismo das cerca de 60 pessoas envolvidas, entre motoristas, gestores de projetos, técnicos de qualidade e segurança e engenheiros destacados capazes de responder a qualquer desafio, na qualidade dos serviços prestados.
Comerciais
Ford Transit comemora 60 anos de conquistas na Europa

A 9 de agosto de 1965, o primeiro furgão Ford Transit saiu da linha de produção da fábrica da Ford em Langley, no Reino Unido. Naquela altura, poucos imaginavam o impacto duradouro que essa simples inovação teria no mundo dos negócios.

Em 2025, a Ford Transit celebra seis décadas de história, tendo-se consolidado como o principal meio de transporte de empresas e serviços em toda a Europa. Desde pequenos comerciantes locais até grandes serviços de entrega, a Transit continua a ser um símbolo de confiabilidade no setor comercial. “Nos últimos 60 anos, a Transit tornou-se sinónimo de trabalho bem feito”, destaca Hans Schep, diretor-geral da Ford Pro para a Europa.

O impacto económico das empresas relacionadas com furgões é impressionante, com uma contribuição de cerca de 1 mil milhões de euros para as economias da UE e do Reino Unido em 2023. Este setor tem revelado um crescimento consistente, com um aumento de 27,4% desde 2017, superando o desempenho de várias indústrias não dependentes de furgões.

Além do seu sucesso histórico, a Transit tem vindo a adaptar-se às necessidades do presente e do futuro. A Ford Pro, que lidera o mercado europeu de veículos comerciais há mais de uma década, oferece agora versões elétricas de toda a gama Transit, incluindo a E-Transit e a E-Transit Custom. Estes modelos elétricos não só oferecem uma alternativa sustentável, como também ajudam as pequenas empresas a economizar.
Ao longo dos seus 60 anos de existência, a Transit respondeu a uma variedade de necessidades empresariais, desde o transporte de mercadorias até soluções personalizadas para serviços específicos. O seu design original, com um piso de carga plano e motor montado à frente, foi idealizado para facilitar a operação e o conforto. Além disso, a vasta rede de concessionários da Ford garantiu que os clientes tivessem o apoio necessário desde o início.

Hoje, a Ford Pro continua a evoluir, oferecendo soluções de software, carregamento e serviços conectados que garantem que os furgões Transit operem de forma eficiente. “Há seis décadas de experiência incorporadas em cada Transit e a nossa oferta continua a evoluir com base no feedback dos clientes”, afirma Schep.
Assim, a Transit não só permanece como uma parceira essencial para empresas de todas as dimensões, como também continua a sua jornada rumo a um futuro cada vez mais digital e elétrico.
Ao completar 60 anos, a Ford Transit é mais do que um simples furgão. Ela é um pilar do comércio europeu, sempre pronta a apoiar o crescimento das empresas e a dinamizar a economia do continente.

-
Motos2 semanas ago
Miguel Oliveira regressa aos pontos
-
Comerciais2 semanas ago
IVECO apresenta o novo S-eWay Artic
-
Notícias2 semanas ago
Marca chinesa poderá ter uma fábrica em Portugal
-
Comerciais1 dia ago
LASO conclui transportes para o Parque Eólico de Aldeavieja
-
Curiosidades1 semana ago
Os carochas “made in China”
-
Notícias6 dias ago
Xiaomi SU7 Ultra é o elétrico mais rápido em Nurbürgring
-
Notícias2 semanas ago
Peugeot e-208 GTi está quase a ser revelado
-
Notícias1 semana ago
Aí está o Peugeot E-208 GTi