Notícias
O Citroën C5 Aircross tem nova tecnologia híbrida
A gama do C5 Aircross cresceu na sua oferta de modelos híbridos com a chegada ao mercado do Hybrid 136 que conta com a nova tecnologia Hybrid 48V.
Este C5 Aircross conta com o motor Puretech de nova geração, um tricilíndrico com 1.2 litros de cilindrada e 136 cv de potência, associado a um motor elétrico com 28 cv e uma nova caixa de velocidades ë-DCS6, de dupla embraiagem eletrificada. O sistema Hybrid 48V apresenta uma bateria de 48V com uma capacidade de 432 Wh e que é recarregada de forma automática nalguns momentos da condução.
Esta solução permite também circular em modo elétrico em baixas velocidades e segundo a marca isso pode significar que 50% dos trajetos e manobras citadinas poderão ser feitos só com recurso ao modo elétrico.
Este C5 Aircross Hybrid 136 já está disponível para encomenda no nosso mercado, sendo que as entregas deverão ocorrer durante o segundo semestre deste ano. Tem três níveis de equipamento, Feel Pack, C-Series e Shine e o seu preço começa nos 39.380€.


Notícias
Audi recriou o Auto Union Lucca de 1935
A Audi Tradition revelou em Itália a sua mais recente criação, ou recriação, o Auto Union Lucca de 1935, um modelo altamente aerodinâmico que bateu o recorde de velocidade nesse ano ao atingir os 326.975 km/h.
O Auto Union Lucca foi uma das armas que a a marca alemã desenvolveu na época de ouro do seu duelo com os flechas de prata da Mercedes-Benz nos anos 30 do século passado, no período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial. Incrivelmente aerodinâmico e já testado em túnel de vento na altura, o Lucca tinha um coeficiente aerodinâmico de 0,43 o que para a época era um feito assinalável. Equipado com um motor de 16 cilindros em V turbocomprimido com 6.0 litros de cilindrada e alimentado por uma mistura de 50% de metanol, 40% de gasolina e 10% de tolueno, este Auto Union tinha uma potência de 500 cv. O seu peso ficava-se por apenas 980 kg.
Agora a Auto Tradition, divisão que trata dos clássicos da Audi, voltou a construir este Auto Union em parceria com os especialistas ingleses da Crosthwaite & Gardiner que praticamente construíram este Lucca totalmente à mão apenas baseados em desenhos técnicos e fotografias da época. Agora ao fim de três anos de construção ele foi apresentado em Itália e irá fazer uma volta na próxima edição do Goodwood Festival of Speed que terá lugar entre 9 e 12 de julho, onde então se poderá ver e, acima de tudo, ouvir esta incrível máquina de outrora so século passado.











Notícias
Europa vai apertar com emissões dos travões
A futura norma Euro 7 vai contemplar pela primeira vez a emissão de partículas dos travões e isso pode significar uma mudança tecnológica na indústria automóvel.
Até agora as normas que regulamentam as emissões poluentes dos veículos têm sido focadas nos gases de escape, mas a partir do final de 2026, altura em que a nova norma europeia Euro7 entra em vigor para a homologação de novos modelos, as partículas emitidas pelos sistemas de travagem também vão ser contempladas.
As novas regras irão definir que os modelos elétricos não poderão emitir mais de 3mg/km e os modelos a combustão até 3.500 quilos não podem ultrapassar as 7mg/km. Considerando os materiais utilizados hoje em dia nos travões, nomeadamente o ferro fundido dos discos essas metas serão muito difíceis de cumprir o que vai muito possivelmente levar a uma alteração tecnológica nos travões.
Várias marcas já estão a trabalhar nesse sentido e uma das soluções parece ser a utilização de aço inoxidável nos discos de travão. Será mais caro, mas a longevidade deste tipo de discos é também substancialmente maior.
-
Notícias2 semanas agoFreelander está de regresso
-
Notícias1 semana agoToyota bate o seu recorde de vendas mundial
-
Notícias1 semana agoO Nissan Terrano vai voltar
-
Notícias1 semana agoSkoda mostra os esboços do interior do Epiq
-
Motos2 semanas agoMiguel Oliveira lesiona-se na Hungria
-
Motos5 dias agoMiguel Oliveira de fora na próxima ronda do WSBK
-
Comerciais1 semana agoScania regressa às cabinas estendidas com a Longline
-
Comerciais1 semana agoDAF lança simulador de percursos para camiões elétricos

