Tevva faz primeiro teste de estrada com camião a hidrogénio – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Tevva faz primeiro teste de estrada com camião a hidrogénio

Published

on

A Tevva, sediada no Reino Unido, produz camiões elétricos e híbridos plug-in. A empresa mostrou o interesse em desenvolver a tecnologia de hidrogénio e tem realizado muitos avanços no sentido de disponibilizar no mercado m camião elétrico com baterias alimentadas por hidrogénio.



Recentemente, quatro engenheiros da Tevva – Charlie Cordell, Byron Dolman, Ryan Clark e Toby Hurst – realizaram um teste com o camião protótipo de 7,5 toneladas com extensor de autonomia a hidrogénio. No total foram percorridos mais de mil quilómetros entre a sede da empresa em Londres e a fronteira com a Escócia, em Berwick-on-Tweed, a cidade mais a norte da Inglaterra.
Na viagem de regresso, a mesma equipa efetuou cerca de 560 quilómetros de uma assentada, sem necessitar de um carregamento. Este feito foi possível devido à pilha de combustível de hidrogénio que alimenta a bateria de lítio sempre que seja necessário.

O engenheiro-chefe da Tevva, Charlie Cordell, disse: “A viagem foi uma excelente demonstração do alcance que um camião elétrico a hidrogénio pode alcançar. As condições atmosféricas foram extremamente desafiantes, mas também úteis, permitindo-nos recolher dados importantes sobre o desempenho do veículo, o que significa que poderemos fazer ajustes aqui e ali e melhorar este protótipo”.
A viagem foi realizada em pleno inverno com temperaturas que raramente subiram do zero, chegando mesmo a ser registada uma temperatura negativa de 10º C.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Scania fornece motor híbrido para carros de bombeiros de aeroportos

Published

on

A solução híbrida da Scania desenvolvida para fins industriais e marítimos é perfeita para carros de bombeiros de aeroportos (ARFF).



Em conjunto com o fabricante de chassis Titan Spezialfahrzeugbau GmbH, a Albert Ziegler GmbH pode agora fornecer soluções que permitem uma condução sem emissões nos aeroportos e respetivas imediações. A associação de energia diesel-elétrica reduz o tempo de resposta a acidentes no local, excedendo os requisitos rigorosos da indústria aeronáutica e reduzindo as emissões.

Os requisitos dos corpos de bombeiros e dos aeroportos de todo o mundo têm não só de ter uma resposta rápida e acelerada em caso de emergência, como também estão a mudar em conformidade com os princípios de sustentabilidade. Isto inclui a descarbonização e a redução de emissões de veículos e outros equipamentos de apoio no terreno e tem suscitado alternativas ambientalmente conscientes. Isto constitui um apelo para o fabricante de chassis Titan, com sede na Alemanha, o primeiro cliente da Scania para esta configuração híbrida de carros de bombeiros de aeroportos. A Titan vai utilizá-la na sua nova série de chassis T-39 6×6-H ARFF.

A solução híbrida
A solução da Scania permite que o veículo funcione praticamente em todos os tipos de operações diárias sem emissões de eletricidade. Isto não só diminui as emissões, como também melhora a vida das pessoas que trabalham na área. O próprio motor de combustão é aprovado para o HVO (óleo vegetal hidrotratado), algo que reduz as emissões ao mínimo.
A solução híbrida da Scania vai também melhorar diversas características do produto do veículo. Numa situação de emergência, trata-se de chegar ao incidente o mais rápido e com a maior segurança possível. Esta solução resultou que o tempo de aceleração atingisse um novo nível para este tipo de veículo. O camião híbrido tem 770 CV de um motor de combustão V8 de 16 litros Scania em associação a um motor elétrico de 380 CV. Isto confere ao híbrido um total máximo de 1.150 CV.

Continuar a ler

Comerciais

IVECO volta a ser o Fornecedor Oficial de Camiões para o MotoGP

Published

on

A IVECO anunciou a renovação da sua parceria com o MotoGP, o mais importante campeonato de motociclismo do mundo, ao abrigo de um acordo de quatro anos com a Dorna Sports, detentora de direitos comerciais e organizadora do FIM Grand Prix World Championship (MotoGP) desde 1991.



 

Confirmando, mais uma vez, os seus fortes laços com o mundo dos desportos motorizados, passados quase dez anos após o seu anterior patrocínio, a IVECO terá o estatuto de “MotoGP Truck Supplier”, fornecendo 14 veículos IVECO para assegurar o transporte dos materiais de hospitalidade da Dorna Sports, para eventos os de MotoGP, no período de 2023 a 2026.
A temporada de 2023 teve início, domingo, 26 de março, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão (Portugal) e irá terminar em novembro, no Circuito Ricardo Tormo, em Valência (Espanha), contemplando um total de 21 Grandes Prémios, a realizarem-se em 18 países diferentes.
A IVECO irá dar apoio durante toda a presente temporada de MotoGP com 13 camiões IVECO S-WAY – o modelo de referência na gama de veículos pesados da marca – e com uma unidade Daily, o seu icónico veículo comercial ligeiro. Fiáveis, seguros e robustos, os camiões IVECO serão responsáveis pelo transporte dos materiais e equipamentos utilizados em cada evento, nas rotas que ligam os circuitos, contribuindo para as estruturas destinadas a acolher convidados e adeptos.
Os veículos encontram-se personalizados com os logótipos do MotoGP e da IVECO, contando com uma pintura especial em branco, concebida para refletir um forte estilo desportivo, típico dos desportos motorizados.
Em complemento, a IVECO é, também, Patrocinadora Oficial do Repsol Honda Team e Fornecedor Oficial do Mooney VR46 Racing Team Tractor Unit, apoiando, com os seus camiões IVECO S-WAY, a logística destas equipas no transporte dos equipamentos dos pilotos, para as corridas de MotoGP realizadas na Europa.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração