Mitsubishi/Fuso Canter comemora 60 anos de vida – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Mitsubishi/Fuso Canter comemora 60 anos de vida

Published

on

A Fuso, subsidiária japonesa da Daimler Truck e um dos principais construtores de veículos comerciais da Ásia, está a comemorar os 60 anos do lançamento do seu chassis-cabina mais popular, a Canter.



Desde que foi lançada no mercado através da marca Mitsubishi, decorria o ano de 1963, já foram produzidas em todo o mundo 4,5 milhões de Fuso Canter.

A primeira geração começou a ser vendida no japão em março de 1963 como T720 cabover e foi de imediato aclamada como a melhor do segmento pelo desempenho e economia. Desde a primeira geração, a Canter foi desenvolvida de forma contínua e sempre com o foco nas exigências e necessidades dos clientes. Ao longo dos anos, o modelo foi conquistando recordes de economia muito interessante e uma fiabilidade e longevidade dignas de registo.

A Mitsubishi ou Fuso Canter tem sido um camião seguro e confiável. O design também foi evoluindo, todavia o conceito de cabina avançada foi-se mantendo e é um dos bons argumentos deste veículo. Ao longo dos anos, a Canter conseguiu estabelecer a sua própria identidade na indústria automóvel: um companheiro seguro, confortável e amigo do ambiente.

Já na década de 1960, a FUSO expandiu as vendas da Canter a vários mercados internacionais e tornou-se líder constante no segmento de camiões ligeiros nos principais mercados do mundo. Na Indonésia, um dos primeiros mercados externos da FUSO, a Canter manteve a maior participação de mercado no segmento de camiões ligeiros nos últimos 48 anos. Atualmente, a FUSO Canter é produzida localmente em fábricas CKD (completamente desmontadas) em doze mercados. Hoje, a Canter é vendida em mais de 70 países em todo o mundo.

Em 2017, a FUSO lançou a primeira Canter elétrica produzida em massa no Japão no segmento de veículos comerciais ligeiros, a eCanter. O modelo de camião totalmente elétrico Next Generation foi completamente redesenhado e apresentado em 2022. O Next Generation eCanter entrará em produção no segundo semestre de 2023 nas fábricas da FUSO em Kawasaki, Japão e Tramagal, Portugal.
De referir que o modelo é produzido em Portugal já lá vão 50 anos, na fábrica do Tramagal, por isso é um modelo de grande sucesso no nosso país.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

Mercedes-Benz Trucks celebra 30 anos do Actros e 130 anos de história nos camiões

Published

on

A Mercedes-Benz Trucks assinala os 30 anos do icónico Mercedes-Benz Actros no mesmo ano em que celebra os 130 anos de história no fabrico de camiões. Lançado em 1996, o Actros marcou uma verdadeira revolução no setor dos veículos pesados, tornando-se um dos modelos mais importantes e bem-sucedidos da marca alemã.


Desde a sua estreia, o Actros introduziu inúmeras inovações tecnológicas no transporte rodoviário de mercadorias, incluindo travões eletrónicos, sistemas de assistência à condução, conectividade digital e soluções avançadas de segurança. Ao longo de várias gerações, o modelo ajudou a redefinir os padrões de eficiência, conforto e segurança no segmento dos pesados de longo curso.

Com mais de 1,5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, o Actros consolidou-se como uma das gamas de camiões mais populares da indústria. A Mercedes-Benz Trucks destaca que muitas das tecnologias hoje consideradas normais no setor estrearam-se precisamente neste modelo.


Entre os marcos mais importantes está o sistema Active Brake Assist, lançado em 2006, que completa agora 20 anos. Este sistema de travagem automática de emergência tornou-se uma referência na segurança ativa dos camiões pesados e foi continuamente evoluído ao longo dos anos.

A marca recorda também a forte aposta na digitalização iniciada nas gerações mais recentes do Actros, com soluções como o MirrorCam, o Active Drive Assist e cockpits totalmente digitais, aproximando os camiões de um conceito de condução parcialmente automatizada.


Atualmente, o Mercedes-Benz Actros L representa a evolução do modelo com motorizações convencionais, apostando na eficiência aerodinâmica, conforto do condutor e integração tecnológica. Já o Mercedes-Benz eActros 600 simboliza a nova fase elétrica da marca, com uma autonomia de cerca de 500 quilómetros e produção em série iniciada no final de 2024.

O eActros 600 já opera em vários países europeus e foi distinguido com o prémio “International Truck of the Year 2025”, reforçando o posicionamento da Mercedes-Benz Trucks na transição para a mobilidade elétrica no transporte pesado.

Segundo o construtor alemão, o Actros continua a ser o principal pilar da gama de longo curso, combinando tradição, inovação e transformação tecnológica num setor em rápida evolução.

Continue Reading

Comerciais

Mercedes-Benz Vans alarga o seu programa VanSolution Partner na Europa

Published

on

A Mercedes-Benz Vans expande o seu programa VanSolution Partner na Europa. A Mercedes-Benz Vans anunciou uma importante expansão do seu programa VanSolution Partner por ocasião do seu 20.º aniversário, reforçando assim a sua posição como fornecedor líder de soluções personalizadas para veículos comerciais na Europa.

O programa Mercedes-Benz VanSolution Partner cresce até atingir 33 parceiros em diferentes mercados europeus, alargando ainda a sua presença em setores estratégicos. Aos setores já consolidados, como a construção, o retalho, a logística e os serviços de correio expresso (CEP), juntam-se novas indústrias, como os veículos municipais, de intervenção e de transporte de passageiros. Esta expansão inclui também novos países-chave como Itália, Espanha, França, Reino Unido, Bélgica, Países Baixos, Suécia e Turquia, o que consolida a rede europeia da marca.

Uma das principais novidades é a introdução de modelos de faturação flexíveis — com fatura única ou dupla — que facilitarão a integração de soluções e abrirão o programa a mais fabricantes de carroçarias. Isto permitirá aos clientes aceder a uma oferta mais ampla e personalizada.

O programa de acesso Mercedes-Benz VanPartner continuará disponível, com mais de 300 fabricantes atualmente aderentes.
Todas as soluções de transformação de veículos serão integradas no site oficial da Mercedes-Benz Vans, começando pela Alemanha e alargando-se posteriormente a outros países europeus. Esta centralização facilitará o acesso a soluções à medida, com o apoio da experiência técnica da marca.

«Com a expansão do nosso programa de parceiros, damos mais um passo em direção a uma colaboração mais estreita na Europa, o que permite soluções mais bem adaptadas e benefícios adicionais para os nossos clientes», destaca Felix Braun, responsável pela gestão de produto da Mercedes-Benz Vans.

A divisão Mercedes-Benz mantém a sua tradição de inovação no transporte comercial há quase 130 anos, desde a primeira carrinha criada por Carl Benz em 1896 até aos modelos atuais, como a Sprinter ou a Vito. Hoje, a marca oferece uma vasta gama de veículos, tanto elétricos como a combustão, com um forte enfoque na conectividade, segurança e personalização. Além disso, complementa a sua oferta com serviços financeiros, soluções digitais e opções de recarga para facilitar a transição para a eletromobilidade.

Continue Reading

Ultimas do Fórum

  • por juliogomes26297
    Boas pessoal estou a pensar comprar um audi a5, gostei do estilo, vw cc tambem achei engraçado, agora nao sei qual é versão melhor e mais fiável...
  • por Bunker1978
    Boa Tarde Preciso de uma carrinha até 7000€ mais ou menos. Para trabalho e familia. Por este valor ainda se encontra alguma coisinha de jeito ou...
  • por Ata
    Boa tarde, preciso de ajuda para compra de carro. Atualmente tenho um Toyota Auris de 2009 mas por problemas nos joelhos estou a equacionar...
  • por Nightwisher
    2 videos (um é a continuação do outro) que tentam provar que estamos a viver numa simulação. O que pensam disto?

Em aceleração