Mitsubishi/Fuso Canter comemora 60 anos de vida – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Mitsubishi/Fuso Canter comemora 60 anos de vida

Published

on

A Fuso, subsidiária japonesa da Daimler Truck e um dos principais construtores de veículos comerciais da Ásia, está a comemorar os 60 anos do lançamento do seu chassis-cabina mais popular, a Canter.



Desde que foi lançada no mercado através da marca Mitsubishi, decorria o ano de 1963, já foram produzidas em todo o mundo 4,5 milhões de Fuso Canter.

A primeira geração começou a ser vendida no japão em março de 1963 como T720 cabover e foi de imediato aclamada como a melhor do segmento pelo desempenho e economia. Desde a primeira geração, a Canter foi desenvolvida de forma contínua e sempre com o foco nas exigências e necessidades dos clientes. Ao longo dos anos, o modelo foi conquistando recordes de economia muito interessante e uma fiabilidade e longevidade dignas de registo.

A Mitsubishi ou Fuso Canter tem sido um camião seguro e confiável. O design também foi evoluindo, todavia o conceito de cabina avançada foi-se mantendo e é um dos bons argumentos deste veículo. Ao longo dos anos, a Canter conseguiu estabelecer a sua própria identidade na indústria automóvel: um companheiro seguro, confortável e amigo do ambiente.

Já na década de 1960, a FUSO expandiu as vendas da Canter a vários mercados internacionais e tornou-se líder constante no segmento de camiões ligeiros nos principais mercados do mundo. Na Indonésia, um dos primeiros mercados externos da FUSO, a Canter manteve a maior participação de mercado no segmento de camiões ligeiros nos últimos 48 anos. Atualmente, a FUSO Canter é produzida localmente em fábricas CKD (completamente desmontadas) em doze mercados. Hoje, a Canter é vendida em mais de 70 países em todo o mundo.

Em 2017, a FUSO lançou a primeira Canter elétrica produzida em massa no Japão no segmento de veículos comerciais ligeiros, a eCanter. O modelo de camião totalmente elétrico Next Generation foi completamente redesenhado e apresentado em 2022. O Next Generation eCanter entrará em produção no segundo semestre de 2023 nas fábricas da FUSO em Kawasaki, Japão e Tramagal, Portugal.
De referir que o modelo é produzido em Portugal já lá vão 50 anos, na fábrica do Tramagal, por isso é um modelo de grande sucesso no nosso país.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Volkswagen prepara Transporter à imagem da Multivan e do ID.Buzz

Published

on

A Volkswagen Veículos Comerciais anuncia a nova geração da Transporter para o início de 2025, e promete uma opção mais funcional e tecnologicamente evoluída. Estão previstas variantes com dois, três, quatro, cinco ou seis lugares.



A nova variante standard com distância entre eixos normal apresenta um compartimento de carga que é 61 mm mais comprido, enquanto a largura entre as cavas das rodas foi mesmo aumentada em 148 mm, tudo isto face ao modelo anterior. Antecipa-se, também, uma melhoria geral na habitabilidade.
De série, a variante furgão da Transporter vai surgir com dois bancos individuais à frente, podendo receber, opcionalmente, uma bancada de três lugares dianteiros (banco do condutor e banco corrido de dois lugares). Além disso, o modelo pode apresentar-se equipado com até três bancos individuais amovíveis numa 2.ª fila e, mais tarde, como “Kombi” (veículo de passageiros), também com um banco corrido para três passageiros numa 3.ª fila.

O comprimento do compartimento de carga do Transporter “standard” é de 2,602 m, o que representa mais 61 mm. Na variante com maior distância entre eixos, o comprimento disponível chega aos 3,002 mm. Por volume, a capacidade carga passa a variar entre 5,8 m3 e 9 m3, consoante a distância entre eixos, podendo o compartimento ser individualizado em função das necessidades profissionais. Por peso, admite-se um máximo de 1,33 toneladas. Capacidade de reboque: até 2,8 toneladas.


O interior aproxima-se muito daquilo que tem vindo a ser feito nos vários modelos da marca alemã dentro dos veículos comerciais, onde se destaca a digitalização. Alguns elementos foram mantidos, como a posição sobrelevada do banco e a posição alta da alavanca seletora das velocidades, mas à frente do condutor está um painel de instrumentos com um monitor de 12” e configurável (Digital Cockpit) e um sistema multimédia com um écrã tátil de 13” (inclui rádio digital e tecnologia App Connect sem fios com Apple CarPlay e Android Auto).

Outras caraterísticas de série serão o novo volante multifunções com botões fáceis de utilizar, mesmo com luvas, e o travão de estacionamento eletrónico com função Auto-Hold.
No mercado alemão, o novo modelo será lançado no início de 2025, sabendo-se que terá uma gama diversificada de motorizações, incluindo mecânica a gasolina eletrificadas e turbodiesel (110 cv). Os preços locais começam nos 36.780 €. Pré-vendas já em curso.

Continuar a ler

Comerciais

Scania acrescenta mais soluções à sua gama de camiões elétricos

Published

on

A Scania continua a expandir a sua oferta de camiões elétricos a bateria (BEV) com a introdução de mais opções elétricas, configurações de eixo e alternativas de cabina, bem como uma gama dedicada de tomadas de força. A atual oferta da marca sueca abrange uma vasta gama de aplicações e operações , apresentando soluções à medida das diferentes necessidades dos clientes.



Os componentes e soluções que a Scania está a apresentar desta vez centram-se em operações relacionadas com a distribuição ou a construção. A oferta de um eixo em tandem para veículos elétricos a bateria significa que podem ser utilizados camiões basculantes, empilhadores, betoneiras e uma série de aplicações rígidas sem ter de sacrificar a tração ou a capacidade de carga. Isto vai de par com a introdução pela Scania de uma gama de soluções de tomada de força para alimentar o sistema hidráulico ou outras carroçarias.

Além disso, as duas versões (210 kW e 240 kW) da máquina elétrica EM C1-2 agora apresentadas adaptam-se a certas operações orientadas para a construção, uma vez que os níveis de potência correspondem (285 CV ou 326 CV) às especificações típicas dos camiões utilizados pelos municípios. O EM C1-2 é mais pequeno do que os seus irmãos.

Os camiões elétricos da Scania também oferecem valores de bateria excecionais. As baterias duram 1,3 milhões de quilómetros, o tempo de vida do camião. E a sua pegada de carbono é um terço de um valor de referência da indústria, porque são produzidas com eletricidade livre de combustíveis fósseis no norte da Suécia. A Scania escolheu baterias de iões de lítio em forma prismática que são montadas em Södertälje em conjuntos de baterias de 416 ou 624 kWh, com janelas de carregamento de 83% da energia utilizável.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por FilipoPT
    Boa tarde, Nos últimos dias, o meu Opel Crossland X, em viagens longas tem apresentado uma mensagem de aviso de defeito do motor (solicitar...
  • por Altar
    olá como o título do tópico sugere é possível implementar umas "tags" para spoilers em tópicos como as séries ou aquele dos filmes...
  • por LetsMakeCakes
    Boa Tarde A ver se alguém me desfaz as duvidas: EU trabalho com pessoas com incapacidades físicas (mobilidade) e mentais, e exerço a...
  • por Ivox5
    Olá malta, estava a pensar adquirir um peugeot 206 1.6 hdi, porém o carro possui cerca de 290 mil km e gostava de saber se ja tem muitos km ou não...

Em aceleração