Mitsubishi/Fuso Canter comemora 60 anos de vida – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Mitsubishi/Fuso Canter comemora 60 anos de vida

Published

on

A Fuso, subsidiária japonesa da Daimler Truck e um dos principais construtores de veículos comerciais da Ásia, está a comemorar os 60 anos do lançamento do seu chassis-cabina mais popular, a Canter.



Desde que foi lançada no mercado através da marca Mitsubishi, decorria o ano de 1963, já foram produzidas em todo o mundo 4,5 milhões de Fuso Canter.

A primeira geração começou a ser vendida no japão em março de 1963 como T720 cabover e foi de imediato aclamada como a melhor do segmento pelo desempenho e economia. Desde a primeira geração, a Canter foi desenvolvida de forma contínua e sempre com o foco nas exigências e necessidades dos clientes. Ao longo dos anos, o modelo foi conquistando recordes de economia muito interessante e uma fiabilidade e longevidade dignas de registo.

A Mitsubishi ou Fuso Canter tem sido um camião seguro e confiável. O design também foi evoluindo, todavia o conceito de cabina avançada foi-se mantendo e é um dos bons argumentos deste veículo. Ao longo dos anos, a Canter conseguiu estabelecer a sua própria identidade na indústria automóvel: um companheiro seguro, confortável e amigo do ambiente.

Já na década de 1960, a FUSO expandiu as vendas da Canter a vários mercados internacionais e tornou-se líder constante no segmento de camiões ligeiros nos principais mercados do mundo. Na Indonésia, um dos primeiros mercados externos da FUSO, a Canter manteve a maior participação de mercado no segmento de camiões ligeiros nos últimos 48 anos. Atualmente, a FUSO Canter é produzida localmente em fábricas CKD (completamente desmontadas) em doze mercados. Hoje, a Canter é vendida em mais de 70 países em todo o mundo.

Em 2017, a FUSO lançou a primeira Canter elétrica produzida em massa no Japão no segmento de veículos comerciais ligeiros, a eCanter. O modelo de camião totalmente elétrico Next Generation foi completamente redesenhado e apresentado em 2022. O Next Generation eCanter entrará em produção no segundo semestre de 2023 nas fábricas da FUSO em Kawasaki, Japão e Tramagal, Portugal.
De referir que o modelo é produzido em Portugal já lá vão 50 anos, na fábrica do Tramagal, por isso é um modelo de grande sucesso no nosso país.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Scania fornece motor híbrido para carros de bombeiros de aeroportos

Published

on

A solução híbrida da Scania desenvolvida para fins industriais e marítimos é perfeita para carros de bombeiros de aeroportos (ARFF).



Em conjunto com o fabricante de chassis Titan Spezialfahrzeugbau GmbH, a Albert Ziegler GmbH pode agora fornecer soluções que permitem uma condução sem emissões nos aeroportos e respetivas imediações. A associação de energia diesel-elétrica reduz o tempo de resposta a acidentes no local, excedendo os requisitos rigorosos da indústria aeronáutica e reduzindo as emissões.

Os requisitos dos corpos de bombeiros e dos aeroportos de todo o mundo têm não só de ter uma resposta rápida e acelerada em caso de emergência, como também estão a mudar em conformidade com os princípios de sustentabilidade. Isto inclui a descarbonização e a redução de emissões de veículos e outros equipamentos de apoio no terreno e tem suscitado alternativas ambientalmente conscientes. Isto constitui um apelo para o fabricante de chassis Titan, com sede na Alemanha, o primeiro cliente da Scania para esta configuração híbrida de carros de bombeiros de aeroportos. A Titan vai utilizá-la na sua nova série de chassis T-39 6×6-H ARFF.

A solução híbrida
A solução da Scania permite que o veículo funcione praticamente em todos os tipos de operações diárias sem emissões de eletricidade. Isto não só diminui as emissões, como também melhora a vida das pessoas que trabalham na área. O próprio motor de combustão é aprovado para o HVO (óleo vegetal hidrotratado), algo que reduz as emissões ao mínimo.
A solução híbrida da Scania vai também melhorar diversas características do produto do veículo. Numa situação de emergência, trata-se de chegar ao incidente o mais rápido e com a maior segurança possível. Esta solução resultou que o tempo de aceleração atingisse um novo nível para este tipo de veículo. O camião híbrido tem 770 CV de um motor de combustão V8 de 16 litros Scania em associação a um motor elétrico de 380 CV. Isto confere ao híbrido um total máximo de 1.150 CV.

Continuar a ler

Comerciais

IVECO volta a ser o Fornecedor Oficial de Camiões para o MotoGP

Published

on

A IVECO anunciou a renovação da sua parceria com o MotoGP, o mais importante campeonato de motociclismo do mundo, ao abrigo de um acordo de quatro anos com a Dorna Sports, detentora de direitos comerciais e organizadora do FIM Grand Prix World Championship (MotoGP) desde 1991.



 

Confirmando, mais uma vez, os seus fortes laços com o mundo dos desportos motorizados, passados quase dez anos após o seu anterior patrocínio, a IVECO terá o estatuto de “MotoGP Truck Supplier”, fornecendo 14 veículos IVECO para assegurar o transporte dos materiais de hospitalidade da Dorna Sports, para eventos os de MotoGP, no período de 2023 a 2026.
A temporada de 2023 teve início, domingo, 26 de março, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão (Portugal) e irá terminar em novembro, no Circuito Ricardo Tormo, em Valência (Espanha), contemplando um total de 21 Grandes Prémios, a realizarem-se em 18 países diferentes.
A IVECO irá dar apoio durante toda a presente temporada de MotoGP com 13 camiões IVECO S-WAY – o modelo de referência na gama de veículos pesados da marca – e com uma unidade Daily, o seu icónico veículo comercial ligeiro. Fiáveis, seguros e robustos, os camiões IVECO serão responsáveis pelo transporte dos materiais e equipamentos utilizados em cada evento, nas rotas que ligam os circuitos, contribuindo para as estruturas destinadas a acolher convidados e adeptos.
Os veículos encontram-se personalizados com os logótipos do MotoGP e da IVECO, contando com uma pintura especial em branco, concebida para refletir um forte estilo desportivo, típico dos desportos motorizados.
Em complemento, a IVECO é, também, Patrocinadora Oficial do Repsol Honda Team e Fornecedor Oficial do Mooney VR46 Racing Team Tractor Unit, apoiando, com os seus camiões IVECO S-WAY, a logística destas equipas no transporte dos equipamentos dos pilotos, para as corridas de MotoGP realizadas na Europa.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração