IVECO e a Vulcangas inauguram fábrica de Bio-GNL em Itália – Motorguia
Connect with us

Comerciais

IVECO e a Vulcangas inauguram fábrica de Bio-GNL em Itália

Published

on

A nova fábrica irá produzir biometano com resíduos agrícolas provenientes de explorações locais, abastecendo a Vulcangas. O Bio-GNL será utilizado para abastecer os veículos movidos a GNL da frota da GLS Italy, a qual integra veículos pesados IVECO S-WAY GNL.



O biometano é, atualmente a única tecnologia madura que garante uma solução e sem compromisso em termos de desempenho e tempos de reabastecimento, em comparação com o diesel. Permite a neutralidade carbónica e, dependendo da matéria-prima utilizada na sua produção, até um desempenho negativo nesse domínio. Os seus benefícios estendem-se para além do sector dos transportes como facilitador da independência energética, tendo o potencial de baixar os preços e contribuir para o desenvolvimento das zonas rurais.

O biometano não só é benéfico para ambiente, como também traz vantagens económicas. O processo de produção envolve subprodutos, como os fertilizante obtidos a partir digestão anaeróbica (decomposição sob baixas condições de oxigénio), capaz substituir fertilizantes químicos dispendiosos, e o dióxido de carbono que é utilizado predominantemente na indústria alimentar.
Expostos na inauguração da nova fábrica estiveram os camiões IVECO S-WAY GNL de grandes frotistas e operadores de transportes como o Gruppo D’Innocenti, T&T.I, Canguro e A&V.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

Volkswagen Veículos Comerciais acelera para a produção neutra em carbono

Published

on

A Volkswagen Veículos Comerciais está a caminhar para uma produção 100% neutra em carbono até 2040, graças à utilização de eletricidade verde, energia solar e calor sustentável proveniente de biomassa nas suas fábricas.

A sustentabilidade tornou-se um objetivo estratégico para a indústria automóvel. A Volkswagen Veículos Comerciais está empenhada numa transformação real, concentrando-se na produção neutra em carbono em todas as suas fábricas até 2040. Energia limpa, tecnologias renováveis ​​e colaborações regionais estão a abrir caminho.

Desde janeiro de 2025 que a fábrica de Hannover opera exclusivamente com eletricidade proveniente de fontes renováveis. As fábricas polacas em Poznań e Września já o faziam desde 2019. Esta transição energética é um dos principais motores para a redução das emissões e a conservação dos recursos.

Em setembro de 2024, a central de Września atingiu um marco significativo: começou a operar com energia solar no local, graças a uma instalação fotovoltaica com 31.000 módulos e uma capacidade de 18,3 megawatts. Este sistema cobre, em média, 25% da procura anual de eletricidade, estando já a ser planeadas novas expansões.

A estratégia de sustentabilidade da Volkswagen Veículos Comerciais não se limita a ações isoladas, mas é parte integrante da sua cultura empresarial. Steffen Reiche, membro do Conselho de Administração responsável pela Produção e Logística, explica:

“A sustentabilidade não é um objetivo a curto prazo, mas um compromisso contínuo. Com a energia verde, o nosso próprio sistema fotovoltaico e projetos como a central de biomassa em Hanover, evitaremos a emissão de mais de 100.000 toneladas de CO₂ este ano.”

Petra Schreiber, Diretora de Assuntos Públicos e Sustentabilidade, sublinha: “Procuramos um equilíbrio entre a responsabilidade ambiental, a solidez económica e o compromisso social. O nosso objetivo é claro: alcançar a produção neutra em carbono até 2040.”

Continue Reading

Comerciais

Volvo e IKEA apostam em camiões elétricos para descarbonizar o transporte

Published

on

A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG estão a implementar camiões elétricos em rotas de distribuição na Catalunha, avançando para o transporte com zero emissões e alinhando as suas estratégias com as metas de descarbonização para 2040.

A eletrificação de veículos pesados ​​de mercadorias deixou de ser uma promessa futura e passou a ser uma realidade em curso. A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG reforçam o seu compromisso com a descarbonização dos transportes na Catalunha, incorporando camiões 100% elétricos em rotas logísticas estratégicas. Esta iniciativa marca um novo marco na transição para a mobilidade com zero emissões.

As quatro empresas uniram esforços num projeto conjunto que representa um passo concreto para um transporte mais limpo. No âmbito dessa colaboração: a GEODIS acrescenta três unidades Volvo FH 100% elétricas à sua frota operacional; a KLOG incorpora um camião trator Volvo FH elétrico, juntando-se à implementação.

Os camiões abastecem diariamente as lojas IKEA em Barcelona, ​​​​reduzindo a pegada de carbono das operações de entrega do último quilómetro. Estas novas unidades elétricas operam em ambientes urbanos e suburbanos, otimizando a logística com zero emissões de gases de escape e reduzindo a poluição sonora.

Segundo Ewelina Taylor, Diretora Global de Transportes da IKEA Supply Chain Operations: “Ambicionamos um transporte com zero emissões, movido a energia 100% renovável, até 2040. Este projeto na Catalunha, em conjunto com a IKEA Retail Spain, inclui a instalação de pontos de carregamento elétrico no centro de distribuição e representa um passo fundamental na descarbonização dos nossos fluxos logísticos em Espanha.”

A estratégia da IKEA centra-se em liderar a mudança no setor da logística, utilizando a sua escala para acelerar soluções reais que combinem eficiência, sustentabilidade e responsabilidade social.

Continue Reading

Ultimas do Fórum

  • por Celsius
    Nova vida da Alpina que foi adquirida pelo grupo BMW com efeitos no inicio de 2026. ...
  • por MetalKing
    Novo ano, novo tópico, que o outro já vinha de 2023. Para abrir, um Ferrari Roma Spider numa cor pouco usual. ...
  • por paralelo
    Alguém vai ver a Primeira companhia na TVI? Apesar de não ser muito fã de reality shows, vi a primeira edição e adorei! Nada como ver umas "amélias...
  • por Bart1987
    Boas tardes. Não sei se me conseguem ajudar, tenho um carro de 94 em que a chave para abrir o carro vira tipo uns 80% mas só tentando várias vezes é...

Em aceleração