Scania entrega primeiro tractor elétrico de três eixos na Suécia – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Scania entrega primeiro tractor elétrico de três eixos na Suécia

Published

on

A Scania entregou um trator elétrico de três eixos, homologado com um peso bruto de 64 toneladas, a uma empresa sueca fabricante de produtos químicos, Wibax, para utilização nas estradas do norte da Suécia.



O veículo ajudará a companhia a atingir os seus objetivos ambientais, representando mais um exemplo de uma parceria entre uma marca e um cliente, assim como mais um passo na eletrificação do transporte pesado.

O trator elétrico de três eixos e 64 toneladas está a efetuar uma rota entre as cidades de Pitea e Skelleftea, numa distância de 80 quilómetros em cada sentido. A sua performance e capacidade de carga foram otimizadas pela adoção de um motor elétrico mais potente.

Ao abrigo da parceria de longo prazo, a Scania e a Wibax irão trabalhar em conjunto para melhorar a utilização do veículo ao longo do tempo, designadamente em áreas como o carregamento, duração da vida útil da bateria e planeamento de rotas. Esta colaboração também permitirá à Wibax recolher dados na preparação para a introdução de mais veículos elétricos no futuro.

Para a Wibax, o camião elétrico da Scania é uma forma de reduzir o impacto ambiental das suas operações. “Temos feito o máximo para sermos sustentáveis desde a fundação da empresa em 1968 e como identificamos o transporte como o nosso maior impacto ambiental, este camião elétrico constitui um passo para conseguirmos efetuar as nossas operações levando em consideração o ambiente. Durante a vida útil deste camião, a Wibax irá reduzir as emissões de dióxido de carbono em cerca de 1400 toneladas”, afirma Jonas Wiklund, CEO do Wibax Group.

A Scania e a Wibax encetaram uma colaboração estreita para permitir esta solução eletrificada. “Este é o primeiro camião elétrico de 64 toneladas que colocamos na estrada para operação num cliente. Passo a passo, estamos a demonstrar que as soluções elétricas estão a acontecer muito rapidamente e basicamente em todos os segmentos”, afirma Fredrik Allard, diretor de Mobilidade Elétrica da Scania.
Este desenvolvimento contínuo e rápido sublinha a importância de uma infraestrutura de carregamento fora das zonas urbanas. Para possibilitar o carregamento deste camião, o operador elétrico Skelleftea Kraft também está envolvido no projeto e ficou responsável pela implementação da infraestrutura de carregamento.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

ID. Buzz e Multivan lideram as vendas de 2025 da VW Veículos Comerciais

Published

on

Em 2025, a Volkswagen Veículos Comerciais entregou mais de 401.000 unidades a nível mundial, com um crescimento significativo do ID. Buzz, do Multivan e um forte impulso da sua gama elétrica, consolidando a sua posição como referência na mobilidade profissional e sustentável.

O ID. Buzz, a principal aposta elétrica da marca, registou um crescimento homólogo de 102%, alcançando 60.700 unidades entregues em 2025.

Este modelo afirma-se como o veículo elétrico mais vendido do segmento B na Europa e reforça também a sua presença na América do Norte, com 7.300 unidades, apesar dos desafios aduaneiros e das condições de mercado.

Quase metade das entregas corresponde à versão ID. Buzz Cargo, destinada a clientes profissionais. A VWCV já confirmou que em 2026 irá alargar a gama com uma versão de distância entre eixos longa.

Já a Multivan registou em 2025 o melhor desempenho de sempre, com 38.700 unidades entregues, o que representa um crescimento de 31% face a 2024.

A este número juntam-se ainda 14.200 unidades do modelo California, desenvolvido sobre a mesma plataforma, reforçando a aposta da marca na versatilidade e no lazer sobre rodas. Para 2026, estão previstas novidades, incluindo design atualizado, novo cockpit digital e motorizações eletrificadas.

A Transporter alcançou 71.200 unidades entregues no seu ano de lançamento em novos mercados. Com 13 variantes de carroçaria, 11 opções mecânicas — incluindo versões PHEV e 100% elétricas (BEV) com tração integral —, até 9 m³ de volume de carga e capacidade de reboque até 2,3 toneladas, o Transporter posiciona-se como uma solução adaptada a diferentes necessidades profissionais.

Quanto à Caddy, ultrapassou as 110.000 unidades e estreou versão híbrida plug-in. A manteve-se como um dos pilares da gama da VWCV, com 110.400 unidades vendidas em 2025, um crescimento de 3% face ao ano anterior. Em destaque está a chegada da versão híbrida plug-in (PHEV), que permite condução 100% elétrica, em linha com a estratégia de eletrificação da marca.

A Crafter o maior modelo da gama, encerrou 2025 com 73.000 unidades entregues, um aumento de 1,5%. Em dezembro, foi lançada a primeira pedra para a ampliação da produção do e-Crafter na fábrica de Września, na Polónia, reforçando o compromisso com a eletrificação.

A Amarok registou 31.100 unidades entregues, uma queda de 40%, explicada pelo fim da primeira geração na América do Sul, onde foram comercializadas apenas 1.000 unidades. Ainda assim, o lançamento da versão Amarok Dark Label e o desenvolvimento do seu sucessor apontam para uma recuperação em 2026.

Continue Reading

Comerciais

FIAT Professional apresenta pick-up elétrica TRIS

Published

on

A FIAT Professional apresentou no Salão Automóvel de Bruxelas o TRIS, a sua nova proposta para o segmento da micromobilidade urbana profissional. Trata-se de uma pick-up 100% elétrica de três rodas, desenvolvida pelo Centro de Design da Stellantis em Itália e pensada para responder às crescentes necessidades de distribuição de última milha em ambiente urbano.


Compacta e funcional, a FIAT TRIS foi concebida para oferecer uma solução prática, económica e sustentável para profissionais que operam sobretudo em cidades, onde a agilidade e os custos de utilização assumem um papel determinante. O modelo foi lançado recentemente em Marrocos e prepara agora a sua chegada ao mercado europeu.

Com apenas 3,17 metros de comprimento e um raio de viragem de 3,05 metros, o TRIS destaca-se pela facilidade de manobra em ruas estreitas e zonas urbanas congestionadas. Apesar das dimensões reduzidas, apresenta uma capacidade de carga homologada de até 540 kg e uma área útil de aproximadamente 2,25 m², permitindo o transporte de uma Europalete.

A TRIS está disponível em três configurações: chassis-cabina, plataforma plana e pick-up, garantindo uma elevada versatilidade de utilização. Esta flexibilidade é reforçada pelo programa Stellantis CustomFit, que disponibiliza múltiplas opções de personalização para adaptação a diferentes atividades profissionais.

No campo da mobilidade elétrica, o FIAT Professional TRIS recorre a uma bateria de lítio com 6,9 kWh de capacidade, que assegura uma autonomia homologada de 90 km (WMTC), suficiente para o uso diário em operações de distribuição urbana. O carregamento é feito de forma simples, através de uma tomada doméstica de 220 V, graças a um sistema de carregamento inteligente integrado, permitindo recuperar de 0 a 80% da bateria em cerca de 3,5 horas e atingir a carga completa em 4 horas e 40 minutos.


O motor elétrico de 48 V desenvolve uma potência máxima de 9 kW e um binário de 45 Nm, permitindo ao TRIS atingir uma velocidade máxima de 45 km/h. O sistema de travagem regenerativa, incluído de série, contribui para a eficiência energética e para a maximização da autonomia em contexto urbano.

Pensado para facilitar o dia a dia dos profissionais, o TRIS dispensa embraiagem e caixa de velocidades, tornando a condução simples e acessível. O chassis e a estrutura tubular beneficiam de um revestimento de zinco de qualidade automóvel, garantindo proteção contra a corrosão e maior durabilidade. A iluminação LED integral, dianteira e traseira, reforça a visibilidade e a segurança.

O equipamento inclui ainda painel de instrumentos digital, porta USB-C e tomada de 12 V, permitindo alimentar dispositivos durante o trabalho diário.

A chegada do FIAT Professional TRIS aos mercados europeus está prevista para 2026, com início em Itália, posicionando-se como uma solução inovadora e eficiente para a micromobilidade profissional urbana.

Continue Reading

Ultimas do Fórum

  • por elmanoduarte
    Olá a todos. Estou com dificuldade em saber qual o óleo certo para a mecatronica da Caixa de velocidades DSG7. O das engrenagens já mudei varias...
  • por Mekkra
    1. Que tipo de carros gostas? "Pequenos" ou Hatchbacks. Golf, Corolla, Kia Ceed, Leon, etc 2. Quais os segmentos ou tipo de carro em...
  • por bscuba
    ​Pessoal, gostava de ter a vossa opinião sobre a compra de um carro elétrico em 2a mão, apenas para cidade (20km/dia) e para ter como segundo carro....
  • por A4B5
    Sondagem não anónima, para efeitos de diversão e louros de clarividência política. Fecha às 12h de 8 de Fevereiro. Os que acertarem no intervalo...

Em aceleração