Falta de AdBlue ameaça paragem de camiões e autocarros – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Falta de AdBlue ameaça paragem de camiões e autocarros

Published

on

A maioria das fábrica de AdBlue na Europa pararam de produzir como consequência dos brutais aumentos de mais de 500% dos preços do gás natural, do qual se extrai o dito produto.



Isto trouxe como consequência um contínuo aumento do preço deste aditivo, necessário par que os automóveis, camiões e autocarros Diesel mais recentes possam mover-se.

O preço do AdBlue no fornecedor deverá subir na próxima semana cerca de 50%, o que no caso de um camião vai supor um custo adicional de 1000 euros por ano e com a previsão de que em algumas estações de serviço se comece a “racionar” a compra do produto. Em vários países europeus, como em Itália, por exemplo, muitas estações de serviço já se encontram atualmente sem AdBlue para venda.

Grande maioria dos camiões precisa de AdBlue

Convém lembrar que o AdBlue é imprescindível para o funcionamento dos motores Diesel numa grande parte dos camiões e autocarros produzidos a partir de 2009 e dos ligeiros de passageiros produzidos a partir de 2015, de forma a puderem cumprir a normativa europeia sobre a redução dos níveis de poluentes. Atualmente, e de acordo com diferentes estimativas, o número de veículos em circulação que consomem este aditivo é superior aos 2 milhões, no caso de ligeiros de passageiros e furgões, para além de 120 mil camiões e 30 mil autocarros… Se houver falta de AdBlue, todos estes veículos terão de parar.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

DAF recebe grande encomenda do Asset Alliance Group

Published

on

O Asset Alliance Group acordou uma encomenda de 1500 novos camiões elétricos e a gasóleo com a DAF. A principal empresa de aluguer de camiões a curto e longo prazo do Reino Unido irá receber os veículos a partir de 2023. A encomenda incluirá, no mínimo, 75 camiões totalmente elétricos.



Russell Patmore, Truck Sales Director at DAF (left), and Asset Alliance Group CEO Willie Paterson in front of one of the new electric trucks.

A encomenda inclui uma combinação de unidades de tratores da nova geração DAF XF e XG para transporte pesado e de longa distância, bem como veículos DAF LF e DAF XD com sistema de transmissão elétricos e a diesel para distribuição e aplicações profissionais. Com pacotes completos de reparação e manutenção DAF, a manutenção dos camiões será efetuada através da rede de concessionários DAF, que opera em mais de 130 locais no Reino Unido e na Irlanda.


Os camiões elétricos DAF disponibilizam autonomias de até 500 quilómetros com zero emissões. Derivados das premiadas séries XF e XD, são os novos XD e XF Electric, que entrarão em produção na primavera de 2023. Ambos os veículos incluem motores elétricos PACCAR de última geração que, em combinação com baterias modulares, disponibilizam autonomias de até 500 quilómetros com zero emissões, ilustrando a posição de liderança da DAF em soluções de transporte ecológicas. A série LF da DAF proporciona autonomias de cerca de 270 quilómetros com zero emissões, o que torna estes veículos perfeitos para a distribuição regional e urbana.

Continuar a ler

Comerciais

Scania apresenta novo painel de instrumentos digital

Published

on

A Scania volta a revolucionar o mercado ao introduzir camiões com painéis de instrumentos digitais, baseados numa arquitetura eletrónica modular e acompanhados por uma gama de novas caraterísticas de segurança.



 

Smart Dash, assim se chama o painel de instrumentos digital, constitui a pedra basilar para aumentar a segurança e melhorar a experiência do utilizador, tanto para clientes, como para motoristas Scania.

Este Smart Dash trata-se de um painel de instrumentos digital com Ecrã de Centro de Informações (“Centre Information Display”). Oferece uma assistência digital diária integrada para motoristas e operadores, a par de soluções como o My Scania e a aplicação Scania Driver.

Permite uma nova arquitetura do sistema elétrico, em conformidade com o novo Regulamento Geral de Segurança da UE e com os novos regulamentos de cibersegurança da ONU. Conta com atualizações OTA, potencialmente através de ligações 5G super-rápidas.
Quanto ao interface homem-máquina (IHM) foi melhorado – a solução Smart Dash é essencial para que a Scania se concentre mais na segurança.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração