Comerciais
Novo Mercedes-Benz Econic já está em fase de testes
O veículo totalmente eléctrico de 27 toneladas para recolha de lixo será produzido em série já a partir de 2022.

O eEconic é baseado na arquitectura do eActros e destina-se a operações municipais urbanas. Está neste momento na fase de testes intensivos, com os engenheiros focados essencialmente na segurança, performance e durabilidade do mesmo.
O eEconic terá também de mostrar as capacidades das suas baterias e sistema de propulsão tanto em condições invernais ou estivais, assim como serão avaliados os níveis de ruído, compatibilidade electromagnética, havendo ainda test drives em estradas mais difíceis.
Logo que esta fase esteja concluída, a Mercedes-Benz Trucks avança para os testes em condições reais de utilização junto dos clientes. O início da produção em série na fábrica de Wörth será na segunda metade de 2022.

Grande parte das especificações técnicas centrais são idênticas às do Mercedes-Benz eActros. A ideia é que no futuro o eEconic seja capaz de cobrir a maioria das operações típica do Econic em rotas de recolha de lixo, sem necessidade de recarregamento durante o percurso, localmente neutro em questões de CO2 e silencioso.
O eEconic, de 27 toneladas, será inicialmente lançado no mercado com a configuração de 6×2 NLA, como veículo de recolha de lixo. Tal como o eActros, tem uma eixo eléctrico com dois motores eléctricos integrados e uma caixa de duas velocidades.
A bateria será composta por três packs, cada um com uma capacidade de cerca de 105kWh. Ambos os motores geram uma potência contínua de 300 kW, com um pico de 400 kW. Além disso, o veículo tem a possibilidade de recuperar energia, o que é uma vantagem especialmente neste tipo de operações.
Comerciais
Força Aérea Portuguesa reforça frota com novos MAN Lion’s Coach
A Força Aérea Portuguesa integrou três novos autocarros MAN Lion’s Coach na sua frota, destinados ao transporte de militares e equipas operacionais em percursos de média e longa distância. Esta aquisição insere-se na estratégia de modernização contínua dos meios logísticos da instituição.
Equipados com motores de 440 cavalos, os novos veículos garantem desempenho consistente mesmo em condições exigentes, assegurando fiabilidade e eficiência nas deslocações. Segundo a marca MAN Truck & Bus, estes autocarros foram escolhidos pela sua robustez, conforto e adequação a operações de elevada exigência.
No capítulo da segurança, os modelos destacam-se pela integração de várias tecnologias de assistência à condução. Entre elas estão o sistema OptiView, que substitui os espelhos retrovisores por câmaras digitais, o Lane Guard System, o AttentionGuard e o apoio à viragem com deteção de ângulo morto, soluções que aumentam a segurança em circulação e manobras.
O interior foi igualmente concebido a pensar no conforto, com posto de condução ergonómico, climatização independente e ligações USB em todos os lugares, garantindo melhores condições para viagens prolongadas.
De acordo com a Força Aérea, esta renovação da frota permite reforçar a segurança, a eficiência e a capacidade de resposta das missões, assegurando um transporte fiável tanto no dia a dia como em operações específicas.
A operação conta ainda com o apoio da rede de assistência da MAN Truck & Bus em Portugal, garantindo manutenção especializada e elevada disponibilidade dos veículos.
Comerciais
IVECO apresenta serviço para recuperar veículos roubados
A IVECO apresentou o Stolen Vehicle Assistance, um serviço inovador desenvolvido para recuperar veículos comerciais roubados no menor tempo possível. Integrada no ecossistema digital IVECO ON, esta solução liga-se diretamente a um centro de segurança disponível 24 horas por dia, reforçando a proteção das frotas.
Num contexto em que o roubo de veículos comerciais tem vindo a aumentar — com um risco significativamente superior ao dos automóveis ligeiros —, a marca aposta numa abordagem preventiva e tecnológica. Para empresas e profissionais, a perda de um veículo como a IVECO Daily representa não só um problema de segurança, mas também interrupções operacionais e custos inesperados.

O novo sistema utiliza inteligência artificial para detetar comportamentos suspeitos e recorre a tecnologia de geofencing, que permite definir perímetros de segurança virtuais. Sempre que é identificado um risco, o sistema ativa automaticamente um protocolo de resposta, coordenado por um centro de segurança em parceria com a Targa Telematics, em articulação com as autoridades europeias.
Segundo a marca, este modelo permite alcançar taxas de recuperação que podem chegar aos 90%, reduzindo significativamente os tempos de inatividade e o impacto financeiro associado ao roubo. Os utilizadores mantêm ainda controlo total através da plataforma digital ou aplicação móvel dedicada.
Espanha é o primeiro mercado a receber esta tecnologia, estando prevista a sua expansão gradual para outros países europeus. Com esta solução, a IVECO reforça a aposta em serviços digitais avançados, combinando conectividade e segurança para apoiar a continuidade das operações no setor do transporte profissional
-
Comerciais7 dias agoPortagens para camiões na UE passam a depender das emissões de CO₂ já este ano
-
Notícias2 semanas agoNovo Suzuki e Vitara a partir de 32.639€
-
Notícias6 dias agoLand Rover Defender elétrico está a caminho
-
Notícias2 semanas agoEm 2030 Renault quer vender apenas elétricos na Europa
-
Comerciais2 semanas agoPrimeiro camião elétrico dos CTT é um eCanter
-
Notícias1 semana agoLuxo, charme e muito mais no novo Ferrari Amalfi Spider
-
Notícias Motos2 semanas agoFlying Flea C6 quase no mercado
-
Notícias2 semanas agoRevelada a silhueta do novo Golf elétrico
