Notícias
Novo Porsche Taycan Cross Turismo já pode ser encomendado
A mais recente aposta da Porsche no universo dos modelos totalmente elétricos, o Taycan Cross Turismo, já foi apresentado pela marca alemã e com ele traz mais espaço interior e uma certa polivalência de utilizações face ao seu “irmão” Taycan.
Com uma silhueta a lembrar uma carrinha o Taycan Cross Turismo oferece mais espaço nos bancos de trás e uma maior bagageira, o que aumenta significativamente a sua versatilidade.
Essa versatilidade sai ainda reforçada com a incorporação da suspensão pneumática adaptativa de série e que permite ao Cross Turismo ter uma altura ao solo superior ao Taycan em 2 cm podendo ainda ser aumentada até aos 3 cm se o condutor selecionar a opção “Gravel Mode”.
Partilhando os mesmos motores do Taycan, o Cross Turismo tem tração integral e está equipado com as baterias Performance Plus de 93,4 kWh, surgindo no mercado em quatro versões: a base, o Taycan 4 Cross Turismo com 380 cv que podem ascender aos 476 cv em modo Launch Control; o Taycan 4S Cross Turismo com 490 cv que podem chegar aos 571 cv com o Launch Control; o Taycan Cross Turismo Turbo com 625 cv ou 680 em modo Lauch Control, sendo que o mais potente Taycan Cross Turismo Turbo S oferece a mesma potência base (625 cv), mas quando ativado o Lauch Control esse valor sobe para os 761 cv.
Em termos de autonomia esta varia entre os 388 e os 456 quilómetros em função da versão e dos modos de condução.
Este novo Porsche já está disponível para ser encomendado nos concessionários nacionais da marca germânica e os seus valores começam nos 97.452€, sendo que as primeiras entregas estão previstas para o próximo verão.
Notícias
Lisboa tem novos autocarros para zonas históricas
A Carris mostrou os seus novos miniautocarros totalmente elétricos que irão circular nas zonas históricas da capital e que carinhosamente apelidou de “manjericos”.
Com um custo de cerca de três milhões de euros enquadrados pelo PRR, esta frota de 15 miniautocarros destina-se a melhorar o serviço da Carris nas zonas históricas da cidade, tradicionalmente complexas pelas características das suas ruas. Na apresentação destes novos “manjericos” que decorreu no Parque da Serafina, em Monsanto, esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas. O autarca referiu que sensivelmente 48% dos autocarros da Carris ainda são modelos a gasóleo, número que já é menor do que os 70% que existiam em 2021 prevendo-se que “em 2030, já não teremos autocarros a gasóleo”.
Notícias
Polestar vai ter mais comandos físicos
A Polestar vai deixar de apostar totalmente num desenho simplista e “limpo” no interior dos seus modelos e seguir a opinião dos seus clientes, passando a adotar comandos físicos para algumas funções importantes, reduzindo a necessidade de uso do ecrã táctil.
Numa entrevista à britânica AutoCar, Michael Lohschellero, o administrador-delegado da Polestar, referiu que a marca está atenta à opinião dos seus clientes e vai repensar a sua abordagem, passando a adotar botões físicos para o controlo de algumas funções do automóvel sem ter de recorrer tanto aos ecrãs tácteis.
Esta mudança poderá verificar-se já na renovação do Polestar 3 com a adoção de mais comandos físicos e a redução da dependência dos ecrãs, algo que vai de encontro ao desejo dos utilizadores, mas que também segue as recomendações de várias entidades ligadas à segurança rodoviária e à regulação do sector automóvel.
A melhoria da segurança e da ergonomia nos dias de hoje passa por reduzir a ligação excessiva do condutor aos ecrãs tácteis e permitir que ele comande certas funções do automóvel sem ter de retirar a sua atenção da estrada e nesse sentido os botões físicos continuam a ser a solução mais segura e funcional.
-
Notícias1 semana agoLuce, o primeiro Ferrari 100% elétrico já foi revelado
-
Curiosidades2 semanas agoAcidente faz moto voar e ficar pendurada num semáforo
-
Notícias2 semanas agoAudi revela o interior do novo Q9
-
Notícias2 semanas agoXiaomi volta a brilhar em Nürburgring
-
Comerciais2 semanas agoMAN Truck & Bus prepara nova sede em Portugal com foco na eletrificação e assistência
-
Sem categoria2 semanas ago
Gaji Rapel yang Tak Kunjung Cair: Realitas pahit guru baru yang dipaksa bertahan hidup dengan utang selama berbulan-bulan menunggu SK aktif.
-
Notícias2 semanas agoAlpina revela a sua nova visão
-
Sem categoria2 semanas ago
Eksploitasi Operator Dapodik Sekolah: Beban kerja raksasa yang menentukan nasib seluruh guru, namun dihargai dengan upah yang paling minim.






