Notícias
Novo Porsche Taycan Cross Turismo já pode ser encomendado

A mais recente aposta da Porsche no universo dos modelos totalmente elétricos, o Taycan Cross Turismo, já foi apresentado pela marca alemã e com ele traz mais espaço interior e uma certa polivalência de utilizações face ao seu “irmão” Taycan.
Com uma silhueta a lembrar uma carrinha o Taycan Cross Turismo oferece mais espaço nos bancos de trás e uma maior bagageira, o que aumenta significativamente a sua versatilidade.
Essa versatilidade sai ainda reforçada com a incorporação da suspensão pneumática adaptativa de série e que permite ao Cross Turismo ter uma altura ao solo superior ao Taycan em 2 cm podendo ainda ser aumentada até aos 3 cm se o condutor selecionar a opção “Gravel Mode”.
Partilhando os mesmos motores do Taycan, o Cross Turismo tem tração integral e está equipado com as baterias Performance Plus de 93,4 kWh, surgindo no mercado em quatro versões: a base, o Taycan 4 Cross Turismo com 380 cv que podem ascender aos 476 cv em modo Launch Control; o Taycan 4S Cross Turismo com 490 cv que podem chegar aos 571 cv com o Launch Control; o Taycan Cross Turismo Turbo com 625 cv ou 680 em modo Lauch Control, sendo que o mais potente Taycan Cross Turismo Turbo S oferece a mesma potência base (625 cv), mas quando ativado o Lauch Control esse valor sobe para os 761 cv.
Em termos de autonomia esta varia entre os 388 e os 456 quilómetros em função da versão e dos modos de condução.
Este novo Porsche já está disponível para ser encomendado nos concessionários nacionais da marca germânica e os seus valores começam nos 97.452€, sendo que as primeiras entregas estão previstas para o próximo verão.
Notícias
O novo BMW iX3 é o primeiro “Neue Klasse”

Marcando uma mudança a vários níveis, o novo BMW iX3 nada tem a ver com qualquer modelo atual do construtor bávaro. É o primeiro “Neue Klasse”, ou seja, o primeiro de toda uma nova geração de modelos BMW que rompe com o que a marca tem feito até agora.
Acima de tudo estamos perante uma nova família de modelos onde o foco é cada vez mais eletrónico, do software dos sistemas e da conectividade e interação com os ocupantes do que propriamente “mecânico”. Este iX3 abre as portas desse novo mundo da BMW e começa logo por uma estética disruptiva com os anteriores modelos da marca com um duplo rim mais pequeno do que o habitual, mas bem destacado na grelha frontal que termina nas óticas em LED. A traseira é dominada por dois conjuntos óticos proeminentes. O interior é simples, moderno e dominado pelo ecrã central de 15″, pelo novo volante e também pelo sistema Panoramic iDrive que está posicionado na base do para-brisas, dando o mais variado tipo de informação.
Além desta “revolução” estética, o novo iX3 marca também uma mudança substancial na sua arquitetura que é agora baseada num sistema elétrico de 800 V com uma capacidade de carregamento de 400 kW que lhe permite que em apenas 10 minutos de carregamento ele ganhe cerca de 350 quilómetros de autonomia, mais coisa, menos coisa.
A versão apresentada, o BMW iX3 50 xDrive conta com dois motores elétricos, um em cada eixo que em conjunto lhe dão uma potência de 469 cv e um binário de 645 Nm. São alimentados por uma nova solução de baterias de capacidade líquida que lhe dão uma autonomia de 805 quilómetros. Em termos de prestações, esta versão atinge os 210 km/h e acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos.
Não havendo ainda valores definidos pela marca para esta versão, estima-se que custará mais de 70 mil euros, sendo que as primeiras unidades deverão começar a chegar ao mercado nacional a partir da primavera do próximo ano. Posteriormente o construtor alemão deverá lançar uma versão do iX3 menos potente e com um preço mais competitivo.




Notícias
Audi revelou o Concept C

Revelado em Milão, o Audi Concept C dá boas pistas sobre o que poderão vir a ser as linhas dos futuros modelos da marca dos quatro anéis, quem sabe senão mesmo do próximo Audi TT.
A equipa de design da Audi liderada pelo seu chefe criativo Massimo Frascella criou o Concept C seguindo uma nova filosofia de simplicidade radical no traço que definiu as formas deste protótipo totalmente elétrico. Em alguns pontos sente-se que o mítico Auto Union Type C também foi uma fonte de inspiração para este coupé, especialmente na frente.
Surgindo com uma carroçaria estilo targa em que o tejadilho é recolhido eletricamente, este Concept C conta com uma frente que impõe a sua presença com fortes linhas verticais paralelas à grelha dianteira, quase que ligadas pelos grupos óticos horizontais em LED. Na lateral as jantes de seis raios dão dinâmica a uma silhueta robusta e sólida e na traseira todo fluí para uma secção onde se destacam as linhas geométricas, simples, mas de enorme equilíbrio e caráter.
No interior também não há lugar a grandes devaneios estilísticos e mais uma vez a simplicidade radicalmente aplicada define cada traço chegado ao ponto do próprio ecrã digital central ser retrátil para uma vez recolhido não quebrar as linhas do tablier.
No futuro ficaremos a saber como esta nova linguagem estética da Audi irá ser aplicada nos modelos que se seguem.





-
Notícias2 semanas ago
Alpine celebra 70 anos com um vídeo
-
Comerciais2 semanas ago
Túnel do Monte Branco fechado ao trânsito de setembro a dezembro de 2025
-
Notícias1 semana ago
Adamastor Furia ao vivo e a cores no Caramulo
-
Notícias2 semanas ago
BYD quer superar os 3000 cv com o Yangwang U9
-
Manutenção2 semanas ago
Poupe a sua caixa de velocidades manual
-
Curiosidades2 semanas ago
A 105 km/h na auto-estrada… numa trotinete
-
Comerciais1 semana ago
Esta estação tem 200 carregadores para camiões. E onde fica?
-
Curiosidades2 semanas ago
O filme sobre o fundador do Museu do Caramulo