Manutenção
Dicas para poupar combustível
Published
2 anos anteson
By
Pedro Grilo
Independentemente do tipo de veículo ou do tipo de combustível, poupar nos consumos terá reflexo na carteira e, também considerando uma consciência ambiental, também reduzirá as emissões poluentes.
No seu dia a dia há pequenos gestos que podem reduzir os consumos do seu automóvel na sua utilização habitual e por isso aqui lhe deixamos algumas dicas para que possa baixar um pouco a rapidez com que o indicador de combustível desce.
Utilize menos o automóvel
É óbvio que se não usar o automóvel poupa em combustível. Parece uma sugestão despropositada, mas por vezes o hábito de andar de carro leva o condutor a utilizá-lo para todo o lado, para tudo e mais alguma coisa, fazendo muitas vezes um conjunto de deslocações que são completamente desnecessárias. Há pequenos trajetos dentro da sua própria localidade em que pode ir a pé, por exemplo. Além de poupar combustível, polui menos, ocupa menos estacionamento e até é bom para a saúde pois faz exercício.
Verifique o estado do veículo
Um automóvel em bom estado é mais eficiente no seu rendimento pois o motor não faz nenhum esforço extra para compensar perdas de energia causada por algumas anomalias. Verifique também de forma regular a pressão dos pneus. Utilizar a pressão recomendada pelo fabricante é meio caminho andado para poupar nos consumos pois um pneu com pressão a menos fica com uma maior superfície de contacto da borracha com o asfalto, o que aumenta o atrito e consequentemente o esforço do motor para o automóvel andar à mesma velocidade do que se tiver a pressão certa.
Ar condicionado só quando necessário
O ar condicionado é um elemento que hoje em dia é fundamental num veículo. Melhora o conforto e contribui também para a segurança ao garantir que o condutor está mais atento pois está mais confortável e que tem melhor visibilidade pois em caso de embaciamento a função de desembaciamento é mais eficaz. Contudo quando ligado ele consome energia, energia essa que vem do motor do automóvel o que logicamente faz com que os consumos aumentem. Portanto não se esqueça de desligar o ar condicionado quando não necessita dele.
Conduza com suavidade
O pé pesado é inimigo dos consumos. Acelerar muito ou esticar as rotações antes de uma passagem de caixa só farão o ponteiro do indicador do depósito descer mais rapidamente. Além disso aumenta o desgaste no seu veículo o que no futuro terá reflexo na conta da oficina. Acelere com suavidade e ande sempre com a relação de caixa adequada. Sempre que possa utilize uma relação acima da ideal para poder poupar combustível. Aproveite também a própria via onde circula. Se for a descer deixe de acelerar, mantenha o veículo engatado numa mudança e controlado deixe que de certa forma a gravidade faça o trabalho do motor que assim consume menos.
Não abuse da capacidade de carga
Quando utiliza o seu automóvel para transportar objetos não “leve a casa às costas”. Não exagere no peso que coloca no veículo pois como é compreensível o aumento do peso vai exigir mais do motor e, claro está, aumentar os consumos.
Também pode gostar

Abastecer o automóvel é um dos atos mais normais, mas como tudo, também tem um ou dois “segredos” que têm a ver com a qualidade do combustível para que possa garantir o melhor rendimento, uma maior longevidade do seu veículo ou evitar alguns contratempos que podem sair caros ao bolso.
Além de garantir que abastece o combustível certo (pode parecer um conselho básico, mas acontece e é uma preocupação desnecessária), também é conveniente estar atento a outros fatores:
Evite abastecer quando vê o camião cisterna
Certamente já chegou a um posto de abastecimento e viu o camião cisterna de abastecimento a abastecer o posto com combustível novo. Evite meter gasolina ou gasóleo nessa altura pois ao abastecer as cisternas do posto a pressão do combustível faz com que os sedimentos das cisternas fiquem em suspensão no combustível. Isso pode significar que quando você for abastecer vai meter alguma dessa sujidade também no depósito do seu carro. Se puder, vá a outro posto ou volte mais tarde para abastecer.
Nunca deixe o depósito entrar na reserva
A questão dos sedimentos e sujidade no depósito também se coloca no seu próprio carro. Quando deixa que este circule na reserva aumenta a probabilidade dessas sujidades irem para o sistema de alimentação podendo causar problemas nos injetores por exemplo. Por isso faça o seguinte “jogo” de memória: imagine que a marca do quarto de depósito é a reserva e abasteça sempre que chegar aí. Assim evita este problema que nalguns casos pode significar um arranjo algo oneroso.
Escolha postos de abastecimento mais movimentados
Devido ao fluxo de clientes, há postos de abastecimento mais movimentados do que outros o que significa que abastecem mais regularmente os seus próprios depósitos de combustível. isto tem influência na qualidade do mesmo pois quanto mais tempo este estiver “parado” nas cisternas, mais perde as suas características ideais.

Com o tempo frio é normal que seja necessário recorrer à colocação de correntes de neve nas rodas para garantir a circulação em algumas estradas cobertas de neve. Como é normal, a sua colocação também tem os seus segredos.
Escolher a corrente certa
As correntes a utilizar dependem do tipo de veículo, por isso assegure-se que no momento da compra escolhe as correntes certas para o seu ligeiro, SUV ou todo-o-terreno. Obviamente, verifique também se as correntes são homologadas.
Segurança primeiro
No momento de colocar as correntes escolha bem o local onde estaciona o veículo. Opte por um local com espaço, pouco trânsito e que seja bem visível para os demais utentes da via. Caso ache necessário para aumentar a sua visibilidade e segurança, vista o colete refletor e coloque o triângulo atrás do veículo.
Não se esqueça de usar luvas. Lembre-se que o frio torna a montagem mais complicada e além disso pode sempre haver um contratempo as luvas protegem-no de algum ferimento ligeiro.
Como colocar as correntes
Se é a primeira vez que coloca correntes convém que leia o folheto de instruções das mesmas e que siga as suas indicações. A primeira coisa a fazer é colocar as correntes no chão e esticá-las para ter a noção das peças que as compõem e da sua dimensão. Normalmente as correntes são colocadas nas rodas motrizes do automóvel. Se este tem tração dianteira as correntes devem ser colocadas nas rodas do eixo da frente, se este é um tração traseira estas devem ser montadas nas rodas do eixo de trás. Se está num todo-o-terreno com tração às quatro rodas, o ideal é colocar correntes nas quatro rodas. Agora siga as instruções do fabricante sobre como colocar as correntes em cada roda. Já há no mercado algumas correntes que automaticamente ajustam a sua tensão ao pneu, mas se as que comprou são tensionadas de forma manual, então depois de colocadas e tensionadas andem com o carro uns 100 metros e volte a parar para verificar e, se for necessário, voltar a tensionar as correntes para que estas tenham o ajuste correto e seguro.
Adapte a sua condução
Quando circula com correntes de neve não se esqueça que deve adaptar a sua condução e evitar acelerações ou travagens bruscas. A suavidade é o segredo. Escusado será dizer que não deve usar as correntes quando estas já não são necessárias, por isso remova-as quando achar que as condições da estrada já não exigem a sua utilização.

Renault Austral vence o troféu de Carro do Ano em Portugal

Combustíveis sintéticos poderão manter vivos os motores a combustão

Pagamento de portagens com o tacógrafo está cada vez mais perto

Miguel Oliveira com boas sensações nos testes

Alguns segredos sobre o abastecimento

Mercedes-Benz põe à prova camiões elétricos em condições extremas

BMW revela teaser do novo i5

Pininfarina Battista bate recorde do quarto de milha

A volta perfeita no Estoril com Tiago Monteiro e o filho

Lamborghini relembra o legado do Miura como o primeiro supercarro

Ferrari Purosangue aquece a Noruega

Fast X já tem trailer

Rolls Royce celebra 20 anos em Goodwood

A “alucinante” perseguição a… um trator

Volkswagen estuda elétrico que custe menos de 20 mil euros

Como são os camiões da BMC? Onde se produzem? Que motores usam?

Novo Kia EV9 desvendado

Alguns segredos sobre o abastecimento

Petição para uso obrigatório de capacete nas trotinetas já tem mais de 2.500 assinaturas

Mercedes-Benz põe à prova camiões elétricos em condições extremas

BMW revela teaser do novo i5
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por TopolinoBoas. Tenho pesquisado e de facto a informação é contraditória. Por um lado consta que há falta de pilotos. Por outro lado fica-se com a...
- por kiko99Ora boas malta. Preciso da vossa ajuda se possível. Estou a equacionar a aquisição de novo carro pois o meu velhinho teve um acidente e não sei...
- por PneucarecaPortugal em conjunto com a Alemanha, Republica Checa, Polónia, Itália, Eslováquia, Roménia, e Hungria juntos em discussões sobre o Euro 7 e o...
- por PeLeveComo é que isto foi possível? Fonte (https://zap.aeiou.pt/carros-roubados-cabo-usb-526840)
Em aceleração
- Notícias2 semanas antes
Radares em março
- Notícias2 semanas antes
Fendt apresentou protótipo de trator a hidrogénio
- Notícias2 semanas antes
Menos um General Lee na estrada
- Notícias2 semanas antes
Vendas de elétricos continuam a crescer no nosso mercado
- Notícias2 semanas antes
Hyundai revela o novo Kauai
- Avaliações Usados2 semanas antes
Ford Fiesta (2008-2017)
- Notícias1 semana antes
Renault Austral vence o troféu de Carro do Ano em Portugal
- Comerciais2 semanas antes
Volvo entrega 20 camiões elétricos à DFDS em Gotemburgo