André Pires vai correr no MotoE – Motorguia
Ligue-se connosco

Motos

André Pires vai correr no MotoE

Published

on

A temporada deste ano do MotoE, o campeonato de velocidade de motociclismo equivalente ao MotoGP, mas destinado a motos elétricas, irá contar com um português na grelha de partida: André Pires.



Natural de Vila Pouca de Aguiar, André Pires irá correr na equipa Avintia Esponsorama onde contará com o espanhol Xavi Cardelús como companheiro de equipa.

A primeira prova do campeonato será no circuito de Jerez em Espanha e está agendada para 2 de março. Aqui estaremos a torcer pelo sucesso de mais um piloto luso num campeonato mundial.

Motos

Wheels and Waves regressa este ano

Published

on

Aquele que é um dos principais eventos mundiais da nova vaga da cultura motociclista, o Wheels and Waves, está de volta neste ano de 2021 com a sua nona edição, depois de um interregno em 2020 causado pela pandemia do vírus Covid-19.



Reunindo os mundos das motos e do surf, o Wheels and Waves é um evento anual, agora realizado em Biarritz, França, e tem sido o espaço privilegiado para se mostrarem as novas tendências da “cena das motos”.

O Wheels and Waves tornou-se rapidamente num dos pontos de encontro de inspirações e criações, com participantes oriundos dos quatro cantos do mundo e rapidamente preparadores, marcas e construtores acompanharam esta “onda” café racer, scrambler, retro e vintage que nos últimos anos tem povoado o universo das motos para revelarem as suas motos, acessórios, ou equipamentos, mostrando que seguem (ou criam) as últimas tendências nesta “algo saudosista” subcultura das duas rodas.

Continuar a ler

Motos

Miguel Oliveira termina no 11º lugar em Jerez

Published

on

Miguel Oliveira conseguiu com a sua KTM a melhor classificação nesta temporada ao garantir o 11º lugar no Grande Prémio de Jerez. Com este resultado o piloto de Almada somou mais 5 pontos e está agora na 17ª posição no campeonato com 9 pontos.



A prova espanhola foi ganha pelo australiano Jack Miller na sua Ducati, sendo seguido pelo seu companheiro de equipa Francesco Bagnaia o que deu à marca italiana uma importante dobradinha num circuito onde tradicionalmente a Ducati sempre teve dificuldades em conseguir bons resultados. O último lugar do pódio foi para Franco Morbidelli numa Yamaha.

Com estes resultados o campeonato é agora liderado por Francesco Bagnaia que ultrapassou o francês Fabio Quartararo na classificação. Vejamos o que nos traz a próxima prova que terá lugar em Le Mans, França.

Continuar a ler

Manutenção Motos

Prepare bem a sua viagem de moto

Published

on

Um dos grandes prazeres para quem tem moto é fazer uma viagem mais longa do que o habitual e usufruir de toda a liberdade que este meio de transporte proporciona. Para que a sua viagem corra da melhor forma, sem percalços, aqui lhe deixamos um conjunto de conselhos para preparar a sua viagem de moto.



1 – Prepare a moto
Antes de partir numa viagem mais longa faça uma verificação atenta dos níveis dos líquidos, óleo, óleo dos travões, veja o filtro do óleo também, confirme o estado da corrente e respetiva lubrificação, veja as condições das pastilhas de travão, teste o bom estado de todas as luzes e não se esqueça de verificar o desgaste dos pneus e se estes estão com a pressão correta. Como prevenção leve na bagagem um kit anti-furo, lâmpadas suplentes e lubrificante para a corrente.

2 – Cuidado com a bagagem
Em função da distância e do tempo que durará a viagem assim terá de levar mais ou menos bagagem. Há várias soluções para aumentar a capacidade da moto para levar volumes, como as malas laterais e top case, ou as bolsas para depósito, por exemplo, mas não se esqueça nunca de equilibrar o peso que transporta. Carregada a moto terá um maior peso no eixo traseiro e o seu comportamento altera-se, na aceleração, travagem ou em curva. Distribua bem o peso para que a moto não vá desequilibrada e tente levar apenas o indispensável para não alterar em demasia a ciclística da moto.

3 – Planeie o trajeto
Antes de partir veja o trajeto da viagem. Pontos de abastecimento, pontos de paragem para descanso, locais de dormida e de refeição e não se esqueça de dar uma olhada também para concessionários da marca da sua moto ou oficinas multimarcas para motos que possam estar nas redondezas das estradas que escolheu para a sua viagem.

4 – Escolha bem o equipamento
O equipamento de proteção do motociclista é fundamental para a sua segurança e conforto. Fazer uma viagem não é o mesmo que fazer o trajeto diário para o trabalho e por isso pode ter de contar que as condições meteorológicas podem mudar. Assim além do capacete, blusão, luvas e botas, meta um impermeável numa das malas pois nunca se sabe quando a chuva pode pregar uma partida.

5 – Jogue pelo seguro
Numa viagem mais longa a sua mota irá “repousar” à noite em locais que você desconhece, seja em garagem ou ao relento, por isso veja bem onde deixa a sua moto. Evite locais com pouco movimento. Tenha um bom cadeado, um alarme e se quiser elevar ainda mais a segurança da sua moto coloque um localizador GPS.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração