A Ferrari patenteou um joystick que poderá vir a ser utilizado como substituto dos pedais e do volante nos seus futuros super desportivos.
A mítica marca de Maranello registou uma patente a nível europeu de um joystick que poderá vir a transformar o interior dos seus modelos em autênticos cockpits de avião. Colocado do lado direito do condutor, esta solução funciona tal como um joystick de um avião, ou de uma consola. Empurrando para a frente o motor arranca e acelera e se puxar para trás este trava e pára. Os movimentos laterais para a esquerda ou direita comandam a direção.
Manter uma velocidade constante também é fácil, bastando definir a velocidade a que se quer ir empurrando o joystick para a frente e depois de esta ser atingida basta deixar o mesmo na posição neutra.
A Ferrari defende que comandar um carro com um joystick torna-se mais intuitivo do que com os tradicionais volante e pedais, mas os algoritmos que controlarão este sistema não serão nada simples e a própria marca está consciente disso, pelo que não se prevê quando esta solução será introduzida.




