Notícias
Trotinetes sem lei
Em Portugal pode fazer o que quiser e andar por onde bem entender porque não há legislação específica que impeça o uso das trotinetes. Já em Espanha a DGT está a preparar legislação para colocar a nova saga das trotinetes dentro da lei e multar quem não cumprir as regras.
As capitais europeias e as grandes cidades estão a ser alvo de uma invasão de trotinetes que promete dar que fazer às autoridades locais. A cidade de Lisboa foi inundada de trotinetes, com a autorização da Câmara Municipal de Lisboa, que são largadas pelos passeios causando transtorno a que neles circula e aos cidadãos com mobilidade reduzida – e em especial aos invisuais que tropeçam e caem – por causa destes elementos estranhos largados pelos passeios da capital.
No que à circulação diz respeito, as trotinetes quando misturadas com a falta de civismo e a negligência, são autênticas “bombas” prontas a potenciar acidentes graves. Os utilizadores deste novo tipo de “mobilidade urbana” circulam, nas ruas, avenidas, passeios, ciclovias e passadeiras, a velocidades impróprias e sem respeitarem regras, desprovidos de elementos de segurança como um simples capacete. E tudo isto sem que a polícia saiba o que fazer ou que leis aplicar a quem faz uso das trotinetes.
Em Espanha, a morte de uma mulher atropelada por uma trotinete colocou em causa todo o sistema desregulado, semelhante ao de Portugal, obrigando a Direção Geral de Tráfego (DGT) a tomar medidas imediatas. A lei será aplicada pelos municípios de acordo com as características das localidades. O principal objetivo é retirar as trotinetes da circulação nos passeios e encaminhar estes veículos para as ciclovias e estradas com menos trânsito.
Devido à quantidade e diversidade das trotinetes atuais, com, motores e velocidades diferentes, o principal obstáculo para o legislador está na categorização dos veículos. Também as idades dos utilizadores vão estar em foco, sendo que tudo aponta para os 16 anos como idade mínima para usar as trotinetes na via pública.
A velocidade máxima que o legislador espanhol pretende implementar é de 25 Km/h, sendo que todas as trotinetes terão de estar limitadas a esta velocidade. Todas as que quiserem circular acima desta velocidade vão ter de possuir matrícula e o limite será de 45 km/h. O uso de capacete é obrigatório em todos os tipos de trotinete.
Tudo ainda está a ser discutido, mas aponta para uma lei que regule este novo tipo de mobilidade urbana e que já começa a registar muitas queixas e acidentes.
Em Portugal tudo continuará na mesma. Não se admire se um destes dias encontrar uma trotinete a todo o gás em plena A1.
Notícias
China bate recorde de vendas em 2025
O ano de 2025 marcou a indústria automóvel chinesa pois foi o ano em que esta vendeu mais modelos em todo o mundo. Ao todo foram 34,5 milhões de unidades vendidas, um número impressionante.
O crescimento da indústria automóvel chinesa continua passo a passo a afirmar-se no plano mundial e desta vez foi um ano em que o número das vendas de automóveis chineses bateram recordes com os já referidos 34,5 milhões de modelos vendidos, o que representa uma conquista de uma quota de 35.6% do mercado automóvel mundial.
Os dados foram divulgados pela Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros e olhando para os números, a China exportou 8,32 milhões de automóveis em 2025, o que a coloca no primeiro lugar como maior exportador mundial de automóveis, algo que acontece pelo terceiro ano consecutivo.
Notícias
The Grand Tour vai voltar, mas com novas caras
A plataforma Prime Video vai voltar a apostar no The Grand Tour, mas agora com novos apresentadores que vêm ocupar o lugar de Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May.
A série The Grand Tour vai regressar e desta vez Thomas Holland, James Engelsman e Francis Bourgeois serão as caras desta nova fase desta série dedicada ao mundo automóvel. Thomas e James já são conhecidos pelos conteúdos digitais que fazem sobre carros há algum tempo e a eles junta-se Francis que tem estado mais ligado ao mundo dos comboios e que aqui representará um pouco a visão de quem está fora da “bolha automobilística”.
Depois do legado dos emblemáticos apresentadores Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May que durante décadas foram três figuras únicas na análise e entretenimento automóvel, primeiro com Top Gear e depois com The Grand Tour, a Prime Video aposta em apresentadores um pouco mais “conectados” com o universo atual das plataformas digitais. Esta nova temporada de The Grand Tour ainda não tem uma data anunciada para a sua estreia.
-
Notícias1 semana agoRadares em fevereiro
-
Notícias1 semana agoO último “Velocidade Furiosa” estreia em 2028
-
Notícias2 semanas agoSalvador Caetano muda o nome para Caetano
-
Notícias2 semanas agoGenesis X Scorpio tem mesmo “veneno”
-
Notícias1 semana agoAs bases de dados do IMT já incluem os clássicos
-
Motos2 semanas agoAs novas cores de Miguel Oliveira
-
Notícias1 semana agoBMW tem um novo símbolo para toda a gama
-
Curiosidades2 semanas agoFábrica da Bentley agitada por Travis Pastrana



