Comerciais
Scania lança nova bateria AGM para maximizar o tempo na estrada
Published
5 horas anteson
By
Motor GuiaA Scania apresenta a sua nova bateria com tecnologia AGM, uma solução concebida para minimizar ao máximo as paragens inesperadas e aumentar a disponibilidade dos veículos. Este avanço adapta-se especialmente às necessidades daqueles que fazem uso intensivo de equipamentos auxiliares, como frigoríficos ou aquecedores de cabine durante as paragens.
A nova bateria AGM melhora significativamente o desempenho em relação às baterias atuais, destacando-se em aspetos chave: mais energia disponível: Oferece 50% mais energia em comparação com as baterias de 230Ah atuais; maior vida útil: A sua duração é mais de 50% superior, reduzindo a necessidade de substituições; maior profundidade de descarga: Permite uma utilização de 80% da sua capacidade, face aos 50% das baterias tradicionais; resistência a vibrações: O dobro da robustez permite a sua instalação em qualquer posição; carregamento mais eficiente: Recarrega 30% mais rápido, assegurando uma disponibilidade mais imediata; manutenção reduzida: Basta uma limpeza e carregamento de manutenção periódica.
O peso desta bateria é equivalente ao das atuais, e a sua instalação não exige modificações no veículo, facilitando a sua implementação sem a necessidade de alterações adicionais, como o alternador.
Esta iniciativa faz parte do programa de serviços “Uma Questão de confiança, escolha as oficinas Scania”, que aposta em garantir a segurança e o desempenho dos veículos através da experiência da sua rede de 65 pontos de serviço em Espanha e Portugal.
Para a cabine S da geração Nextgen Scania, a Vlastuin Truckopbouw, na Holanda, desenvolveu duas versões de cabine mais longa. O comprimento extra é feito em poliéster de alta qualidade e segue as linhas originais do habitáculo. No interior existe uma estrutura de aço cujo objetivo é criar a resistência necessária.
A extensão da cabina está disponível em duas versões: a versão XL acrescenta 30 cm à cabine original, já a versão XXL acrescenta 100 cm. Ambas as cabines podem ser encomendadas com um interior completamente feito à medida e com muitas opções. A cabine extra longa é produzida pela Van Winkoop e vendida e finalizada pela Vlastuin Truckopbouw. Claro que, e dependendo do país, é preciso perceber até que ponto é permitida a utilização de uma cabina mais longa, até pode acabar por roubar muito comprimento no semirreboque.
Comerciais
Challenger ElectriX é uma caravana híbrida com 900 km de autonomia
Published
5 dias anteson
13/12/2024O fabricante francês Challenger está a enviar um sinal claro para um futuro mais sustentável dentro do segmento das autocaravanas com as suas novas opções híbridas ElectriX X150 e X250.
Embora os modelos híbridos plug-in sejam há muito uma prática corrente nos automóveis de passageiros, esta tecnologia continua a ser uma raridade no segmento das autocaravanas. Os modelos X150 e X250 têm como objetivo preencher esta lacuna com tecnologia inovadora e design prático.
A peça central dos modelos Challenger ElectriX é o seu sistema de propulsão híbrido plug-in, que combina as vantagens de um motor de combustão com uma potente propulsão elétrica. O motor a gasolina foi concebido para garantir uma autonomia fiável em longas distâncias, enquanto o motor elétrico permite uma condução sem emissões, especialmente em zonas urbanas ou em manobras em parques de campismo. A autonomia combinada é de até 900 quilómetros.
A autonomia elétrica, por si só, situa-se entre os 80 e os 100 quilómetros, o que deverá ser mais do que suficiente para uma utilização quotidiana. É de salientar a capacidade do sistema de alternar automaticamente entre os dois modos de condução em função da situação de condução, de modo a maximizar a eficiência e o conforto.
Com um comprimento de 5,99 metros para o X150 e de 6,36 metros para o X250, os modelos ElectriX oferecem um espaço de habitação generoso num design compacto. Apesar das baterias adicionais, as dimensões permanecem idênticas às das versões convencionais. Ambos os modelos têm por base o conhecido chassis Fiat Ducato, que também é utilizado pela Sunlight, Forster e muitos outros fabricantes de autocaravanas.
O X150 oferece o formato compacto de uma carrinha de campismo com o espaço de uma autocaravana completa, enquanto o X250 também ganha pontos com um conceito de garagem traseira modular que torna a utilização do espaço de armazenamento mais flexível. A própria Challenger anuncia os seus modelos da série X com o slogan “a agilidade de uma carrinha com o conforto de uma autocaravana”, à semelhança das séries de carrinhas Sunlight ou Carado.
O interior da X150 e da X250 combina um design moderno com uma disposição funcional. As linhas simples e os materiais de cor clara criam um ambiente agradável que permite uma estadia confortável a bordo. O salão dispõe de uma área de estar confortável, complementada por uma mesa rebatível, e a cozinha, apesar das suas dimensões compactas, dispõe de uma placa de fogão de dois bicos, lava-loiça e frigorífico.
A casa de banho está equipada com um chuveiro separado, o que não é habitual em veículos deste tamanho. Os colchões de alta qualidade garantem uma boa noite de sono, enquanto as numerosas opções de arrumação facilitam a vida quotidiana. O X250 dispõe de uma zona traseira única no mercado: o conceito SDR (Smart Dressing Room) permite ajustar a altura do roupeiro para adaptar o espaço de garagem às suas necessidades.
A introdução dos modelos Challenger ElectriX é um passo importante para a mobilidade sustentável das autocaravanas. Os modelos X150 e X250 oferecem um sistema de acionamento sofisticado, equipamento orientado para a prática e utilização flexível. As autocaravanas híbridas plug-in são uma opção interessante para quem procura uma autocaravana preparada para o futuro, com o seu sistema de propulsão e equipamento a partir de 99.990 euros.
Outro ponto positivo dos modelos ElectriX é a generosa garantia de 7 anos ou 100.000 quilómetros para as baterias. Este facto sublinha a confiança do construtor na longevidade e fiabilidade da tecnologia utilizada e deve também tranquilizar os potenciais compradores.
Tatra desvenda camião Force e-Drive Híbrido
Challenger ElectriX é uma caravana híbrida com 900 km de autonomia
Bilhetes para o MotoGP 2025 em Portimão já estão à venda
Nova presidência e equipa no Moto Clube de Faro
Xiaomi mostra o seu segundo modelo
MAN entrega primeiro eTruck que já rola pela Europa
Um Lamborghini Urus com uma pintura especial
Valtteri Bottas testou o Alfa Romeo 33 Stradale
A história do BMW M3 resumida em vídeo
Um Rolls-Royce inspirado no vilão Goldfinger
Kia revela um pouco do novo Sportage
Celebrar os 60 anos do Ferrari 275 GTB
Um McLaren P1 em LEGO em tamanho real deu uma volta a Silverstone
Lamborghini mostrou o rugido do novo V8 biturbo
BMW mostrou o novo M3 elétrico… camuflado
Scania lança nova bateria AGM para maximizar o tempo na estrada
DS Nº8 o novo luxo gaulês
Renault vai trazer de volta o 5 Turbo
Scania Nextgen Longline pode ser XL ou XXL
CUPRA Formentor (2020-…)
Bilhetes para o MotoGP 2025 em Portimão já estão à venda
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por tiagofrancaBoa tarde, É o seguinte, fui passar este fim-de-semana a Bragança e enquanto andava pelas estradas do Parque de Montesinho, do nada, a direção...
- por MarioTomasBoas, Já que aqui parece haver pessoal que gosta de classicos. Estou em fase final (espero que a menos de 3meses) de completar o "restauro"...
- por OmegaO que se passa com a Lua na Zona de Leiria? Consigo ver 3 luas e uma delas com um enorme circulo à volta!
- por Mrodrigues https://www.motor.es/noticias/mercedes-glb-2027-fotos-espia-2024105737.html
Em aceleração
- Comerciais2 semanas antes
Estas são as datas-chave para a atualização dos tacógrafos
- Comerciais2 semanas antes
Fábrica de produção de baterias da MAN Truck & Bus foi inaugurada
- Comerciais1 semana antes
Tatra desvenda camião Force e-Drive Híbrido
- Notícias2 semanas antes
Jaguar Type 00, o primeiro da nova era
- Comerciais5 dias antes
Challenger ElectriX é uma caravana híbrida com 900 km de autonomia
- Motos5 dias antes
Bilhetes para o MotoGP 2025 em Portimão já estão à venda
- Notícias2 semanas antes
Valtteri Bottas testou o Alfa Romeo 33 Stradale
- Motos1 semana antes
Nova presidência e equipa no Moto Clube de Faro