Mercedes-Benz Trucks inicia produção em série do eActros 600 – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Mercedes-Benz Trucks inicia produção em série do eActros 600

Published

on

A Mercedes-Benz Trucks vai celebrar o início da produção em série do eActros 600 no final de novembro deste ano na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth.
Este modelo foi recentemente reconhecido como o “International Truck of the Year 2025” na IAA Transportation em Hannover. Os primeiros veículos de clientes do eActros 600 serão construídos e registados antes do final de 2024. Em cada um destes camiões, será instalado um componente-chave da fábrica de Mannheim: a chamada caixa frontal.



A caixa frontal é um módulo tecnológico complexo que inclui várias unidades de controlo, componentes de alta tensão e um compressor de ar elétrico, ocupando o espaço anteriormente utilizado pelo motor de combustão. Ao contrário do motor diesel, a caixa frontal não tem uma função de propulsão específica, mas aloja numerosos componentes essenciais ao funcionamento do camião. No total, foram incorporadas mais de 1.000 peças individuais. Acomodar este grande número de componentes num espaço pequeno foi um desafio considerável durante o desenvolvimento, que foi resolvido através de uma “estrutura em camadas” que organiza os componentes de baixo para cima.

Andreas Moch, diretor da fábrica em Mannheim, comentou: “A caixa frontal é uma unidade de montagem intensiva para veículos eléctricos. Após uma fase de protótipo bem sucedida, estamos satisfeitos por passar à produção em série. Tanto a preparação do chassis como a instalação de todos os componentes e os testes destas unidades são efectuados na fábrica de Mannheim.”

Moch acrescentou: “A nossa fábrica de Mannheim é o centro de competência para tecnologias de baterias e sistemas de alta tensão na Daimler Truck. Com o início da produção da caixa dianteira, já atingimos o segundo marco deste ano, após a abertura do nosso Centro de Tecnologia de Baterias no verão. Isto mostra que estamos bem posicionados em termos de transformação e que estamos a dar um contributo significativo para a mobilidade sem emissões do futuro.”

Bruno Buschbacher, Presidente do Conselho de Fábrica da fábrica de Mannheim, disse: “Estou muito satisfeito por termos lançado com sucesso o primeiro produto, a caixa dianteira, sob o acordo estabelecido em 2021, e que parte do trem de força para acionamentos alternativos está agora em Mannheim. Este é um passo importante na transformação da nossa histórica fábrica de motores”.
Ao longo de cerca de um ano, foram efetuadas extensas renovações num edifício com mais de 100 anos para criar a linha de produção da caixa frontal. O revestimento do chão de 5.500 m², a ventilação e a iluminação da sala foram renovados, e a estrutura de suporte foi reconstruída. Foi então instalada uma linha de produção moderna com uma área de logística, que oferece um elevado grau de flexibilidade para diferentes quantidades e variantes de produtos.

A linha de montagem da caixa frontal é composta por quatro secções de produção consecutivas. Cada uma destas secções tem várias estações de montagem, com zonas de materiais e estações de pré-montagem nas laterais. Após a conclusão de cada nível, a caixa frontal é submetida a um “controlo de qualidade” para verificar a execução correta do processo de montagem antes de prosseguir.

Para os mecânicos que trabalham na produção da caixa frontal, o lema é: “A montagem continua a ser montagem”, embora de uma forma um pouco diferente dos sistemas de propulsão diesel convencionais. Atualmente, a equipa de produção é composta por 25 funcionários, mas este número poderá aumentar para 170 no futuro. Para preparar os funcionários da fábrica de Mannheim para os desafios da transformação, desde outubro deste ano que recebem formação num novo centro de formação de alta tensão, que oferece um ambiente de aprendizagem prática sobre as mais recentes tecnologias de alta tensão e de baterias.

As fábricas de Gaggenau e Kassel, que fazem parte da rede de produção e tecnologia da Daimler Truck para componentes de acionamento elétrico e sistemas de baterias, também fornecerão componentes-chave para o eActros 600. A fábrica de Gaggenau, um centro de competência para componentes de acionamento elétrico, fabricará componentes de transmissão, como eixos e engrenagens, que serão enviados para a fábrica de Kassel para montagem completa.
O eActros 600, concebido para o transporte de longa distância, teve a sua estreia mundial no final de 2023. Com uma elevada capacidade de bateria de mais de 600 quilowatts-hora e um eixo de tração elétrico particularmente eficiente, este camião elétrico pode atingir uma autonomia de 500 quilómetros sem recarga intermédia em condições práticas. Além disso, o eActros 600 terá a capacidade de percorrer mais de 1.000 quilómetros por dia, facilitada pelas opções de carregamento intermédio durante as pausas do condutor.

Fundada em 1908, a fábrica da Mercedes-Benz em Mannheim produz motores e componentes relacionados para veículos comerciais. Com mais de 4.600 funcionários, é também o centro de competência para tecnologias de baterias e sistemas de alta tensão da Daimler Truck, contribuindo significativamente para a produção em série do seu portfólio electrificado. A fábrica também alberga um centro de formação onde mais de 11.000 jovens concluíram a sua formação ao longo de um século de história.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

IVECO S-Way estreia-se no Euro Truck Simulator 2

Published

on

A IVECO anuncia o lançamento do IVECO S-Way no jogo de vídeo Euro Truck Simulator 2. Desenvolvido pela SCS Software em colaboração com o Centro de Design da IVECO, este jogo dá vida ao icónico IVECO S-Way no mundo digital.



Com este mais recente lançamento do Euro Truck Simulator 2, os jogadores podem viajar por toda a Europa como motoristas de elite, entregando cargas importantes através de rotas diversas e complexas a bordo do seu IVECO S-Way virtual, experimentando o transporte rodoviário de longo curso numa simulação altamente detalhada.

O simulador apresenta a configuração Artic do mais recente modelo de referência da IVECO para transporte de longo curso, equipado com a espaçosa cabina Active Space que oferece o máximo conforto. Através de uma conceção meticulosa e da colaboração da engenharia, o IVECO S-Way no Euro Truck Simulator 2 oferece um nível de autenticidade sem paralelo.

Os gamers podem personalizar o seu camião com 22 cores de fábrica pré-configuradas, incluindo a cor verde metalizada de lançamento, e escolher entre várias opções de acabamentos interiores. É possível personalizar ainda mais o camião recorrendo a uma vasta gama de acessórios, incluindo várias opções de depósito de combustível e grelha dianteira. Desde o seu estilo exterior dinâmico até ao seu habitáculo topo de gama, o IVECO S-Way proporciona uma experiência de condução que reflete os níveis de desempenho e inovação do veículo real.

Continuar a ler

Comerciais

FUSO entregou 22 eCanter elétricos à Planway Logístika em Espanha

Published

on

A Planway Logística, um fornecedor de logística com sede em Orense, Espanha, adicionou 22 FUSO eCanter à sua frota, camiões ligeiros elétricos a bateria de 8,55 t.

Com uma distância entre eixos de 4.450 mm, todos eles estão equipados com um motor elétrico de 129 kW e bateria de tamanho L com autonomia de até 200 km com uma só carga.

O veículo combina dimensões compactas e grande manobrabilidade com um alto volume de carga, o que o torna ideal para distribuição urbana e entregas postais em áreas urbanas.

“O fato de a Planway Logistika, outra grande empresa de logística, ter optado pelo Next Generation eCanter mostra mais uma vez que o camião ligeiro totalmente elétrico é ideal para o tráfego de distribuição no centro da cidade”, resume Florian Schulz, chefe de vendas, marketing e atendimento ao cliente da FUSO Europe.

“Ao encomendar 22 unidades, o cliente também está a reforçar o seu compromisso de eletrificar os seus transportes para a última milha. A flexibilidade de carregamento do eCanter, bem como sua carga útil comparativamente alta e o volume de carga de 15 euro-paletes, tornam essa transição bastante fácil.”

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por RedHeart
    Agora que o Lino, o Cadito e o Altar estão despachados, vamos tentar manter isto animado, ajudando-me a encontrar uma potencial montada para os...
  • por BobcatMikeMike
    Preciso de uma opinião e sugestão quanto à escolha de um carro. Que tipo de carros gostas? Nada de extravagante, nunca fui maluco por carros....
  • por c200
    Boas. Já me aconteceu o seguinte, algumas vezes: o rádio ao mudar de emissora deixa de emitir som. Por Bluetooth funciona normalmente. Já notei...
  • por JOKA78
    Bom dia, Tendo em conta que percebo pouco de carros, solicito ajuda na escolha de um carro familiar usado até ao máximo 10000€. Obrigado

Em aceleração