MAN eTruck é o camião elétrico com maior autonomia – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

MAN eTruck é o camião elétrico com maior autonomia

Published

on

A MAN já iniciou os testes de estrada do seu camião elétrico eTruck de forma a assegurar a sua fiabilidade, isto antes de ser lançado no mercado já em 2024.



Entre os vários argumentos que coloca em cima da mesa, está a autonomia anunciada entre os 600 e os 800 km e ainda a possibilidade de carregamento a um megawatt, tal como o Mercedes-Benz eActros. Esta tecnologia inovadora que está a ser desenvolvida com a ABB será possível efetuar percursos diários com uma extensão entre 600 e 800 quilómetros, mas no futuro, a autonomia poderá chegar aos 1000 km.
A marca de Munique sublinha que o MAN eTruck será duas vezes mais eficiente do que um camião diesel atual de longo curso que registe um consumo médio de 27,0 l/100 km. Isso significa que o camião elétrico poderá evitar emissões de 100 toneladas de dióxido de carbono por ano ou por cada 120 mil quilómetros. Em termos económicos, as empresas de transporte poderão poupar até sete mil euros por ano na diferença de custos de energia.
O camião estará preparado para diversos tipos de aplicações. desde o transporte de longo curso de produtos refrigerados numa configuração clássica de trator e semirreboque até ao transporte de materiais para locais de construção com camião rígido e reboque ou como veículo de recolha de resíduos urbanos com três eixos.

A MAN já produziu 20 protótipos do futuro camião elétrico de longo curso no Centro de eMobilidade da fábrica de Munique. No futuro irão sair da linha de montagem camiões elétricos e convencionais, já que a marca alemã pretende tornar a produção mais flexível para acelerar a mobilidade elétrica no segmento de veículos pesados, permitindo a produção de camiões diesel e elétricos na mesma linha.
O veículo vai estar equipado com a terceira geração de baterias de tração da MAN. A marca alemã sublinha que ganhou uma experiência considerável com a primeira geração utilizada numa pequena escala no MAN eTGM, que provou as suas qualidades ao serviço das empresas de transportes, tendo acumulado mais de 1,5 milhões de quilómetros em vários países europeus desde 2019.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Cepsa transforma-se em Moeve

Published

on

A empresa transforma-se para se tornar uma das referências da transição energética, mudando o seu nome para Moeve.



Esta mudança responde também ao objetivo da marca de acelerar a sua descarbonização e a dos seus clientes. Através de um investimento de até 8.000 milhões de euros, dos quais mais de 60% serão afetados a atividades sustentáveis. Como a produção de hidrogénio verde, de biocombustíveis de segunda geração (2G) e de produtos químicos sustentáveis, sem esquecer o carregamento elétrico ultrarrápido. Este é o resultado da sua estratégia “Positive Motion to 2030” e do seu total empenhamento na energia e mobilidade sustentáveis.

Para Maarten Wetselaar, CEO da Moeve: “Estou entusiasmado por comunicar a mudança de uma grande marca, a Cepsa, que está connosco há mais de 90 anos. Dizer ao mundo que nos estamos a transformar num tipo diferente de organização, a Moeve, em que a maior parte dos seus lucros virá de atividades sustentáveis até ao final desta década. Uma empresa próxima e colaborativa que, nos últimos dois anos, acelerou a sua transformação, com a realização de múltiplos marcos no âmbito da sua estratégia Positive Motion to 2030. Face a estes progressos e aos progressos que faremos no futuro. Estamos a introduzir uma nova marca que reflete o nosso forte compromisso de ser uma referência para a transição energética na Europa. Em especial no domínio do hidrogénio verde, dos biocombustíveis 2G e da mobilidade elétrica ultra-rápida.

Este anúncio é acompanhado pela implementação progressiva da marca Moeve. Tanto nos seus centros empresariais como na sua rede de estações de serviço. Começará em novembro, a um ritmo de cerca de 600 estações por ano, até atingir as mais de 1800 que a empresa tem em Espanha e Portugal.

Continuar a ler

Comerciais

Volvo Trucks alcança cinco estrelas nos testes Euro NCAP com dois modelos

Published

on

A organização europeia independente de testes de consumo Euro NCAP avaliou pela primeira vez a segurança de camiões pesados. Os modelos mais vendidos da Volvo, o Volvo FH e o Volvo FM, receberam a classificação máxima de cinco estrelas.




“Este excelente resultado deixa-me muito orgulhoso, pois confirma a posição de liderança da Volvo Trucks em segurança”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, para quem “a segurança é um valor fundamental para nós e uma pedra angular em nossa herança. A segurança tem-nos guiado desde o início de nossa empresa – e a cada lançamento de novo produto, estamos tornando nossos camiões ainda mais seguros.

A classificação de cinco estrelas do Euro NCAP significa que a Volvo demonstrou excelente desempenho em critérios como suporte ao motorista e prevenção de colisões, proporcionando segurança no trânsito para o motorista e os usuários da estrada ao redor. Além disso, ambos os modelos Volvo cumprem os chamados critérios City Safe, graças à boa visão e ao bom desempenho dos sistemas de segurança ativa da Volvo, concebidos para proteger os utentes vulneráveis da estrada em situações de trânsito urbano.
“Esta é a prova de nossos esforços consistentes em desenvolvimentos de segurança para ir além do que é exigido pela legislação, em direção à nossa visão de zero acidentes envolvendo os nossos camiões”, diz Anna Wrige Berling, diretora de Segurança de Tráfego e Produto da Volvo Trucks.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por tareias128
    Alguém tem um telemóvel Xiaomi (Redmi) emparelhado com o AAwireless? Noto que o meu Redmi Note 12, gasta entre 10 a 15% de bateria, com o Maps no...
  • por castro53
    OlÁ tenho um renault velsatis de 2003/150cv/2200 ajuda que eu preciso acenda a luz da injeÇÃo e perde volocidade deligo o carro torno a ligar fica...
  • por Dgoncalves
    Boas, o lupo do meu cunhado deixou-se mijar mais uma vez (coitado! a idade não perdoa ) Depois de um bom diagnóstico caseiro e braços...
  • por Omega
    [:cool:] Ora, uma vez que a época de 2024 está, no que respeita a pilotos, resolvida, deixo-vos aqui o calendário da F1 para 2025: ...

Em aceleração