Comerciais
Gama de comerciais Toyota enriquecida com opções elétricas

No total são oito versões, entre comerciais e derivados de passageiros, em dois furgões, com dois comprimentos. Falamos do furgão médio Toyota ProAce e do mais pequeno ProAce City, ambos disponíveis para passageiros, com a nomenclatura Verso.

A gama chega com duas baterias, de 50 e de 75 kWh, respetivamente com 18 e 27 módulos de iões de lítio, que possibilitam autonomias anunciadas de 221 e 318 km. As versões de carga podem transportar entre 800 a 1000 kg. Para uma gestão mais adequada da bateria às necessidades de cada utilizador, os novos veículos contam com um seletor para escolher entre três modos, que disponibilizam diferentes potências: Eco (82 cv), Normal (109 cv) e Power (136 cv)
As ProAce e ProAce City trazem um carregador AC a bordo de 11 kW, com a bateria a poder ser carregada também a DC até 100 kW em pouco mais de meia hora. A bateria uma garantia de 8 anos ou 160 000 km. Em termos de equipamentos, destaca-se na ProAce City EV as jantes em aço de 16”, o Ecrã multimédia de 8” e integração com smartphone, o Cruise Control, os Sensores de estacionamento, Sensor de luz, Sensor de chuva, Faróis de nevoeiro, Espelhos retrovisores elétricos e aquecidos e ainda o Sistema SmartCargo. Na versão de passageiros há mais equipamento disponível, no nível exclusive.

É deste modo que a Toyota dá seguimento à sua jornada de eletrificação, que começou em 1997 com o Prius. A eletrificação dos comerciais, de acordo com Victor Marques, Diretor de Comunicação da Toyot, torna-se essencial, numa altura em que é imprescindível melhorar as condições do meio ambiente em que vivemos, em que o e-commerce está em franco crescimento, em que o preço dos combustíveis está elevado e em que surgem cada vez mais restrições à circulação de veículos a combustão no centro das cidades. Ainda que este seja, em Portugal, um mercado com pouca expressão, a Toyota espera que cresça nos próximos anos.
Os preços arrancam nos 33.577 euros (mais IVA) no caso da ProAce City EV, estando os veículos já disponíveis para encomenda. As primeiras unidades devem chegar a Portugal em outubro.

Comerciais
Torrestir reforça presença internacional com novas ligações ao Norte de África

A Torrestir acaba de expandir a sua rede internacional com o lançamento de duas novas ligações diretas semanais entre Portugal e o Norte de África, reforçando a sua estratégia de crescimento e diversificação geográfica.

No âmbito desta aposta, a empresa estabeleceu uma parceria exclusiva com a Vectorys, garantindo uma ligação semanal de grupagem entre os hubs de Porto e Lisboa e as cidades de Tânger e Casablanca, em Marrocos. Além deste serviço, passa também a disponibilizar transporte diário em regime de Full Truck Load (FTL), assegurando maior rapidez e flexibilidade nas operações logísticas dos seus clientes.
Paralelamente, a Torrestir firmou uma parceria exclusiva com a AST – Avenir Service Transport, na Tunísia, que possibilita saídas semanais nos dois sentidos entre Portugal e este mercado do Norte de África.

Estas novas rotas representam um marco na consolidação da presença internacional da Torrestir e refletem o compromisso da empresa em oferecer soluções logísticas cada vez mais completas e competitivas, com especial enfoque nos setores Automotive e Fashion, dois dos pilares mais fortes da sua atividade.

Comerciais
Há novas normas sobre conceção, reutilização e reciclagem de veículo

O plenário do Parlamento Europeu aprovou a sua posição sobre as novas regras de circularidade da UE, que abrangem desde a conceção dos veículos até ao tratamento final no fim da sua vida útil.
O projeto legislativo, que foi apoiado por 431 eurodeputados, com 145 votos contra e 76 abstenções, visa impulsionar a transição do setor automóvel para uma economia circular, reduzindo o impacto ambiental associado à produção e ao tratamento no fim da vida útil dos veículos e reforçando a sustentabilidade da indústria de reciclagem de veículos na Europa. As regras serão aplicáveis a todos os veículos, com exceção dos veículos especiais, dos veículos concebidos e fabricados para utilização pelas forças armadas, pela defesa civil, pelos serviços médicos, pelos bombeiros e pelos serviços de emergência, e dos veículos de especial interesse histórico e cultural.
As normas serão aplicáveis a todos os veículos, com exceção dos veículos especiais, dos veículos concebidos e fabricados para utilização pelas forças armadas, pela defesa civil, pelos serviços médicos, pelos bombeiros e pelos serviços de emergência, e dos veículos de especial interesse histórico e cultural.
Os veículos novos devem ser concebidos de forma a que as instalações de tratamento autorizadas possam retirar facilmente o maior número possível de peças e componentes, com vista à sua substituição, reutilização, reciclagem, manufatura ou renovação, sempre que tal seja tecnicamente possível.
Os eurodeputados querem que o plástico utilizado em cada novo tipo de veículo contenha um mínimo de 20% de plástico reciclado num prazo de seis anos a partir da entrada em vigor das normas. Querem também que os fabricantes cumpram uma meta de pelo menos 25% nos 10 anos após a entrada em vigor, se houver plástico reciclado suficiente disponível a preços não excessivos. Querem também que a Comissão introduza metas para o aço e o alumínio reciclados e suas ligas, após um estudo de viabilidade.
Três anos após a entrada em vigor das novas regras, os fabricantes teriam de cobrir os custos de recolha e tratamento dos veículos que chegaram ao fim da sua vida útil (responsabilidade alargada). Os eurodeputados querem uma melhor distinção entre veículos usados e veículos em fim de vida, com uma proibição de exportação para aqueles que estão em fim de vida.
bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d penidabet bento4d-
Motos3 dias ago
Miguel Oliveira repete o nono lugar
-
Avaliações Usados2 semanas ago
Dacia Jogger (2021-…)
-
Motos1 semana ago
Miguel Oliveira no “top ten” na Catalunha
-
Notícias6 dias ago
BMW iX3 já tem preços e já pode ser encomendado
-
Notícias23 horas ago
Mercedes mostra frente do novo Classe C elétrico
-
Notícias2 semanas ago
Churchill inspira Land Rover Defender
-
Notícias2 semanas ago
Audi revelou o Concept C
-
Notícias1 semana ago
Novo Renault Clio muda radicalmente