Comerciais
Instalações Scania otimizam o conforto e o serviço ao cliente
A marca sueca está a finalizar a renovação das instalações da Rede de Concessionários e Oficinas Autorizadas na Península Ibérica para que os seus clientes tenham uma excelente experiência
Colocar o cliente em primeiro lugar.
Sob esta premissa, a Scania transformou as instalações dos concessionários em Espanha e Portugal. Com um orçamento superior a um milhão de euros e dentro dos seus padrões de qualidade, os espaços foram otimizados e as salas renovados para melhorar a interação e o conforto dos clientes e equipas da Scania, bem como expandir os serviços em alguns locais da sua rede de concessionários.
Com o mesmo estilo e sob a identidade da Scania, cada espaço foi redesenhado e padronizado em mais de 60 oficinas na Península Ibérica para torná-los mais funcionais e confortáveis. O objetivo final desta mudança é que, quando um cliente Scania entra num dos seus concessionários, sinta que chegou a sua casa.
E também pensando no conforto das equipas das oficinas, os balneários e refeitórios foram modernizados e reformados. As receções e áreas de espera são agora mais funcionais, confortáveis, modernas e acessíveis, e todas têm o mesmo estilo e aspeto , para que os clientes tenham uma excelente experiência quando visitam uma concessionária Scania.
“Há 5 anos, iniciámos a uniformização das nossas instalações seguindo os elevados padrões de qualidade da Scania e com um objetivo principal; Colocar o cliente no centro de toda a operação. Aidentidade da nossa marca é claramente visível em todas as áreas de receção para a conveniência dos nossos clientes, facilitar o acesso a qualquer funcionário da Scania”, explicou Ángel Vázquez, Diretor de Desenvolvimento de Retalho da Scania Ibérica.
Aproveitando a renovação das instalações, foram incorporados novos serviços em algumas oficinas, como cabines de pintura, carregadores para veículos elétricos, serviço de tacógrafo e sistemas mais avançados de armazenamento e distribuição de lubrificantes, entre outros.
A sustentabilidade também tem estado muito presente na renovação da rede de concessionários. Algumas delas incorporaram painéis solares e estações ambientais para uma gestão de resíduos mais eficiente.
Comerciais
Cabina da Scania série L alcança cinco estrelas no Euro NCAP
A cabina da série L da Scania alcançou uma classificação de segurança de cinco estrelas, a pontuação máxima possível, no programa Safer Trucks da organização europeia de avaliação do consumidor Euro NCAP.
O veículo ensaiado é uma versão elétrica equipada com a cabina L, uma cabina versátil de acesso rebaixado, concebida para operações urbanas, com uma visibilidade direta excecional. Integra o segmento de serviços urbanos, que inclui veículos como camiões de recolha de resíduos e outros camiões de serviços essenciais destinados a operar em meio urbano.
“Na Scania colocamos a segurança e os nossos clientes em primeiro lugar, e o facto de a nossa cabina L ter sido distinguida com cinco estrelas pela Euro NCAP demonstra que transformamos o nosso compromisso em ações concretas”, afirma Lars Gustafsson, Diretor de Camiões da Scania CV AB. “Este reconhecimento representa um marco na nossa ambição de longo prazo de liderar a transição para um transporte seguro e sem acidentes.”
A cabina da série L combina uma visibilidade superior com um acesso fácil de entrada e saída, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro para condutores e operacionais. Para além das suas vantagens ergonómicas, a cabina está equipada com sistemas de segurança ativa, como travagem de emergência avançada, aviso de saída de faixa com assistência ativa à direção e um sistema de travagem de emergência lateral que deteta e reage a ciclistas que cruzam a trajetória do veículo.
A segurança passiva é igualmente robusta, com airbag frontal para o condutor e airbags de cortina laterais em ambas as portas, proporcionando uma proteção acrescida. A estrutura resistente da cabina cumpre os mais elevados padrões de segurança para os ocupantes definidos pela Scania.
A cabina L está totalmente integrada no sistema modular da Scania. Isto permite que os condutores reconheçam de imediato a disposição e os comandos, proporcionando familiaridade, eficiência e conforto. A sua versatilidade torna-a adequada para uma vasta gama de aplicações, como basculantes, betoneiras e veículos municipais.
“Os nossos clientes esperam que a Scania seja um parceiro de confiança, que ofereça elevado conforto, uma experiência de utilização simples e segurança de referência numa solução completa. Dispomos agora da prova independente da Euro NCAP de que os nossos camiões cumprem essa promessa”, conclui Gustafsson.
A Euro NCAP (European New Car Assessment Programme) é uma das principais autoridades independentes em segurança automóvel, com programas de avaliação que remontam a 1997. As suas classificações por estrelas ajudam os clientes a identificar as opções mais seguras do mercado, ao mesmo tempo que incentivam os fabricantes a ultrapassar os requisitos legais e a melhorar continuamente o desempenho em matéria de segurança.
O trabalho de avaliação de Veículos Pesados da Euro NCAP teve início em 2020, tendo os primeiros resultados sido publicados em novembro de 2024. A avaliação baseia‑se em quatro fases de um acidente: condução segura, prevenção da colisão, proteção em caso de colisão e segurança pós‑colisão
Comerciais
Opel Zafira regressa ao motor Diesel em 2026
A Opel reforçou a oferta do novo Zafira 2026 com a introdução de um motor Diesel moderno de 2.2 litros, reunindo eficiência e desempenho num monovolume familiar versátil. Esta motorização junta-se à versão totalmente elétrica, dando aos clientes mais uma opção para uso diário e viagens de longa distância.

O novo bloco turbo Diesel de 2,2 litros cumpre a norma Euro 6e, desenvolvendo 132 kW (180 CV) e um binário máximo de 400 Nm, acoplado a uma caixa automática de 8 velocidades. Segundo a marca, trata-se de uma unidade mais eficiente que as anteriores, com redução de consumo e emissões de CO₂ na ordem dos 13 %, graças a uma injeção direta de última geração e um sistema optimizado de recirculação dos gases de escape.

No plano dinâmico, o Zafira com motor Diesel acelera dos 0 aos 100 km/h em cerca de 10,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 185 km/h. Estes números traduzem-se numa condução responsiva e equilibrada, adequada tanto à cidade como à auto-estrada.
O motor Diesel está disponível nas duas versões do monovolume: o Zafira “standard” com cerca de 4,98 m de comprimento e o Zafira XL com 5,33 m, mantendo a versatilidade de até nove lugares e grande espaço interno, característica que distingue o modelo no segmento.
Além da nova motorização Diesel, o Zafira continua a oferecer a variante Zafira Electric, 100 % eléctrica e sem emissões locais, reforçando a estratégia da marca de proporcionar várias opções de propulsão no mesmo modelo.

O novo motor Diesel também é aplicado a outras variantes da família Stellantis, como o Opel Vivaro Combi, onde a versão de 180 CV é uma das propostas para quem procura transporte de passageiros ou mercadorias com maior autonomia e economia de consumo.
Com esta actualização, a Opel pretende responder à procura de clientes que continuam a valorizar os motores Diesel pela sua eficiência em uso intensivo e maior autonomia, especialmente em percursos longos, ao mesmo tempo que aposta na electrificação para ambientes urbanos e de baixas emissões.
-
Notícias2 semanas agoChina bate recorde de vendas em 2025
-
Notícias1 semana ago2025 foi o ano com mais carros importados
-
Notícias2 semanas agoThe Grand Tour vai voltar, mas com novas caras
-
Notícias1 semana agoBMW já produziu os primeiros i3 de pré-série
-
Notícias2 semanas agoChina põe fim aos puxadores retráteis
-
Motos6 dias agoFIM vai inaugurar “museu das campeãs”
-
Comerciais2 semanas agoMAN assinala 30 anos do Lion’s Coach com edição limitada a 30 unidades
-
Notícias4 dias agoLuce será o nome do primeiro Ferrari elétrico
