Notícias
Renault 5 vence prémio Carro do Ano 2025

O prestigiado prémio “Car of The Year” 2025 foi este ano revelado numa cerimónia que decorreu no Salão Automóvel de Bruxelas e o Renault 5 E-Tech foi o eleito pelos membros do júri galardão internacional.
Os 60 jornalistas europeus que compõem o júri do Carro do Ano Internacional (Car of The Year) elegeram o Renault 5 E-Tech e o seu irmão Alpine A290 como os vencedores da edição deste ano de 2025. Com um total de 353 pontos, o Renault 5 E-Tech venceu este prémio tendo o Kia EV3 ficado em segundo lugar com 291 pontos e o Citroën ë-C3/C3 fechou o pódio com 215 pontos.
Com esta vitória a Renault conquista por duas vezes consecutivas este galardão já que o ano passado também venceu com o Scénic E-Tech totalmente elétrico. Este feito só aconteceu uma vez em toda a história deste prémio quando em 1995 e 1996 a Fiat também repetiu a vitória com o Fiat Punto e o Fiat Bravo.
Notícias
CaetanoBus lança nova geração de autocarros Zero Emissões

A nova geração de autocarros CAETANO inclui veículos de 8.5m, 12m e 18m — todos elétricos, centrados nos passageiros e na melhor experiência para o motorista em cada dia de operação.
O modelo de 18 metros contará com uma versão Bus Rapid Transit (BRT), concebida para percursos urbanos de elevada capacidade e equipada com portas de ambos os lados, assegurando um fluxo eficiente de passageiros, para quando a operação assim o exige.
Um dos principais destaques da nova geração de autocarros CAETANO é a utilização de componentes e tecnologia de última geração extremamente fiáveis da CRRC, o maior fabricante mundial de material circulante, incluindo comboios de alta velocidade, autocarros e componentes, trazendo excelência global e tecnologia avançada aos autocarros CAETANO.

O autocarro elétricos a bateria CAETANO está equipado com baterias CATL BC5 oferecendo uma capacidade até 465 kWh nos modelos de 12 metros, até 700 kWh nos modelos de 18 metros e até 266 kWh na versão de 8.5 metros.
A tecnologia BC5 da CATL integra células LFP de elevada densidade energética, concebidas para garantir segurança, carregamento rápido e longa durabilidade. Estas baterias suportam uma vida útil ultra longa, superior a 4.000 ciclos de carregamento, com degradação mínima ao longo do tempo, assegurando um desempenho muito fiável durante mais de uma década de operação.
A tecnologia TOYOTA continua no coração dos autocarros a hidrogénio da CAETANO, equipados com a pilha de combustível TOYOTA de Geração 2.5, que fornece 70 kW de potência, maximizando a eficiência para um desempenho operacional excecional.
O pequeno conjunto de baterias neste modelo, também da CATL, foi ampliado para até 130 kWh no autocarro de 12 metros e até 170 kWh nos modelos de 18 metros. Isto garante uma eficiência ideal em operações exigentes e contribui para prolongar a vida útil da pilha de combustível.
Ambos os segmentos, autocarros elétricos a bateria (e.CityGold) e os autocarros elétricos a hidrogénio (H2.CityGold) estão equipados com o motor de tração da CRRC e um avançado inversor 6 em 1, que integra seis funções críticas: do controlo do motor de tração passando pelo inversor DC/DC e pela distribuição de energia de alta tensão com monitorização de isolamento, tudo numa unidade única, compacta e robusta.
Esta unidade compacta e o elevado nível de integração reduzem o peso do sistema até 70%, aumentam a fiabilidade elétrica e melhoram significativamente a eficiência e segurança global do veículo.
Notícias
Xiaomi SU7 Ultra é o elétrico mais rápido em Nurbürgring

O Xiaomi SU7 Ultra tornou-se no modelo de produção 100% elétrico mais rápido no mítico circuito de Nurbürgring ao conseguir um tempo de 7m 04.957s.
A marca chinesa já havia conseguido marcar uma posição quando utilizou um protótipo de um SU7 Ultra para fazer um tempo de 6m 46,874s no Inferno Verde, mas desta vez utilizou um modelo de produção e conseguiu bater o recorde que estava nas mãos do Rimac Nevera com 7m 05,298s e do segundo melhor tempo pertencente ao Porsche Taycan Turbo GT que havia feito 7m 07,55s.
Este Xiaomi SU7 Ultra equipado com o Track Pack conta com três motores elétricos que lhe dão uma potência total de 1548 cv e um binário de 1770 Nm. Estes números impressionantes permitem a este Xiaomi chegar aos 350 km/h de velocidade máxima e acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 1,89 segundos.
Aqui fica o vídeo da volta completa em que o Xiaomi SU7 Ultra bateu o recorde:
-
Motos1 semana ago
Miguel Oliveira regressa aos pontos
-
Curiosidades2 semanas ago
A eterna luta entre as duas e as quatro rodas
-
Comerciais5 dias ago
IVECO apresenta o novo S-eWay Artic
-
Comerciais2 semanas ago
Luís Simões compromete-se com a descarbonização
-
Notícias2 semanas ago
Skoda Favorit poderá regressar como elétrico
-
Novos2 semanas ago
Os pneus para todas as estações
-
Notícias2 semanas ago
Os primeiros Adamastor Furia já estão vendidos
-
Curiosidades2 dias ago
Os carochas “made in China”