Comerciais
AC Future mostra RV de luxo desenhada pela Pininfarina
Chama-se AC Future eTH e é a melhor companhia para aventuras de curta distância, ainda para já seja apenas um concept.

A popularidade deste tipo de veículos, as auto-caravanas, tem vindo a crescer nos últimos anos, à medida que as pessoas vão descobrindo as vantagens deste tipo de férias.
Assim, a AC Future apresentou a eTH, um concept de uma auto caravana elétrica totalmente desenhada pela Pininfarina que se expande para ciar zonas luxuosas e outras móveis.

A sigla eTH significa Electric Transformer Hiuse, que é uma grande forma de descrever a essencência EV. É uma espécie de caixa de estilo moderno com luzes LED muito finas, mas o grande destaque são as partes móveis dos lados e atrás e que se estendem para o exterior para crescer cerca de 37 m2. No total tem a dimensão de um pequeno apartamento que pode servir de segunda casa.

O interior é moderno e luxuoso, com uma sala de estar acolhedora, cozinha, quarto e casa de banho e tem móveis modulares. O tablier pode transformar-se num espaço de trabalho graças a um volante retrátil e a bancos rotativos.

Quando desenharam a eTH, a equipa colocou enfâse numa vivência sustentável. Nesse contexto, os painéis retráteis solares no tejadilho pode produzir 25 kWh de energia limpa, permitindo que a caravana não seja ligada a nada durante 7 dias. Conta com um gerador de água atmosférico que consegue guardar a humidade do ar e transformá-la em 50 litros de água. Está totalmente equipada com tudo, desde internet, sistemas de assistência e por aí fora.

Comerciais
Renault Trucks cria corredor logístico 100% elétrico em França
A Renault Trucks, em parceria com o transportador Malherbe, implementou um corredor logístico totalmente elétrico em França, ligando Blainville-sur-Orne, Bourg-en-Bresse e Lyon, para o transporte de cabines, motores e eixos entre as suas unidades industriais.
O corredor opera segundo o princípio do just in time, assegurando o abastecimento contínuo das linhas de montagem. As cabines produzidas em Blainville-sur-Orne seguem para Bourg-en-Bresse, enquanto os motores e eixos fabricados em Lyon são enviados para Blainville-sur-Orne.
A operação é realizada com uma frota de 22 camiões elétricos Renault Trucks E-Tech T, distribuídos por dois circuitos logísticos, permitindo percursos diários superiores a 700 quilómetros através de um sistema de revezamento de veículos e condutores, sem paragens para carregamento durante o transporte.
Com este modelo, a marca estima evitar a emissão de cerca de 2.869 toneladas de CO₂ por ano, reforçando o seu compromisso com a descarbonização e com uma logística mais eficiente e sustentável.

Comerciais
Renault 4 E-Tech aposta forte na versão van
A Renault apresentou a versão comercial do 4 E-Tech, uma variante pensada para uso profissional que privilegia a capacidade de carga em detrimento da lotação.
Para esse efeito, o modelo abdica da segunda fila de bancos, passando a disponibilizar 1.045 litros de volume útil, com capacidade para transportar mercadorias até 1,2 metros de comprimento, além de um compartimento de arrumação inferior adicional. A carga útil anunciada é de 375 kg.

Esta versão elétrica do 4 E-Tech foi desenvolvida segundo as especificações de veículo comercial ligeiro N1 pela Qstomize, subsidiária da Renault especializada em conversões, sendo produzida na mesma unidade de Maubeuge onde é fabricado o modelo de passageiros.
No mercado francês, o Renault 4 E-Tech comercial tem preços a partir de 29.300 euros (antes de impostos) na versão equipada com bateria de 40 kWh e motor de 120 CV (88 kW), que oferece uma autonomia de até 307 km. Está também prevista uma variante mais potente, com 150 CV (110 kW) e bateria de 52 kWh, capaz de atingir uma autonomia máxima de 409 km. Em ambas as versões, o carregamento rápido permite recuperar de 15 a 80% da bateria em cerca de 30 minutos.

-
Notícias1 semana agoRadares em dezembro
-
Notícias2 semanas agoFiat Topolino já tem preços e já pode ser encomendado
-
Comerciais2 semanas agoRenault Trucks lança novas versões elétricas do E-Tech T
-
Motos1 semana agoInspeções às motos não avançam na Europa
-
Notícias2 semanas agoJá foram fabricados 100 mil Renault 5 E-Tech Electric
-
Manutenção2 semanas agoCuidado com o que come e bebe no Natal
-
Notícias1 semana agoJá pode saber se o seu carro tem algum “Recall” pendente
-
Sem categoria6 dias agoA nova Gymkhana de Travis Pastrana arrasa na Austrália
