IVECO lança icónico Daily Bus em versão elétrica – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

IVECO lança icónico Daily Bus em versão elétrica

Published

on

A IVECO BUS desvendou na passada quarta-feira (dia 24 de maio) a versão eDAILY in Line, versão que permite alargar a oferta de miniautocarros da Marca com uma solução adicional de mobilidade 100% elétrica, contribuindo para a descarbonização dos transportes.



A nova eDAILY apresenta um logótipo IVECO atualizado, com um lettering mais leve, ágil e dinâmico, baseado na herança da Marca e alimentado pela inovação.

A DAILY fica, agora, disponível em versão elétrica Line, acompanhando a evolução da mobilidade e das novas regras de acesso, cada vez mais restritivas, implementadas em muitas áreas metropolitanas. A nova eDAILY pode transportar um máximo de 22 passageiros. Está também disponível em versão chassis, para que também as empresas carroçadoras possam converter-se à eletromobilidade.

O novo motor elétrico síncrono, instalado na traseira do modelo, oferece uma elevada eficiência e fornece uma potência constante (140 kW de potência máxima, 400 Nm de binário máximo). A utilização de energia pode ser otimizada graças ao Selector de Modo de Condução, que permite extrair a potência máxima ou minimizar o consumo energético. A eDAILY integra 3 modos regenerativos, incluindo o One-Pedal Drive para uma condução mais fácil, e converte a energia cinética da travagem em eletricidade, contribuindo para a redução do consumo de energia e minorando o desgaste das pastilhas dos travões.

Está equipada com três conjuntos de baterias, de 37 kWh cada, para uma capacidade total de 111 kWh. As baterias estão instaladas no interior da estrutura, minimizando o impacto na carroçaria. Fornecido pela FPT, o conjunto de baterias de 37 kWh integra células com uma tecnologia única de iões de lítio e oferece uma densidade de energia de nível superior (265 Wh/kg ao nível das células), bem como o melhor valor de energia utilizável da sua classe (95%), bem como um peso reduzido da bateria (270 kg).

Pode ser recarregada em carregadores públicos, tomadas industriais e tomadas domésticas. As opções de carregamento incluem um carregamento rápido até 80 kW. A portinhola de carregamento frontal da eDAILY é de fácil acesso, independentemente da direção proveniente do cabo. Por detrás da aba deslizante que protege a entrada da água e do pó, há um indicador LED que mostra o estado e o nível da carga.

Está disponível um conjunto de ePTO (electric Power TakeOff) até 15 kW para alimentar equipamentos adicionais, como o sistema de ar condicionado para os passageiros ou uma rampa para cadeiras de rodas.

A versão eDAILY Line está, a partir de agora, disponível para encomenda em toda a Europa, com entregas a partir do início do próximo ano. Seguir-se-ão, em 2024, novas versões 100% elétricas, como a eDAILY Access.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

20 anos de Volkswagen Caddy em Poznan

Published

on

No início do outono de 2003, a Volkswagen Veículos Comerciais apresentou a terceira geração do Volkswagen Caddy, no RAI Commercial Vehicle Show em Amsterdão.



Pouco tempo depois, a produção começou em Poznań, na Polónia, a 12 de novembro, iniciando assim uma história de sucesso para a fábrica e para o modelo. Enquanto isso, mais de 2,6 milhões de unidades na versão de teto alto, saíram da linha de montagem da fábrica no oeste da Polónia.

Quando a Volkswagen Veículos Comerciais iniciou a produção de veículos em Poznań, em 1993, nada fazia prever que este local se tornaria na maior fábrica de automóveis da Polónia, o maior empregador da região e a única fábrica de produção do Caddy. Nos primeiros anos, a fábrica em Antoninek, perto de Poznań, montou principalmente veículos de diferentes marcas do grupo. No entanto, a Volkswagen expandiu sistematicamente a fábrica para que a produção de veículos começasse além da montagem.

Poznań começou o capítulo mais importante da história da fábrica com o lançamento do Caddy: a Volkswagen planeou a produção da terceira geração do Caddy, exclusivamente para a fábrica polaca. Às 20h06 do dia 12 de novembro de 1993, o primeiro Caddy “Made in Poland” saiu da linha de produção da renovada e moderna fábrica. A orgulhosa mensagem na lateral do veículo dizia: “Jestem z Poznania!” (“Eu sou de Poznań!”).

Continuar a ler

Comerciais

Mercedes-Benz GenH2 a hidrogénio percorreu 1047 km com uma carga

Published

on

Um protótipo Mercedes-Benz GenH2 alimentaod a hidrogénio bateu o recorde de distância com uma só carga ao percorrer um total de 1047 km um percurso que ligou Woerth am Rhein a Berlin.



O camião, equipado com um sistema de célula de combustível da Cellcentric, a joint-venture entre a Daimler Truck e a Volvo para o desenvolvimento da tecnologia de hidrogénio , completou um total de 1047 km com uma só carga de hidrogénio liquido, num teste supervisionado em tempo real pelo organismo independente TÜV Rheinland.

Dois depósitos de 40 kg cada posicionado de ambos os lados do chassis continham o hidrogénio de origem renovável, o chamado hidrogénio verde, que foi fornecido pela Air Liquide a uma temperatura de -253 graus no momento do reabastecimento. Para além disso, os dois depósitos dispunham de um grande isolamento com o qual o hidrogénio conseguiu manter a temperatira sem recorrer a qualquer tipo de refrigeração.

Com este teste, a Daimler Truck reitera a sua aposta no hidrogénio liquido dada a sua maior densidade de energia significativamente maior em relação ao volume, comparativamente ao hidrogénio gasoso. Assim, a possibilidade de poder carregar uma maior quantidade de hidrogénio, aumenta significativamente a autonomia e permite um rendimento do veículo comparável ao de um camião Diesel convencional.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração