Comerciais
WEVC revela a nova plataforma para comerciais elétricos
A Watt Electric Vehicle Company (WEVC) mostrou a sua nova plataforma de veículos comerciais elétricos. O veículo que vai nascer por cima desta plataforma é o WATT eCV1.
A arquitetura é inovadora e altamente flexível pois permite uma produção mais eficiente em termos de custos para veículos comerciais ligeiros elétricos a baixos volumes (menos de 5.000 unidades por ano).
Usando a plataforma proprietária da WEVC chamada PACES (Passenger And Commercial EV Skateboard), o chassis cabine e o furgão eCV1 podem servir para diversas aplicações comerciais ou ser produzidos para ir ao encontro de requisitos específicos dos clientes.

A empresa Watt Electric Vehicle Company (WEVC), pioneira no design, engenheria e produção de veículos elétricos ligeiros e de médio volume, tanto sob a sua marca como para outras empresas, revelou um chassis cabine único eficiente e leve, que será a base da próxima geração de veículos comerciais elétricos ligeiros elétricos.
Desenhada para uma produção até 5.000 veículos por ano, a unidade inovadora e altamente flexível de 3,5t, com nome de código WATT eCV1 permite várias aparências, facilitando a criação de modelos especiais para diferentes missões.

A gama eCV1 conta com uma posição central de condução que permite uma saída mais segura para o motorista, em qualquer que seja o lado da estrada que o veículo esteja estacionado. A cabine pode ser configurada com um, dois ou três lugares, com o grande parabrisas a fornecer um visibilidade suberba e tornando o veículo mais seguro para conduzir e mais simples de manobrar e estacionar. Além disso, outra das vantagens de ter uma condução central é o facto de permitir que os pilares A sejam reposicionados um pouco mais para dentro, reduzindo a área frontal.
O design único da plataforma cria um espaço generoso interior para permanecer em pé, facilitando a entrada e saída da cabine, sendo opcional uma cabine com passagem interna, para veículos urbanos de entrega. Isto resulta num chassis cabine com um peso de 1750 kg para uma gama entre as 3,5 t e as 4,25 t. Flexível, escalável, leve e com uma relação positiva custo-benefício, a arquitetura PACES (Passenger And Commercial EV Skateboard) tem alumínio e cortes ultra precisos realizados com laser e peças de CNC dobradas que se interligam engenhosamente, com uma inovação técnica conhecida como FlexTech.
Comerciais
Volkswagen Veículos Comerciais acelera para a produção neutra em carbono
A Volkswagen Veículos Comerciais está a caminhar para uma produção 100% neutra em carbono até 2040, graças à utilização de eletricidade verde, energia solar e calor sustentável proveniente de biomassa nas suas fábricas.
A sustentabilidade tornou-se um objetivo estratégico para a indústria automóvel. A Volkswagen Veículos Comerciais está empenhada numa transformação real, concentrando-se na produção neutra em carbono em todas as suas fábricas até 2040. Energia limpa, tecnologias renováveis e colaborações regionais estão a abrir caminho.
Desde janeiro de 2025 que a fábrica de Hannover opera exclusivamente com eletricidade proveniente de fontes renováveis. As fábricas polacas em Poznań e Września já o faziam desde 2019. Esta transição energética é um dos principais motores para a redução das emissões e a conservação dos recursos.
Em setembro de 2024, a central de Września atingiu um marco significativo: começou a operar com energia solar no local, graças a uma instalação fotovoltaica com 31.000 módulos e uma capacidade de 18,3 megawatts. Este sistema cobre, em média, 25% da procura anual de eletricidade, estando já a ser planeadas novas expansões.
A estratégia de sustentabilidade da Volkswagen Veículos Comerciais não se limita a ações isoladas, mas é parte integrante da sua cultura empresarial. Steffen Reiche, membro do Conselho de Administração responsável pela Produção e Logística, explica:
“A sustentabilidade não é um objetivo a curto prazo, mas um compromisso contínuo. Com a energia verde, o nosso próprio sistema fotovoltaico e projetos como a central de biomassa em Hanover, evitaremos a emissão de mais de 100.000 toneladas de CO₂ este ano.”
Petra Schreiber, Diretora de Assuntos Públicos e Sustentabilidade, sublinha: “Procuramos um equilíbrio entre a responsabilidade ambiental, a solidez económica e o compromisso social. O nosso objetivo é claro: alcançar a produção neutra em carbono até 2040.”
Comerciais
Volvo e IKEA apostam em camiões elétricos para descarbonizar o transporte
A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG estão a implementar camiões elétricos em rotas de distribuição na Catalunha, avançando para o transporte com zero emissões e alinhando as suas estratégias com as metas de descarbonização para 2040.
A eletrificação de veículos pesados de mercadorias deixou de ser uma promessa futura e passou a ser uma realidade em curso. A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG reforçam o seu compromisso com a descarbonização dos transportes na Catalunha, incorporando camiões 100% elétricos em rotas logísticas estratégicas. Esta iniciativa marca um novo marco na transição para a mobilidade com zero emissões.
As quatro empresas uniram esforços num projeto conjunto que representa um passo concreto para um transporte mais limpo. No âmbito dessa colaboração: a GEODIS acrescenta três unidades Volvo FH 100% elétricas à sua frota operacional; a KLOG incorpora um camião trator Volvo FH elétrico, juntando-se à implementação.
Os camiões abastecem diariamente as lojas IKEA em Barcelona, reduzindo a pegada de carbono das operações de entrega do último quilómetro. Estas novas unidades elétricas operam em ambientes urbanos e suburbanos, otimizando a logística com zero emissões de gases de escape e reduzindo a poluição sonora.
Segundo Ewelina Taylor, Diretora Global de Transportes da IKEA Supply Chain Operations: “Ambicionamos um transporte com zero emissões, movido a energia 100% renovável, até 2040. Este projeto na Catalunha, em conjunto com a IKEA Retail Spain, inclui a instalação de pontos de carregamento elétrico no centro de distribuição e representa um passo fundamental na descarbonização dos nossos fluxos logísticos em Espanha.”
A estratégia da IKEA centra-se em liderar a mudança no setor da logística, utilizando a sua escala para acelerar soluções reais que combinem eficiência, sustentabilidade e responsabilidade social.
-
Motos2 semanas agoDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
-
Comerciais2 semanas agoIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
-
Notícias2 semanas agoNovo Nissan Micra já tem preços
-
Notícias2 semanas agoNeste Natal, “agasalhe” o seu todo-o-terreno
-
Curiosidades1 semana agoSem lugar de estacionamento? Põe-se o Ferrari na varada!
-
Avaliações Usados1 semana agoSeat Leon (2020-…)
-
Comerciais2 semanas agoFord e Renault estudam colaboração no âmbito dos veículos comerciais ligeiros
-
Comerciais1 semana agoStellantis Pro One leva ao Salão de Bruxelas o novo Fiat TRIS
