Comerciais
Fábrica da Stellantis em Mangualde inicia a produção do novo Fiat Doblò

A fábrica do grupo Stellantis localizada em Mangualde, distrito de Viseu, iniciou a produção do novo Fiat Doblò, após o anúncio, em julho, da integração da Fiat na atividade da empresa.

O novo Fiat Doblò está inserido no programa de produção de veículos comerciais ligeiros compactos da Stellantis, sendo o quarto modelo a ser construído na unidade industrial portuguesa, em simultâneo com Peugeot Partner, Citroën Berlingo e Opel Combo.

É a primeira vez que se produzem veículos Fiat na fábrica de Mangualde, tendo essa decisão sido anunciada em julho pelo CEO da Stellantis, Carlos Tavares, e por ocasião da comemoração dos 60 anos da referida unidade, onde também esteve o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O primeiro Fiat Doblò a sair da linha de produção tem como destino Itália, Livorno, um dos principais mercados estratégicos do novo modelo, à semelhança de Portugal, Espanha e França.

No mercado nacional dos veículos comerciais ligeiros, no acumulado do ano, a Stellantis regista uma quota total de 44%, enquanto os modelos Partner, Berlingo e Combo – juntamente com o Doblò – atingem cerca de 64% da totalidade das vendas no respetivo segmento.
Comerciais
S-Design revela o lado mais desportivo do Fiat Scudo

A FIAT Professional está pronta para lançar os novos Scudo e E-Scudo S-Design, uma reinterpretação do icónico VCL da marca italiana que combina funcionalidade e estilo num visual moderno e desportivo.
Concebidos para quem procura um meio de transporte que ofereça praticidade sem comprometer a estética, os Fiat Professional Scudo e E-Scudo S-Design destacam-se pelo seu aspeto exclusivo e carácter forte, prontos a responder às necessidades profissionais e pessoais.

Inspirados no icónico logótipo da FIAT Professional, ostentam a herança e a modernidade da marca, com o logótipo em destaque na lateral. O seu impressionante aspeto desportivo e elegante atrai aqueles que procuram um veículo moderno, dinâmico e distinto que combine funcionalidade e estética
A série especial do famoso VCL da FIAT Professional apresenta uma pintura forte e impressionante que enfatiza a capacidade de carga útil do veículo, mostrando uma faixa diagonal posicionada acima do eixo traseiro, um elemento crucial pensado para adicionar uma sensação de movimento e destacar a força do eixo traseiro, sublinhando visualmente a robustez do veículo.
As linhas diagonais da carroçaria suportam o logótipo, reforçando a sua postura atlética e capaz. A mais recente adição à linha de veículos comerciais da FIAT Professional oferece um design exclusivo de autocolante final, já incluído, acrescentando uma pitada de determinação positiva e personalidade. Entre esta vasta gama de caraterísticas apelativas, o Pack Icon garante para-choques pintados e jantes de liga leve Diamond Cut de 17″.

Disponíveis desde já nas versões ICE (VAN L2H1 2.0 BlueHdi 180 CV Transmissão Automática) e BEV (Van L2 BEV 75kWh com motor elétrico de 100kW e 136 CV e autonomia de 352 WLTP ciclo combinado), o Scudo e o E-Scudo S-Design serão propostos em diferentes mercados europeus, nomeadamente Itália, França, Alemanha, Bélgica e Áustria, com uma vasta gama de packs opcionais. O Pack Icon oferece para-choques pintados, faróis de nevoeiro dianteiros e espelhos exteriores rebatíveis.
Os faróis totalmente em LED reforçam o seu apelo visual e garantem uma óptima visibilidade e conforto na estrada, assegurando que todas as tarefas são realizadas com maior eficiência e prazer, enquanto as jantes de liga leve Diamond Cut reflectem sofisticação, elevando o Scudo e o E-Scudo a um novo nível. Os veículos oferecem também um nível único de versatilidade do habitáculo com o seu sistema exclusivo Moduwork.
Esta caraterística inovadora permite a transformação da configuração de três lugares numa estação de trabalho funcional, integrando-se perfeitamente no compartimento de carga para maximizar o espaço e a utilidade.
Equipado com o sistema Radio NAV DAB com navegação integrada, o FIAT Professional pretende sublinhar a importância de manter o condutor informado e concentrado. Combinando segurança e eficiência, a câmara Dynamic Surround View proporciona uma visão abrangente de 180graus, ajudando o condutor nas manobras e no estacionamento em espaços apertados.
A segurança é ainda aumentada com sensores de estacionamento dianteiros, Deteção de ângulo morto (BSD), Flankguard e uma câmara de estacionamento com visão traseira, garantindo tranquilidade mesmo em condições de condução difíceis. Outro pack notável é o Pack Conforto, que se centra na melhoria da acessibilidade e da funcionalidade. O condutor, graças ao modo Keyless Start e Access, pode aceder facilmente ao Scudo e ao E-Scudo S-Design, pronto para iniciar a viagem.
Comerciais
Novo motor Ecotorq GEN2 para os renovados Ford F-MAX e F-LINE

A Ford Trucks está mais forte no mercado dos camiões pesados com o motor Ecotorq GEN2 de 12,7 litros, que cumpre as normas de emissões EU6 e é compatível com 70% da sua gama de veículos.
O motor Ecotorq GEN2 foi desenvolvido em consonância com os modelos F-LINE e F-MAX. Foi testado em diferentes condições climatéricas e de estrada, tendo sido projetado para obter um desempenho superior e maior durabilidade em comparação com a geração anterior.

A Ford Trucks garante que o Ecotorq GEN2 consome até 11,3% menos combustível do que o modelo anterior (Ecotorq GEN1.5), o que significa mais eficiência e economia, sem comprometer o desempenho.
Além disso, o motor Ecotorq GEN2 é compatível com combustíveis mais ecológicos, como o HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado), permitindo uma condução mais sustentável e económica. Para avaliar com eficácia, a Ford Trucks fez mais de 25 mil horas de testes e percorreu mais de 1,5 milhões de quilómetros em oito países, comprovando-o em condições difíceis e garantindo que correspondesse às expectativas mais exigentes.

O motor Ecotorq GEN2 não é a única novidade. A série F-MAX foi melhorada e tem uma cabine otimizada para reduzir a resistência ao ar, novos pneus e sistemas de câmaras nos espelhos retrovisores, que maximizam a eficiência do combustível.
O sistema de transmissão foi melhorado, com mudanças mais baixas e uma caixa de velocidades com overdrive, que permite que o motor funcione com menos rotações quando o veículo circula em marcha mais elevada permitindo maior eficiencia do motor
-
Notícias2 semanas ago
Citroën C3 foi eleito Carro do Ano 2025 em Portugal
-
Notícias2 semanas ago
Jaguar Type 00 “desfilou” em Paris
-
Notícias1 semana ago
Renault 5 Turbo está de volta
-
Manutenção2 semanas ago
Dicas para conduzir em estradas de montanha
-
Notícias1 semana ago
A coleção de Bernie Ecclestone foi vendida
-
Avaliações Usados5 dias ago
Mazda 3 (2013-2019)
-
Comerciais1 semana ago
IVECO vai aumentar oferta de veículos comerciais elétricos em 2026
-
Notícias1 semana ago
Skoda Octavia vai ter versão 100% elétrica