Comerciais
MAXUS mostra no IAA um camião e uma pick-up elétricos
A SAIC MAXUS, marca representada em Portugal pelo grupo Astara, estreou-se no IAA Transportation Show de 2022, que decorreu em Hanover, Alemanha.

Em foco esteve a sua mais recente gama de veículos elétricos, destinada ao trabalho e ao lazer.
Assim, a MAXUS apresentou cinco dos seus veículos elétricos no IAA Transportation Show 2022. Além dos populares comerciais ligeiros eDELIVER 3 e eDELIVER 9 (de maiores dimensões), deu ainda a conhecer o MAXUS MIFA 9 (MPV), o T90 EV (pick-up elétrica) e o mais recente projeto da SAIC, o MAXUS Electric Light Truck.
A marca apresentou também a sua nova pick-up elétrica, com uma bateria de 88,5 kWh e uma autonomia de 330 km (WLTP combinada). Adequada para condução tanto em estrada como fora dela, a MAXUS T90EV tem um elevado nível de equipamento e um habitáculo contemporâneo e elegante, que inclui um painel de instrumentos digital com um ecrã tátil de 10,25 polegadas e visual minimalista. O interior é amplo, graças ao design simples do painel de instrumentos e da consola central, que liberta mais espaço para passageiros e carga. O exterior destaca-se pela sua aparência desportiva.
Igualmente em estreia europeia, o novo Electric Light Truck da MAXUS apresenta uma autonomia de até 213 km (com carregamento completo) e possui uma cabina individual de três lugares. O peso bruto é de 7490 Kg.
Com uma bateria de lítio de 127,74 kWh da CATL, atinge uma velocidade máxima de 90 km/h, uma potência máxima de 110 kW e um binário máximo de 1200 Nm. Este novo modelo da MAXUS terá uma potência máxima de carregamento de 102 kW para um carregamento com CC (em 1,5 horas) e de 22 kW para um carregamento com CA (em 11 horas).
Comerciais
O primeiro Leapmotor Van é elétrico e ideal para a cidade
A Leapmotor reforça a sua aposta na mobilidade elétrica com o lançamento do novo T03 VCL, um veículo comercial ligeiro 100% elétrico desenvolvido para responder às crescentes necessidades da logística urbana.
Com este modelo, a marca pretende expandir a sua presença para além dos clientes particulares, direcionando-se agora a empresas, operadores de entregas e serviços urbanos que procuram soluções eficientes, económicas e com emissões zero. O crescimento das zonas de baixas emissões e das entregas de última milha impulsiona esta estratégia.

Baseado no modelo de passageiros T03, o T03 VCL foi adaptado para uso profissional, mantendo dimensões compactas (3.620 mm de comprimento) e oferecendo uma área de carga de 657 litros, com capacidade útil até 220 kg, ideal para ambientes urbanos exigentes.
Está equipado com um motor elétrico de 70 kW (95 cv) e 158 Nm de binário, proporcionando uma autonomia até 256 km (WLTP), adequada para operações diárias. A bateria de 37,3 kWh permite carregamento rápido de 30% a 80% em cerca de 36 minutos.

Apesar da vocação comercial, o modelo inclui um bom nível de tecnologia e conforto, com painel digital de 8”, ecrã tátil de 10,1”, conectividade 4G, navegação online, controlo por voz e atualizações remotas. Através da app da marca, é possível gerir várias funções do veículo à distância.
Em termos de segurança, o T03 VCL integra diversos sistemas de assistência à condução, como travagem autónoma de emergência, controlo de velocidade adaptativo, manutenção na faixa de rodagem e deteção de ângulo morto, além de vários airbags e câmara traseira.
O modelo será produzido na fábrica de Mirafiori, em Turim, com encomendas previstas para abril em alguns países da União Europeia. A chegada aos concessionários está marcada para o verão, com um preço inicial de 15.435 € (+ IVA).
Com este lançamento, a Leapmotor reforça o seu compromisso em democratizar o acesso à mobilidade elétrica, oferecendo uma solução prática, acessível e adaptada às novas exigências do transporte urbano.

Comerciais
Grupo Adarsa toma conta da distribuição da Mercedes-Benz Vans em Portugal
A Mercedes-Benz decidiu transferir a operação de distribuição e pós-venda dos seus comerciais ligeiros em Portugal para o Grupo Adarsa, deixando de assegurar diretamente essa função. Ainda assim, garante que os clientes continuarão a ser atendidos através da atual rede de concessionários e oficinas autorizadas, mantendo o nível de serviço da marca.
Segundo a empresa, esta mudança visa criar bases mais sólidas e sustentáveis para o futuro deste segmento no mercado nacional, tirando partido da experiência do Grupo Adarsa no retalho e após-venda, bem como da sua capacidade financeira e conhecimento da marca. A Mercedes-Benz assegura também que este novo modelo permitirá preservar a experiência premium oferecida aos clientes.

Para a Mercedes-Benz Vans, esta transição representa um passo estratégico importante e reforça o compromisso com o mercado português. A marca destaca a parceria de longa data com o Grupo Adarsa, assim como a sua estrutura eficiente, digitalizada e especializada no setor dos comerciais ligeiros, fatores que considera essenciais para o sucesso da operação.
Por sua vez, o Grupo Adarsa assume esta responsabilidade como um reconhecimento da sua relação com a marca, comprometendo-se a desenvolver o negócio com foco no cliente, eficiência e digitalização.
No âmbito deste acordo, a Mercedes-Benz continuará a assegurar o fornecimento de veículos e peças para Portugal, garantindo continuidade no serviço, opções de personalização e apoio aos clientes através da rede oficial em todo o país.
-
Notícias2 semanas agoBMW iX3 venceu o World Car Of The Year 2026
-
Notícias2 semanas agoBatata frita derruba posto de abastecimento
-
Notícias2 semanas agoECAR Show em Lisboa com as novidades da mobilidade elétrica
-
Notícias1 semana agoAlpine A390 já pode ser encomendado e já tem preço
-
Comerciais2 semanas agoVolkswagen Caddy 2026 vai ser mais “elétrico” em 2026
-
Notícias1 semana agoPáscoa negra nas estradas portuguesas
-
Sem categoria2 semanas ago
PGRI dalam Mendorong Guru Berpikir Out of the Box
-
Notícias1 semana agoOs preços do novo Nissan Micra
