Notícias
Taxis “robot” bloqueiam rua de São Francisco
As soluções de condução autónoma já estão a ser testadas em várias cidades um pouco por todo o mundo, mas parece que em São Francisco nos Estados Unidos o insólito aconteceu quando oito “Robotaxis” bloquearam o cruzamento de duas ruas complicando o trânsito por mais de duas horas.
Nesta cidade norte-americana já há um serviço de taxis de condução autónoma, composto por modelos General Motors, os Cruise, e há apenas umas semanas este serviço passou para uma nova fase em que os veículos deixaram de ter um condutor humano (“não fosse o diabo tecê-las”) a certas horas do dia.
Sem humanos ao volante e apenas baseando-se nos sistemas de condução autónomas, estes modelos só podem para já funcionar dessa forma entre as 10 horas da noite e as 6 da manhã, o que explica porque é que o congestionamento não foi mais complicado.
Ao que parece por um erro qualquer no sistema oito veículos convergiram para o cruzamento e ali ficaram, para algumas testemunhas levantaram-se algumas questões bem humoradas: seria uma revolta dos robots ou uma greve dos taxis autónomos?
Responsáveis pelo serviço referiram que “foi apenas um problema que surgiu, que foi prontamente corrigido e que, felizmente, não teve consequências físicas para ninguém, pedindo desculpa pelo incómodo que tal situação possa ter causado”.
Notícias
Ian Callum reinterpreta o Jaguar XJ220
Ian Callum que já foi responsável do design da Aston Martin, Ford e Jaguar mostrou a sua interpretação de como seria o Jaguar XJ220 se fosse desenhado nos dias de hoje. Chamou-lhe XJ220 GT1.
Um dos nomes mais respeitados no universo do desenho automóvel, Ian Callum, partilhou na página do seu estúdio “CALLUMdesigns” uma imagem de como seria o superdesportivo Jaguar XJ220 caso o tivesse que desenhar nos dias de hoje na realidade automóvel atual.
O Jaguar XJ220 foi um dos ícones automóveis do início dos anos noventa do século passado. Falamos de um superdesportivo que chegou a deter o recorde de modelo de produção mais rápido do mundo. Esse feito foi conseguido em 1992, quando no circuito de Nardo em Itália, com o piloto de Fórmula 1 Martin Brundle aos comandos, o Jaguar XJ220 atingiu os 347 km/h.
Apesar de ter uma história conturbada e de certa forma curta, o Jaguar XJ220 foi o sonho de muitos durante muitos anos e acabou por se tornar num modelo com um caráter e um legado muito próprio na história automóvel e ainda hoje mantém o seu carisma. Recuperando essa aura do XJ220, Ian Callum recriou-o para os dias de hoje e com a imagem partilhada facilmente identificamos a silhueta do XJ220 original, mas agora com umas linhas mais fluídas e ainda mais aerodinâmicas. Infelizmente só faz parte do portfólio do estúdio de Ian Callum e não se prevê a sua “materialização” num modelo real no futuro.
Notícias
Fiat Multiplina, um quadriciclo para a família
A Fiat revelou o Multiplina Concept, um quadriciclo elétrico que seguindo a filosofia do Topolino aumenta a lotação para toda a família.
Revelado num evento dedicado à mobilidade que teve lugar em Roma, Itália, o Multiplina Concept é um quadriciclo pesado com uma lotação de quatro lugares e que é claramente inspirado no Fiat 600 Multipla de 1956. Com este modelo a Fiat pretende preencher a lacuna entre os quadriciclos como o Topolino e os ligeiros de passageiros, conseguindo assim uma sequência de evolução na oferta de mobilidade urbana.
Tratando-se apenas de um estudo, a Fiat não avançou com dados técnicos sobre este Multiplina e também não abordou previsões quanto à sua entrada em produção ou comercialização.
-
Notícias2 semanas agoXiaomi YU7 GT bate recorde sozinho… sem piloto
-
Notícias2 semanas agoQue tal fazer golfe com um Bugatti
-
Notícias2 semanas agoSkoda já mostrou o seu novo Peak
-
Notícias2 semanas agoJá começaram as reservas do GTA VI
-
Notícias2 semanas agoElétricos já vendem mais do que modelos só a gasolina
-
Notícias1 semana agoMitsubishi mostra mais um detalhe do novo Pajero
-
Notícias6 dias agoChineses adoraram o Ferrari Luce
-
Motos1 semana agoEstá na hora de votar no Harley-Davidson Creators Custom Clash
