Notícias
Mazda lança o novo CX-60
A Mazda acaba de revelar o seu novo topo de gama, o CX-60, que é ao mesmo tempo a sua primeira proposta híbrida Plug-In para o mercado europeu.
Equipado com um motor a gasolina de última geração Skyactiv-G 2.5 com injeção direta que está associado a um motor elétrico de 100 kW, esta solução dá ao CX-60 uma potência máxima combinada de 327 cv e um binário de 500 Nm. Está associado a uma caixa automática de 8 velocidades e dá a esta Mazda uma aceleração dos 0 aos 1000 km/h em 5,8 segundos.
Este SUV do construtor nipónico marca um novo passo na linha estética da marca, o Kodo Design, e surge com umas formas mais fluídas e com menos arestas. Também o interior aposta mais na simplicidade de linhas e inclui mais materiais sustentáveis e até algumas técnicas de produção artesanais.
O Mazda CX-60 já está disponível no nosso mercado e os seus preços começam nos 53.750 € para a versão de entrada Prime Line.
Notícias
Audi recriou o Auto Union Lucca de 1935
A Audi Tradition revelou em Itália a sua mais recente criação, ou recriação, o Auto Union Lucca de 1935, um modelo altamente aerodinâmico que bateu o recorde de velocidade nesse ano ao atingir os 326.975 km/h.
O Auto Union Lucca foi uma das armas que a a marca alemã desenvolveu na época de ouro do seu duelo com os flechas de prata da Mercedes-Benz nos anos 30 do século passado, no período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial. Incrivelmente aerodinâmico e já testado em túnel de vento na altura, o Lucca tinha um coeficiente aerodinâmico de 0,43 o que para a época era um feito assinalável. Equipado com um motor de 16 cilindros em V turbocomprimido com 6.0 litros de cilindrada e alimentado por uma mistura de 50% de metanol, 40% de gasolina e 10% de tolueno, este Auto Union tinha uma potência de 500 cv. O seu peso ficava-se por apenas 980 kg.
Agora a Auto Tradition, divisão que trata dos clássicos da Audi, voltou a construir este Auto Union em parceria com os especialistas ingleses da Crosthwaite & Gardiner que praticamente construíram este Lucca totalmente à mão apenas baseados em desenhos técnicos e fotografias da época. Agora ao fim de três anos de construção ele foi apresentado em Itália e irá fazer uma volta na próxima edição do Goodwood Festival of Speed que terá lugar entre 9 e 12 de julho, onde então se poderá ver e, acima de tudo, ouvir esta incrível máquina de outrora so século passado.











Notícias
Europa vai apertar com emissões dos travões
A futura norma Euro 7 vai contemplar pela primeira vez a emissão de partículas dos travões e isso pode significar uma mudança tecnológica na indústria automóvel.
Até agora as normas que regulamentam as emissões poluentes dos veículos têm sido focadas nos gases de escape, mas a partir do final de 2026, altura em que a nova norma europeia Euro7 entra em vigor para a homologação de novos modelos, as partículas emitidas pelos sistemas de travagem também vão ser contempladas.
As novas regras irão definir que os modelos elétricos não poderão emitir mais de 3mg/km e os modelos a combustão até 3.500 quilos não podem ultrapassar as 7mg/km. Considerando os materiais utilizados hoje em dia nos travões, nomeadamente o ferro fundido dos discos essas metas serão muito difíceis de cumprir o que vai muito possivelmente levar a uma alteração tecnológica nos travões.
Várias marcas já estão a trabalhar nesse sentido e uma das soluções parece ser a utilização de aço inoxidável nos discos de travão. Será mais caro, mas a longevidade deste tipo de discos é também substancialmente maior.
-
Notícias2 semanas agoFreelander está de regresso
-
Notícias1 semana agoToyota bate o seu recorde de vendas mundial
-
Notícias1 semana agoO Nissan Terrano vai voltar
-
Notícias1 semana agoSkoda mostra os esboços do interior do Epiq
-
Motos2 semanas agoMiguel Oliveira lesiona-se na Hungria
-
Motos5 dias agoMiguel Oliveira de fora na próxima ronda do WSBK
-
Comerciais1 semana agoScania regressa às cabinas estendidas com a Longline
-
Comerciais1 semana agoDAF lança simulador de percursos para camiões elétricos




