Notícias
BMW revelou um teaser do protótipo para Le Mans
A BMW irá regressar a Le Mans em 2023 e para isso já está a trabalhar, tendo agora revelado um teaser na forma de uma fotografia do protótipo que defenderá as cores da marca alemã na mítica prova de resistência.
Depois de ter vencido a prova gaulesa em 1999 e também as 12 Horas de Sebring desse ano com o V12 LMR, a BMW afastou-se da resistência, mas planeia agora um regresso em que irá competir na nova categoria de protótipos denominada Le Mans Daytona Hybrid (LMDh).
Para tal contará com a parceria da Team RLL, com quem a BMW Motorsport já colabora desde 2009. Este protótipo é desenvolvido com base num chassis Dallara e deverá ser montado na fábrica italiana deste conhecido preparador, estimando-se que fique pronto para fazer os primeiros testes de pista já no próximo ano.
Notícias
Audi recriou o Auto Union Lucca de 1935
A Audi Tradition revelou em Itália a sua mais recente criação, ou recriação, o Auto Union Lucca de 1935, um modelo altamente aerodinâmico que bateu o recorde de velocidade nesse ano ao atingir os 326.975 km/h.
O Auto Union Lucca foi uma das armas que a a marca alemã desenvolveu na época de ouro do seu duelo com os flechas de prata da Mercedes-Benz nos anos 30 do século passado, no período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial. Incrivelmente aerodinâmico e já testado em túnel de vento na altura, o Lucca tinha um coeficiente aerodinâmico de 0,43 o que para a época era um feito assinalável. Equipado com um motor de 16 cilindros em V turbocomprimido com 6.0 litros de cilindrada e alimentado por uma mistura de 50% de metanol, 40% de gasolina e 10% de tolueno, este Auto Union tinha uma potência de 500 cv. O seu peso ficava-se por apenas 980 kg.
Agora a Auto Tradition, divisão que trata dos clássicos da Audi, voltou a construir este Auto Union em parceria com os especialistas ingleses da Crosthwaite & Gardiner que praticamente construíram este Lucca totalmente à mão apenas baseados em desenhos técnicos e fotografias da época. Agora ao fim de três anos de construção ele foi apresentado em Itália e irá fazer uma volta na próxima edição do Goodwood Festival of Speed que terá lugar entre 9 e 12 de julho, onde então se poderá ver e, acima de tudo, ouvir esta incrível máquina de outrora so século passado.











Notícias
Europa vai apertar com emissões dos travões
A futura norma Euro 7 vai contemplar pela primeira vez a emissão de partículas dos travões e isso pode significar uma mudança tecnológica na indústria automóvel.
Até agora as normas que regulamentam as emissões poluentes dos veículos têm sido focadas nos gases de escape, mas a partir do final de 2026, altura em que a nova norma europeia Euro7 entra em vigor para a homologação de novos modelos, as partículas emitidas pelos sistemas de travagem também vão ser contempladas.
As novas regras irão definir que os modelos elétricos não poderão emitir mais de 3mg/km e os modelos a combustão até 3.500 quilos não podem ultrapassar as 7mg/km. Considerando os materiais utilizados hoje em dia nos travões, nomeadamente o ferro fundido dos discos essas metas serão muito difíceis de cumprir o que vai muito possivelmente levar a uma alteração tecnológica nos travões.
Várias marcas já estão a trabalhar nesse sentido e uma das soluções parece ser a utilização de aço inoxidável nos discos de travão. Será mais caro, mas a longevidade deste tipo de discos é também substancialmente maior.
-
Notícias2 semanas agoFreelander está de regresso
-
Notícias2 semanas agoToyota bate o seu recorde de vendas mundial
-
Notícias1 semana agoO Nissan Terrano vai voltar
-
Notícias1 semana agoSkoda mostra os esboços do interior do Epiq
-
Motos6 dias agoMiguel Oliveira de fora na próxima ronda do WSBK
-
Motos2 semanas agoMiguel Oliveira lesiona-se na Hungria
-
Comerciais1 semana agoDAF lança simulador de percursos para camiões elétricos
-
Comerciais2 semanas agoScania regressa às cabinas estendidas com a Longline

